A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baines, Stephen Grant
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23257
Resumo: Este trabalho compara, através de estatísticas, a educação escolar indígena em três Estados nacionais, o Brasil, a Austrália e o Canadá que, apesar de ter histórias e culturas muito diferentes, podem ser classificados como “novas nações” de colonização européia (Cardoso de Oliveira, 1988: 150). Argumenta-se que as noções teóricas geridas nos respectivos estilos de antropologia desenvolvidos em contextos nacionais diversos contribuem para a compreensão do meio em que se implantam programas de educação escolar indígena.
id UNB_955e19e2fd695bbc0cb07074643dc722
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23257
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativaIndigenous education in Brazil, Australia and Canada through statistics : a comparative perspectiveEducação indígena - Brasil - Austrália - CanadáPerspectivas antropológicasEstatísticaEste trabalho compara, através de estatísticas, a educação escolar indígena em três Estados nacionais, o Brasil, a Austrália e o Canadá que, apesar de ter histórias e culturas muito diferentes, podem ser classificados como “novas nações” de colonização européia (Cardoso de Oliveira, 1988: 150). Argumenta-se que as noções teóricas geridas nos respectivos estilos de antropologia desenvolvidos em contextos nacionais diversos contribuem para a compreensão do meio em que se implantam programas de educação escolar indígena.This article compares, through statistics, indigenous formal education in three national States, Brazil, Australia and Canada, which, despite having very different histories and cultures, can be classified as “new nations” of European colonization (Cardoso de Oliveira, 1988:150). It is argued that the theoretical notions which emerged in the respective styles of anthropology developed in different national contexts have contributed to an understanding of the milieu in which formal indigenous education programmes have been implanted.Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília2017-04-13T14:33:22Z2017-04-13T14:33:22Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBAINES, Stephen Grant. A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas: uma perspectiva comparativa. Série Antropologia, Brasília, v. 411, p.1-24, 2007. Disponível em: <http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie411empdf.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23257Série Antropologia é editada pelo Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, desde 1972. Visa a divulgação de textos de trabalho, artigos, ensaios e notas de pesquisas no campo da Antropologia Social. Divulgados na qualidade de textos de trabalho, a série incentiva e autoriza a sua republicação.info:eu-repo/semantics/openAccessBaines, Stephen Grantporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:55:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/23257Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:55:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
Indigenous education in Brazil, Australia and Canada through statistics : a comparative perspective
title A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
spellingShingle A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
Baines, Stephen Grant
Educação indígena - Brasil - Austrália - Canadá
Perspectivas antropológicas
Estatística
title_short A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
title_full A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
title_fullStr A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
title_full_unstemmed A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
title_sort A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas : uma perspectiva comparativa
author Baines, Stephen Grant
author_facet Baines, Stephen Grant
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baines, Stephen Grant
dc.subject.por.fl_str_mv Educação indígena - Brasil - Austrália - Canadá
Perspectivas antropológicas
Estatística
topic Educação indígena - Brasil - Austrália - Canadá
Perspectivas antropológicas
Estatística
description Este trabalho compara, através de estatísticas, a educação escolar indígena em três Estados nacionais, o Brasil, a Austrália e o Canadá que, apesar de ter histórias e culturas muito diferentes, podem ser classificados como “novas nações” de colonização européia (Cardoso de Oliveira, 1988: 150). Argumenta-se que as noções teóricas geridas nos respectivos estilos de antropologia desenvolvidos em contextos nacionais diversos contribuem para a compreensão do meio em que se implantam programas de educação escolar indígena.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2017-04-13T14:33:22Z
2017-04-13T14:33:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAINES, Stephen Grant. A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas: uma perspectiva comparativa. Série Antropologia, Brasília, v. 411, p.1-24, 2007. Disponível em: <http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie411empdf.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23257
identifier_str_mv BAINES, Stephen Grant. A educação indígena no Brasil, na Austrália e no Canadá a partir das estatísticas: uma perspectiva comparativa. Série Antropologia, Brasília, v. 411, p.1-24, 2007. Disponível em: <http://www.dan.unb.br/images/doc/Serie411empdf.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580782291353600