Diferentes matizes teóricos heterodoxos da cognição e do comportamento econômico individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Arantes , Lídia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: do Nascimento de Araújo, Talita Jéssica, Eduardo Rohenkohl, Júlio, de Oliveira Costa Viegas, Thales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Ensaios
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/50420
Resumo: A noção de indivíduo, a cognição e a aprendizagem diferenciam-se conforme a perspectiva teórica. Objetiva-se, neste artigo, resgatar abordagens teóricas que insiram noções de indivíduo, que alterem sua forma de agir e decidir mediante o aprendizado, bem como que confrontem o perfil de decisão único e repetido. As contribuições aportadas são as seguintes: a proposição de utilidade de Lancaster, a evolucionária neoschumpeteriana (rupturas incrementais) e oinstitucionalismo de Veblen (ruptura radical). Para caracterizar o sujeito cognoscenteinstitucionalizado, recorre-se a Scott e March. Constata-se que a concepção radical é complementar à incremental neoschumpeteriana, pois processos de aprendizagem tecnológico em organizações convergem para ações baseadas em identidades.
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