Diferentes matizes teóricos heterodoxos da cognição e do comportamento econômico individual
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Ensaios |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/50420 |
Resumo: | A noção de indivíduo, a cognição e a aprendizagem diferenciam-se conforme a perspectiva teórica. Objetiva-se, neste artigo, resgatar abordagens teóricas que insiram noções de indivíduo, que alterem sua forma de agir e decidir mediante o aprendizado, bem como que confrontem o perfil de decisão único e repetido. As contribuições aportadas são as seguintes: a proposição de utilidade de Lancaster, a evolucionária neoschumpeteriana (rupturas incrementais) e oinstitucionalismo de Veblen (ruptura radical). Para caracterizar o sujeito cognoscenteinstitucionalizado, recorre-se a Scott e March. Constata-se que a concepção radical é complementar à incremental neoschumpeteriana, pois processos de aprendizagem tecnológico em organizações convergem para ações baseadas em identidades. |
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