Família, escola e desempenho dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Mateus Mota
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mariano, Francisca Zilania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Ensaios
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/38468
Resumo: Este trabalho busca avaliar a importância dos incentivos e da participação dos pais na educação dos filhos, além de verificar o efeito-escola entre as instituições públicas e privadas no estado do Ceará sobre o desempenho dos alunos. Visando isolar os efeitos dos incentivos e da escola de outros fatores que possam afetar os resultados, utilizou-se o método de pareamento por algoritmo CEM (CoarsenedExactMatching), desenvolvido por Iacus, King e Porro (2008), o qual reduz o desequilíbrio na distribuição empírica entre tratados e controles. Os resultados mostram que a efetividade do envolvimento parental na educação dos filhos entra em declínio na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, sugerindo mudanças nas estratégias de incentivos e de relações entre pais e filhos na fase da adolescência. Em relação ao efeito entre os dois setores de ensino, observou-se que, na proficiência de português, o efeito-escola, em benefício das privadas, diminui em níveis mais elevados de educação, enquanto, em matemática, o maior impacto foi verificado no fundamental II.
id UFU-9_b8d9a1d07b09c1d3c6489e500b8c8c23
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38468
network_acronym_str UFU-9
network_name_str Economia Ensaios
repository_id_str
spelling Família, escola e desempenho dos alunosEste trabalho busca avaliar a importância dos incentivos e da participação dos pais na educação dos filhos, além de verificar o efeito-escola entre as instituições públicas e privadas no estado do Ceará sobre o desempenho dos alunos. Visando isolar os efeitos dos incentivos e da escola de outros fatores que possam afetar os resultados, utilizou-se o método de pareamento por algoritmo CEM (CoarsenedExactMatching), desenvolvido por Iacus, King e Porro (2008), o qual reduz o desequilíbrio na distribuição empírica entre tratados e controles. Os resultados mostram que a efetividade do envolvimento parental na educação dos filhos entra em declínio na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, sugerindo mudanças nas estratégias de incentivos e de relações entre pais e filhos na fase da adolescência. Em relação ao efeito entre os dois setores de ensino, observou-se que, na proficiência de português, o efeito-escola, em benefício das privadas, diminui em níveis mais elevados de educação, enquanto, em matemática, o maior impacto foi verificado no fundamental II.EDUFU2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/3846810.14393/REE-v33n1a2018-38468Revista Economia Ensaios; Vol. 33 No. 1 (2018)Revista Economia Ensaios; v. 33 n. 1 (2018)1983-19940102-2482reponame:Economia Ensaiosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/38468/26083Copyright (c) 2019 Revista Economia Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Mateus MotaMariano, Francisca Zilania2022-08-11T12:05:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38468Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaiosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/oai||ecoensaios@ufu.br|| ecoensaios@ufu.br1983-19940102-2482opendoar:2022-08-11T12:05:27Economia Ensaios - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Família, escola e desempenho dos alunos
title Família, escola e desempenho dos alunos
spellingShingle Família, escola e desempenho dos alunos
dos Santos, Mateus Mota
title_short Família, escola e desempenho dos alunos
title_full Família, escola e desempenho dos alunos
title_fullStr Família, escola e desempenho dos alunos
title_full_unstemmed Família, escola e desempenho dos alunos
title_sort Família, escola e desempenho dos alunos
author dos Santos, Mateus Mota
author_facet dos Santos, Mateus Mota
Mariano, Francisca Zilania
author_role author
author2 Mariano, Francisca Zilania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Mateus Mota
Mariano, Francisca Zilania
description Este trabalho busca avaliar a importância dos incentivos e da participação dos pais na educação dos filhos, além de verificar o efeito-escola entre as instituições públicas e privadas no estado do Ceará sobre o desempenho dos alunos. Visando isolar os efeitos dos incentivos e da escola de outros fatores que possam afetar os resultados, utilizou-se o método de pareamento por algoritmo CEM (CoarsenedExactMatching), desenvolvido por Iacus, King e Porro (2008), o qual reduz o desequilíbrio na distribuição empírica entre tratados e controles. Os resultados mostram que a efetividade do envolvimento parental na educação dos filhos entra em declínio na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, sugerindo mudanças nas estratégias de incentivos e de relações entre pais e filhos na fase da adolescência. Em relação ao efeito entre os dois setores de ensino, observou-se que, na proficiência de português, o efeito-escola, em benefício das privadas, diminui em níveis mais elevados de educação, enquanto, em matemática, o maior impacto foi verificado no fundamental II.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/38468
10.14393/REE-v33n1a2018-38468
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/38468
identifier_str_mv 10.14393/REE-v33n1a2018-38468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/38468/26083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Economia Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Economia Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia Ensaios; Vol. 33 No. 1 (2018)
Revista Economia Ensaios; v. 33 n. 1 (2018)
1983-1994
0102-2482
reponame:Economia Ensaios
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Economia Ensaios
collection Economia Ensaios
repository.name.fl_str_mv Economia Ensaios - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ecoensaios@ufu.br|| ecoensaios@ufu.br
_version_ 1799944251023294464