Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Sousa da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Salcedo, Audy, Conti, Keli Cristina, Alveal, Francisco Rodríguez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967
Resumo: A pandemia evidenciou a importância da Estatística e da Probabilidade como um conhecimento vital para compreensão do mundo, em especial, em momentos de crise. Aliado a isto, notou-se o aumento do interesse de professores/pesquisadores por publicações científicas sobre a Educação Estatística com foco no processo de ensino e aprendizagem. Neste dossiê, o primeiro de dois deles, apresentamos pesquisas e ações que buscam refletir sobre como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Mais especificamente, neste dossiê, para as 19 produções selecionadas, tentamos valorizar a diversidade e refletir a pluralidade de abordagens epistemológicas e metodológicas dos estudos em Educação Estatística, no Brasil e internacionalmente. Assim, apresentamos 13 publicações de artigos, frutos de pesquisas que buscaram examinar os processos cognitivos, motivacionais, atitudinais, curriculares, filosóficos, políticos e tecnológicos que estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação da aprendizagem em estatística, bem como, fatores que interferem no desenvolvimento e compreensão do raciocínio e do pensamento estatístico e probabilístico. Além disso, também apresentamos 6 relatos de experiências desenvolvidas em todos os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, incluindo também a formação de professores.
id UFU-8_9f375cbffabad0c73ef3d755302982c3
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/71967
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneasEducação EstatísticaPesquisasPerspectivas contemporâneasA pandemia evidenciou a importância da Estatística e da Probabilidade como um conhecimento vital para compreensão do mundo, em especial, em momentos de crise. Aliado a isto, notou-se o aumento do interesse de professores/pesquisadores por publicações científicas sobre a Educação Estatística com foco no processo de ensino e aprendizagem. Neste dossiê, o primeiro de dois deles, apresentamos pesquisas e ações que buscam refletir sobre como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Mais especificamente, neste dossiê, para as 19 produções selecionadas, tentamos valorizar a diversidade e refletir a pluralidade de abordagens epistemológicas e metodológicas dos estudos em Educação Estatística, no Brasil e internacionalmente. Assim, apresentamos 13 publicações de artigos, frutos de pesquisas que buscaram examinar os processos cognitivos, motivacionais, atitudinais, curriculares, filosóficos, políticos e tecnológicos que estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação da aprendizagem em estatística, bem como, fatores que interferem no desenvolvimento e compreensão do raciocínio e do pensamento estatístico e probabilístico. Além disso, também apresentamos 6 relatos de experiências desenvolvidas em todos os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, incluindo também a formação de professores.Universidade Federal de Uberlândia2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7196710.14393/ER-v30a2023-48Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Continuous Publishing; e048Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Publicación continua; e048Ensino em Re-Vista; v. 30 (2023): Publicação Contínua; e0481983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967/37529Copyright (c) 2023 Keli Cristina Contihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alexandre Sousa daSalcedo, AudyConti, Keli CristinaAlveal, Francisco Rodríguez2024-03-04T14:19:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/71967Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2024-03-04T14:19:40Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
title Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
spellingShingle Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
Silva, Alexandre Sousa da
Educação Estatística
Pesquisas
Perspectivas contemporâneas
title_short Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
title_full Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
title_fullStr Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
title_full_unstemmed Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
title_sort Apresentação: DOSSIÊ 1 - Educação Estatística: pesquisas e perspectivas contemporâneas
author Silva, Alexandre Sousa da
author_facet Silva, Alexandre Sousa da
Salcedo, Audy
Conti, Keli Cristina
Alveal, Francisco Rodríguez
author_role author
author2 Salcedo, Audy
Conti, Keli Cristina
Alveal, Francisco Rodríguez
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre Sousa da
Salcedo, Audy
Conti, Keli Cristina
Alveal, Francisco Rodríguez
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística
Pesquisas
Perspectivas contemporâneas
topic Educação Estatística
Pesquisas
Perspectivas contemporâneas
description A pandemia evidenciou a importância da Estatística e da Probabilidade como um conhecimento vital para compreensão do mundo, em especial, em momentos de crise. Aliado a isto, notou-se o aumento do interesse de professores/pesquisadores por publicações científicas sobre a Educação Estatística com foco no processo de ensino e aprendizagem. Neste dossiê, o primeiro de dois deles, apresentamos pesquisas e ações que buscam refletir sobre como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Mais especificamente, neste dossiê, para as 19 produções selecionadas, tentamos valorizar a diversidade e refletir a pluralidade de abordagens epistemológicas e metodológicas dos estudos em Educação Estatística, no Brasil e internacionalmente. Assim, apresentamos 13 publicações de artigos, frutos de pesquisas que buscaram examinar os processos cognitivos, motivacionais, atitudinais, curriculares, filosóficos, políticos e tecnológicos que estão relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, a avaliação da aprendizagem em estatística, bem como, fatores que interferem no desenvolvimento e compreensão do raciocínio e do pensamento estatístico e probabilístico. Além disso, também apresentamos 6 relatos de experiências desenvolvidas em todos os níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, incluindo também a formação de professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967
10.14393/ER-v30a2023-48
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967
identifier_str_mv 10.14393/ER-v30a2023-48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/71967/37529
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Keli Cristina Conti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Keli Cristina Conti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Continuous Publishing; e048
Ensino em Re-Vista; Vol. 30 (2023): Publicación continua; e048
Ensino em Re-Vista; v. 30 (2023): Publicação Contínua; e048
1983-1730
0104-3757
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944218763853824