Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Revista |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967 |
Resumo: | A pandemia evidenciou a importância da Estatística e da Probabilidade como um conhecimento vital para compreensão do mundo, em especial, em momentos de crise. Aliado a isto, notou-se o aumento do interesse de professores/pesquisadores por publicações científicas sobre a Educação Estatística com foco no processo de ensino e aprendizagem. Neste dossiê, o primeiro de dois deles, apresentamos pesquisas e ações que buscam refletir sobre como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Mais especificamente, neste dossiê, para as 19 produções selecionadas, tentamos valorizar a diversidade e refletir a pluralidade de abordagens epistemológicas e metodológicas dos estudos em Educação Estatística, no Brasil e internacionalmente. Assim, apresentamos 13 publicações de artigos, frutos de pesquisas que buscaram examinar os processos cognitivos, motivacionais, atitudinais, curriculares, filosóficos, políticos e tecnológicos que estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação da aprendizagem em estatística, bem como, fatores que interferem no desenvolvimento e compreensão do raciocínio e do pensamento estatístico e probabilístico. Além disso, também apresentamos 6 relatos de experiências desenvolvidas em todos os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, incluindo também a formação de professores. |
id |
UFU-8_9f375cbffabad0c73ef3d755302982c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/71967 |
network_acronym_str |
UFU-8 |
network_name_str |
Ensino em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneasEducação EstatísticaPesquisasPerspectivas contemporâneasA pandemia evidenciou a importância da Estatística e da Probabilidade como um conhecimento vital para compreensão do mundo, em especial, em momentos de crise. Aliado a isto, notou-se o aumento do interesse de professores/pesquisadores por publicações científicas sobre a Educação Estatística com foco no processo de ensino e aprendizagem. Neste dossiê, o primeiro de dois deles, apresentamos pesquisas e ações que buscam refletir sobre como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Mais especificamente, neste dossiê, para as 19 produções selecionadas, tentamos valorizar a diversidade e refletir a pluralidade de abordagens epistemológicas e metodológicas dos estudos em Educação Estatística, no Brasil e internacionalmente. Assim, apresentamos 13 publicações de artigos, frutos de pesquisas que buscaram examinar os processos cognitivos, motivacionais, atitudinais, curriculares, filosóficos, políticos e tecnológicos que estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação da aprendizagem em estatística, bem como, fatores que interferem no desenvolvimento e compreensão do raciocínio e do pensamento estatístico e probabilístico. Além disso, também apresentamos 6 relatos de experiências desenvolvidas em todos os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, incluindo também a formação de professores.Universidade Federal de Uberlândia2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7196710.14393/ER-v30a2023-48Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Continuous Publishing; e048Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Publicación continua; e048Ensino em Re-Vista; v. 30 (2023): Publicação Contínua; e0481983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967/37529Copyright (c) 2023 Keli Cristina Contihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexandre Sousa daSalcedo, AudyConti, Keli CristinaAlveal, Francisco Rodríguez2024-03-04T14:19:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/71967Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2024-03-04T14:19:40Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas |
title |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas |
spellingShingle |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas Silva, Alexandre Sousa da Educação Estatística Pesquisas Perspectivas contemporâneas |
title_short |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas |
title_full |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas |
title_fullStr |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas |
title_sort |
Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas |
author |
Silva, Alexandre Sousa da |
author_facet |
Silva, Alexandre Sousa da Salcedo, Audy Conti, Keli Cristina Alveal, Francisco Rodríguez |
author_role |
author |
author2 |
Salcedo, Audy Conti, Keli Cristina Alveal, Francisco Rodríguez |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Sousa da Salcedo, Audy Conti, Keli Cristina Alveal, Francisco Rodríguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística Pesquisas Perspectivas contemporâneas |
topic |
Educação Estatística Pesquisas Perspectivas contemporâneas |
description |
A pandemia evidenciou a importância da Estatística e da Probabilidade como um conhecimento vital para compreensão do mundo, em especial, em momentos de crise. Aliado a isto, notou-se o aumento do interesse de professores/pesquisadores por publicações científicas sobre a Educação Estatística com foco no processo de ensino e aprendizagem. Neste dossiê, o primeiro de dois deles, apresentamos pesquisas e ações que buscam refletir sobre como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Mais especificamente, neste dossiê, para as 19 produções selecionadas, tentamos valorizar a diversidade e refletir a pluralidade de abordagens epistemológicas e metodológicas dos estudos em Educação Estatística, no Brasil e internacionalmente. Assim, apresentamos 13 publicações de artigos, frutos de pesquisas que buscaram examinar os processos cognitivos, motivacionais, atitudinais, curriculares, filosóficos, políticos e tecnológicos que estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação da aprendizagem em estatística, bem como, fatores que interferem no desenvolvimento e compreensão do raciocínio e do pensamento estatístico e probabilístico. Além disso, também apresentamos 6 relatos de experiências desenvolvidas em todos os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, incluindo também a formação de professores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967 10.14393/ER-v30a2023-48 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967 |
identifier_str_mv |
10.14393/ER-v30a2023-48 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967/37529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Keli Cristina Conti http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Keli Cristina Conti http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Continuous Publishing; e048 Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Publicación continua; e048 Ensino em Re-Vista; v. 30 (2023): Publicação Contínua; e048 1983-1730 0104-3757 reponame:Ensino em Revista instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Ensino em Revista |
collection |
Ensino em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ensinoemrevista@gmail.com |
_version_ |
1799944218763853824 |