Família, escola e desempenho dos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Economia Ensaios |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/38468 |
Resumo: | Este trabalho busca avaliar a importância dos incentivos e da participação dos pais na educação dos filhos, além de verificar o efeito-escola entre as instituições públicas e privadas no estado do Ceará sobre o desempenho dos alunos. Visando isolar os efeitos dos incentivos e da escola de outros fatores que possam afetar os resultados, utilizou-se o método de pareamento por algoritmo CEM (CoarsenedExactMatching), desenvolvido por Iacus, King e Porro (2008), o qual reduz o desequilíbrio na distribuição empírica entre tratados e controles. Os resultados mostram que a efetividade do envolvimento parental na educação dos filhos entra em declínio na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, sugerindo mudanças nas estratégias de incentivos e de relações entre pais e filhos na fase da adolescência. Em relação ao efeito entre os dois setores de ensino, observou-se que, na proficiência de português, o efeito-escola, em benefício das privadas, diminui em níveis mais elevados de educação, enquanto, em matemática, o maior impacto foi verificado no fundamental II. |
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Família, escola e desempenho dos alunosEste trabalho busca avaliar a importância dos incentivos e da participação dos pais na educação dos filhos, além de verificar o efeito-escola entre as instituições públicas e privadas no estado do Ceará sobre o desempenho dos alunos. Visando isolar os efeitos dos incentivos e da escola de outros fatores que possam afetar os resultados, utilizou-se o método de pareamento por algoritmo CEM (CoarsenedExactMatching), desenvolvido por Iacus, King e Porro (2008), o qual reduz o desequilíbrio na distribuição empírica entre tratados e controles. Os resultados mostram que a efetividade do envolvimento parental na educação dos filhos entra em declínio na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, sugerindo mudanças nas estratégias de incentivos e de relações entre pais e filhos na fase da adolescência. Em relação ao efeito entre os dois setores de ensino, observou-se que, na proficiência de português, o efeito-escola, em benefício das privadas, diminui em níveis mais elevados de educação, enquanto, em matemática, o maior impacto foi verificado no fundamental II.EDUFU2019-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/3846810.14393/REE-v33n1a2018-38468Revista Economia Ensaios; Vol. 33 No. 1 (2018)Revista Economia Ensaios; v. 33 n. 1 (2018)1983-19940102-2482reponame:Economia Ensaiosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/38468/26083Copyright (c) 2019 Revista Economia Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Mateus MotaMariano, Francisca Zilania2022-08-11T12:05:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38468Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaiosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/oai||ecoensaios@ufu.br|| ecoensaios@ufu.br1983-19940102-2482opendoar:2022-08-11T12:05:27Economia Ensaios - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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