Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Revista |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8186 |
Resumo: | O objetivo do presente texto é apresentar um panorama das ações voltadas à formação docente delineado a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo Governo Federal em abril de 2007, no qual essa formação ocupa papel de destaque. O diálogo entre educação e direitos humanos é tomado como pressuposto para a análise das políticas de formação docente por entender que essas devem estar sempre articuladas ao direito à educação escolar de todos os brasileiros. Tal direito constitui-se hoje não apenas da universalização do ensino básico, considerada a primeira geração ou um primeiro momento na evolução dos diretos à educação, mas envolve também a estruturação de um padrão de qualidade no ensino que é comum a todos (segunda geração), e a revisão da cultura escolar no sentido do atendimento à diversidade e reconhecimento do direito às diferenças (terceira geração). A compreensão desse sentido progressivo na geração dos direitos pode ser um fi o condutor para a análise das políticas educacionais e daquelas que visam à formação dos docentes. O PDE traz no seu bojo ações que visam à formação de docentes para o país cumprir sua intenção de universalização da educação escolar básica. O desafi o está em não perder de vista na formação desses profi ssionais a segunda e a terceira geração dos direitos. |
id |
UFU-8_aadc8c5a29f77d1f60e3dc7a9bdef0f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8186 |
network_acronym_str |
UFU-8 |
network_name_str |
Ensino em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educaçãoO objetivo do presente texto é apresentar um panorama das ações voltadas à formação docente delineado a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo Governo Federal em abril de 2007, no qual essa formação ocupa papel de destaque. O diálogo entre educação e direitos humanos é tomado como pressuposto para a análise das políticas de formação docente por entender que essas devem estar sempre articuladas ao direito à educação escolar de todos os brasileiros. Tal direito constitui-se hoje não apenas da universalização do ensino básico, considerada a primeira geração ou um primeiro momento na evolução dos diretos à educação, mas envolve também a estruturação de um padrão de qualidade no ensino que é comum a todos (segunda geração), e a revisão da cultura escolar no sentido do atendimento à diversidade e reconhecimento do direito às diferenças (terceira geração). A compreensão desse sentido progressivo na geração dos direitos pode ser um fi o condutor para a análise das políticas educacionais e daquelas que visam à formação dos docentes. O PDE traz no seu bojo ações que visam à formação de docentes para o país cumprir sua intenção de universalização da educação escolar básica. O desafi o está em não perder de vista na formação desses profi ssionais a segunda e a terceira geração dos direitos.Universidade Federal de Uberlândia2010-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/818610.14393/ER-v17n1a2010-4Ensino em Re-Vista; 2010: v.17, n. 1, (jan./jun. 2010)Ensino em Re-Vista; 2010: v.17, n. 1, (jan./jun. 2010)Ensino em Re-Vista; 2010: v.17, n. 1, (jan./jun. 2010)1983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8186/5198Copyright (c) 2022 Leda Scheibehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScheibe, Leda2023-01-06T17:21:19Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8186Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2023-01-06T17:21:19Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação |
title |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação |
spellingShingle |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação Scheibe, Leda |
title_short |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação |
title_full |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação |
title_fullStr |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação |
title_sort |
Políticas públicas de formação docente: o desafio do direito à educação |
author |
Scheibe, Leda |
author_facet |
Scheibe, Leda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheibe, Leda |
description |
O objetivo do presente texto é apresentar um panorama das ações voltadas à formação docente delineado a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo Governo Federal em abril de 2007, no qual essa formação ocupa papel de destaque. O diálogo entre educação e direitos humanos é tomado como pressuposto para a análise das políticas de formação docente por entender que essas devem estar sempre articuladas ao direito à educação escolar de todos os brasileiros. Tal direito constitui-se hoje não apenas da universalização do ensino básico, considerada a primeira geração ou um primeiro momento na evolução dos diretos à educação, mas envolve também a estruturação de um padrão de qualidade no ensino que é comum a todos (segunda geração), e a revisão da cultura escolar no sentido do atendimento à diversidade e reconhecimento do direito às diferenças (terceira geração). A compreensão desse sentido progressivo na geração dos direitos pode ser um fi o condutor para a análise das políticas educacionais e daquelas que visam à formação dos docentes. O PDE traz no seu bojo ações que visam à formação de docentes para o país cumprir sua intenção de universalização da educação escolar básica. O desafi o está em não perder de vista na formação desses profi ssionais a segunda e a terceira geração dos direitos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8186 10.14393/ER-v17n1a2010-4 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8186 |
identifier_str_mv |
10.14393/ER-v17n1a2010-4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/8186/5198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Leda Scheibe http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Leda Scheibe http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista; 2010: v.17, n. 1, (jan./jun. 2010) Ensino em Re-Vista; 2010: v.17, n. 1, (jan./jun. 2010) Ensino em Re-Vista; 2010: v.17, n. 1, (jan./jun. 2010) 1983-1730 0104-3757 reponame:Ensino em Revista instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Ensino em Revista |
collection |
Ensino em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ensinoemrevista@gmail.com |
_version_ |
1799944219717009408 |