Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sasseron, Lúcia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino em Revista
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/34452
Resumo: From the proposition that “teaching science is to teach to communicate in science”, we propose basis for planning Inquiry-Based Sequence Teaching in Physics according to theoretical referen- ces about inquiry and science learning. We show that our research group performed on Investigative Activities Physics Teaching in elementary school le- vels and medium and reported that some conclu- sions obtained from these investigations.
id UFU-8_ef2707cde2d8b86b58cfe43983dc8e15
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34452
network_acronym_str UFU-8
network_name_str Ensino em Revista
repository_id_str
spelling Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequenceSequência de Ensino InvestigativoEnsino de FísicaAtividades investigativas em Ensino de FísicaInquiry-based sequence teachingPhy- sics teachingInquiry Actives on Physics TeachingFrom the proposition that “teaching science is to teach to communicate in science”, we propose basis for planning Inquiry-Based Sequence Teaching in Physics according to theoretical referen- ces about inquiry and science learning. We show that our research group performed on Investigative Activities Physics Teaching in elementary school le- vels and medium and reported that some conclu- sions obtained from these investigations.Com a proposição de que "ensinar Ciências é ensinar a falar Ciências", procuramos mostrar os referenciais teóricos que dão as bases para o planejamento de Sequências de Ensino Investigativas na área de Física. Mostramos as pesquisas que o nosso grupo realizou sobre as Atividades Investigativas de Ensino de Física nos níveis ensino fundamental I e médio e relatamos algumas conclusões que obtivemos por meio dessas investigações.Universidade Federal de Uberlândia2016-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/3445210.14393/ER-v22n2a2015-1Ensino em Re-Vista; 2015: V.22, N. 2 (jul./dez.2015); 249-256Ensino em Re-Vista; 2015: V.22, N. 2 (jul./dez.2015); 249-256Ensino em Re-Vista; 2015: V.22, N. 2 (jul./dez.2015); 249-2561983-17300104-3757reponame:Ensino em Revistainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/34452/18275Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vistahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Anna Maria Pessoa deSasseron, Lúcia Helena2022-12-19T17:32:23Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/34452Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/emrevistaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/emrevista/oai||ensinoemrevista@gmail.com1983-17300104-3757opendoar:2022-12-19T17:32:23Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
title Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
spellingShingle Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Sequência de Ensino Investigativo
Ensino de Física
Atividades investigativas em Ensino de Física
Inquiry-based sequence teaching
Phy- sics teaching
Inquiry Actives on Physics Teaching
title_short Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
title_full Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
title_fullStr Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
title_full_unstemmed Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
title_sort Ensino de Física por investigação: referencial teórico e as pesquisas sobre as sequências de ensino sobre calor e temperatura/Physics teaching by inquiry: theoretical references and the researches on inquiry-based teaching sequence
author Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author_facet Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Sasseron, Lúcia Helena
author_role author
author2 Sasseron, Lúcia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Sasseron, Lúcia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência de Ensino Investigativo
Ensino de Física
Atividades investigativas em Ensino de Física
Inquiry-based sequence teaching
Phy- sics teaching
Inquiry Actives on Physics Teaching
topic Sequência de Ensino Investigativo
Ensino de Física
Atividades investigativas em Ensino de Física
Inquiry-based sequence teaching
Phy- sics teaching
Inquiry Actives on Physics Teaching
description From the proposition that “teaching science is to teach to communicate in science”, we propose basis for planning Inquiry-Based Sequence Teaching in Physics according to theoretical referen- ces about inquiry and science learning. We show that our research group performed on Investigative Activities Physics Teaching in elementary school le- vels and medium and reported that some conclu- sions obtained from these investigations.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/34452
10.14393/ER-v22n2a2015-1
url https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/34452
identifier_str_mv 10.14393/ER-v22n2a2015-1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/34452/18275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Ensino em Re-Vista
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Ensino em Re-Vista; 2015: V.22, N. 2 (jul./dez.2015); 249-256
Ensino em Re-Vista; 2015: V.22, N. 2 (jul./dez.2015); 249-256
Ensino em Re-Vista; 2015: V.22, N. 2 (jul./dez.2015); 249-256
1983-1730
0104-3757
reponame:Ensino em Revista
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Ensino em Revista
collection Ensino em Revista
repository.name.fl_str_mv Ensino em Revista - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ensinoemrevista@gmail.com
_version_ 1799944221278339072