Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheibe,Leda
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Aguiar,Márcia Ângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300012
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.
id CEDES-1_4faa574193b2c476d597778b218b794c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73301999000300012
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questãoReforma educacionalformação de profissionais da educaçãoreforma do curso de pedagogiaInstitutos Superiores de Educaçãodiretrizes curricularesO objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300012Educação & Sociedade v.20 n.68 1999reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73301999000300012info:eu-repo/semantics/openAccessScheibe,LedaAguiar,Márcia Ângelapor2000-10-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73301999000300012Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2000-10-02T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
title Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
spellingShingle Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
Scheibe,Leda
Reforma educacional
formação de profissionais da educação
reforma do curso de pedagogia
Institutos Superiores de Educação
diretrizes curriculares
title_short Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
title_full Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
title_fullStr Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
title_full_unstemmed Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
title_sort Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão
author Scheibe,Leda
author_facet Scheibe,Leda
Aguiar,Márcia Ângela
author_role author
author2 Aguiar,Márcia Ângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheibe,Leda
Aguiar,Márcia Ângela
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma educacional
formação de profissionais da educação
reforma do curso de pedagogia
Institutos Superiores de Educação
diretrizes curriculares
topic Reforma educacional
formação de profissionais da educação
reforma do curso de pedagogia
Institutos Superiores de Educação
diretrizes curriculares
description O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73301999000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.20 n.68 1999
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552452579328