Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Battini, Okçana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501
Resumo: Resultado parcial de pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam em oficinas pedagógicas de Arte em escolas de ampliação de jornada escolar, na perspectiva da educação integral, na cidade de Londrina. Esta pesquisa investiga os impactos na ação docente do professor de oficina com relação a quando era professor regente do ensino formal, buscando saber como é trabalhar em uma oficina pedagógica de Arte, quais seus pontos positivos e negativos, no que contribui para o crescimento profissional do professor e como ele se organiza para isso. Nesse contexto, no final de 2013, foi aplicado um questionário a 17 professores. Destes, 87,15% responderam que houve mudanças significativas em sua ação pedagógica, sendo essencial a formação continuada dos professores dentro do contexto de seu trabalho, através de uma reflexão- ação-reflexão de sua prática pedagógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação integral. Ação docente. Ssaberes. Oficina de arte.
id UFU-8_ac3a35f5f272dd97cd37806253209a01
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36501
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of LondrinaResultado parcial de pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam em oficinas pedagógicas de Arte em escolas de ampliação de jornada escolar, na perspectiva da educação integral, na cidade de Londrina. Esta pesquisa investiga os impactos na ação docente do professor de oficina com relação a quando era professor regente do ensino formal, buscando saber como é trabalhar em uma oficina pedagógica de Arte, quais seus pontos positivos e negativos, no que contribui para o crescimento profissional do professor e como ele se organiza para isso. Nesse contexto, no final de 2013, foi aplicado um questionário a 17 professores. Destes, 87,15% responderam que houve mudanças significativas em sua ação pedagógica, sendo essencial a formação continuada dos professores dentro do contexto de seu trabalho, através de uma reflexão- ação-reflexão de sua prática pedagógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação integral. Ação docente. Ssaberes. Oficina de arte. Universidade Federal de Uberlândia2016-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3650110.14393/ER-v23n2a2016-11Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-5751983-17300104-375710.14393/ER-v23n2a2016-0reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501/19254Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral Cava, Laura Célia Sant'AnaBattini, Okçana2017-03-03T22:54:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36501Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2017-03-03T22:54:18Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
title Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
spellingShingle Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana
title_short Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
title_full Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
title_fullStr Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
title_full_unstemmed Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
title_sort Ação docente em oficinas de arte de jornada ampliada na cidade de Londrina / The teaching action in art workshops in municipal schools with extended hours in the city of Londrina
author Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana
author_facet Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana
Battini, Okçana
author_role author
author2 Battini, Okçana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral Cava, Laura Célia Sant'Ana
Battini, Okçana
description Resultado parcial de pesquisa realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam em oficinas pedagógicas de Arte em escolas de ampliação de jornada escolar, na perspectiva da educação integral, na cidade de Londrina. Esta pesquisa investiga os impactos na ação docente do professor de oficina com relação a quando era professor regente do ensino formal, buscando saber como é trabalhar em uma oficina pedagógica de Arte, quais seus pontos positivos e negativos, no que contribui para o crescimento profissional do professor e como ele se organiza para isso. Nesse contexto, no final de 2013, foi aplicado um questionário a 17 professores. Destes, 87,15% responderam que houve mudanças significativas em sua ação pedagógica, sendo essencial a formação continuada dos professores dentro do contexto de seu trabalho, através de uma reflexão- ação-reflexão de sua prática pedagógica. PALAVRAS-CHAVE: Educação integral. Ação docente. Ssaberes. Oficina de arte.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501
10.14393/ER-v23n2a2016-11
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501
identifier_str_mv 10.14393/ER-v23n2a2016-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/36501/19254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575
Ensino em Re-Vista; 2016: V.23, N. 2 (Jul./Dez. 2016); 548-575
1983-1730
0104-3757
10.14393/ER-v23n2a2016-0
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944221337059328