Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino em Revista |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501 |
Resumo: | Resultado parcial de pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam em oficinas pedagógicas de Arte em escolas de ampliação de jornada escolar, na perspectiva da educação integral, na cidade de Londrina. Esta pesquisa investiga os impactos na ação docente do professor de oficina com relação a quando era professor regente do ensino formal, buscando saber como é trabalhar em uma oficina pedagógica de Arte, quais seus pontos positivos e negativos, no que contribui para o crescimento profissional do professor e como ele se organiza para isso. Nesse contexto, no final de 2013, foi aplicado um questionário a 17 professores. Destes, 87,15% responderam que houve mudanças significativas em sua ação pedagógica, sendo essencial a formação continuada dos professores dentro do contexto de seu trabalho, através de uma reflexão- ação-reflexão de sua prática pedagógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação integral. Ação docente. Ssaberes. Oficina de arte. |
id |
UFU-8_ac3a35f5f272dd97cd37806253209a01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36501 |
network_acronym_str |
UFU-8 |
network_name_str |
Ensino em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of LondrinaResultado parcial de pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam em oficinas pedagógicas de Arte em escolas de ampliação de jornada escolar, na perspectiva da educação integral, na cidade de Londrina. Esta pesquisa investiga os impactos na ação docente do professor de oficina com relação a quando era professor regente do ensino formal, buscando saber como é trabalhar em uma oficina pedagógica de Arte, quais seus pontos positivos e negativos, no que contribui para o crescimento profissional do professor e como ele se organiza para isso. Nesse contexto, no final de 2013, foi aplicado um questionário a 17 professores. Destes, 87,15% responderam que houve mudanças significativas em sua ação pedagógica, sendo essencial a formação continuada dos professores dentro do contexto de seu trabalho, através de uma reflexão- ação-reflexão de sua prática pedagógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação integral. Ação docente. Ssaberes. Oficina de arte. Universidade Federal de Uberlândia2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3650110.14393/ER-v23n2a2016-11Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-5751983-17300104-375710.14393/ER-v23n2a2016-0reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501/19254Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral Cava, Laura Célia Sant'AnaBattini, Okçana2017-03-03T22:54:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36501Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2017-03-03T22:54:18Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina |
title |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina |
spellingShingle |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana |
title_short |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina |
title_full |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina |
title_fullStr |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina |
title_full_unstemmed |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina |
title_sort |
Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina |
author |
Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana |
author_facet |
Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana Battini, Okçana |
author_role |
author |
author2 |
Battini, Okçana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana Battini, Okçana |
description |
Resultado parcial de pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam em oficinas pedagógicas de Arte em escolas de ampliação de jornada escolar, na perspectiva da educação integral, na cidade de Londrina. Esta pesquisa investiga os impactos na ação docente do professor de oficina com relação a quando era professor regente do ensino formal, buscando saber como é trabalhar em uma oficina pedagógica de Arte, quais seus pontos positivos e negativos, no que contribui para o crescimento profissional do professor e como ele se organiza para isso. Nesse contexto, no final de 2013, foi aplicado um questionário a 17 professores. Destes, 87,15% responderam que houve mudanças significativas em sua ação pedagógica, sendo essencial a formação continuada dos professores dentro do contexto de seu trabalho, através de uma reflexão- ação-reflexão de sua prática pedagógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação integral. Ação docente. Ssaberes. Oficina de arte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501 10.14393/ER-v23n2a2016-11 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501 |
identifier_str_mv |
10.14393/ER-v23n2a2016-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501/19254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575 Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575 Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575 1983-1730 0104-3757 10.14393/ER-v23n2a2016-0 reponame:Ensino em Revista instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Ensino em Revista |
collection |
Ensino em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ensinoemrevista@gmail.com |
_version_ |
1799944221337059328 |