Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vitor Hugo Miro Couto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos de França, João Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Economia Ensaios
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/51406
Resumo: This study investigates changes in inequality of labor income in Brazil between 1995 and 2014. The main objective is to carry out an evaluation of the contribution of education to such changes, applying Recentered Influence Function (RIF) method and a generalization of Oaxaca-Blinder´s decomposition proposed by Firpo et al. (2007 and 2018). The results show that changes in the income structure, measured by the price effect, were predominant in explaining the contribution of education to the reduction of inequality in the analyzed period. In turn, changes in the educational composition of the workforce had the opposite effect on the observed decline in inequality.
id UFU-9_cfe9a28f18ea8bb382a4fd6d85ed4ab5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51406
network_acronym_str UFU-9
network_name_str Economia Ensaios
repository_id_str
spelling Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014This study investigates changes in inequality of labor income in Brazil between 1995 and 2014. The main objective is to carry out an evaluation of the contribution of education to such changes, applying Recentered Influence Function (RIF) method and a generalization of Oaxaca-Blinder´s decomposition proposed by Firpo et al. (2007 and 2018). The results show that changes in the income structure, measured by the price effect, were predominant in explaining the contribution of education to the reduction of inequality in the analyzed period. In turn, changes in the educational composition of the workforce had the opposite effect on the observed decline in inequality.Este estudo investiga mudanças na desigualdade de rendimentos do trabalho no Brasil entre 1995 e 2014. O objetivo principal é realizar uma avaliação da contribuição da educação para tais mudanças e, para isso, aplica-se o método de regressões em funções de influência recentradas (Recentered Influence Function - RIF) e a generalização da decomposição de Oaxaca-Blinder propostos por Firpo et al. (2007 e 2018). Os resultados mostram que mudanças na estrutura de rendimentos, mensuradas pelo denominado efeito preço, foram predominantes para explicar a contribuição da educação para a queda da desigualdade no período analisado. Por sua vez, mudanças na composição educacional da força de trabalho apresentaram um efeito contrário à queda observada.EDUFU2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/5140610.14393/REE-v36n2a2021-51406Revista Economia Ensaios; Vol. 36 No. 2 (2021)Revista Economia Ensaios; v. 36 n. 2 (2021)1983-19940102-2482reponame:Economia Ensaiosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/51406/32250Copyright (c) 2021 Revista Economia Ensaiosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vitor Hugo Miro CoutoSantos de França, João Mário 2021-08-13T17:28:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/51406Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaiosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/oai||ecoensaios@ufu.br|| ecoensaios@ufu.br1983-19940102-2482opendoar:2021-08-13T17:28:28Economia Ensaios - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
title Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
spellingShingle Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
Silva, Vitor Hugo Miro Couto
title_short Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
title_full Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
title_fullStr Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
title_full_unstemmed Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
title_sort Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Rendimentos do Trabalho no Brasil entre 1995 e 2014
author Silva, Vitor Hugo Miro Couto
author_facet Silva, Vitor Hugo Miro Couto
Santos de França, João Mário
author_role author
author2 Santos de França, João Mário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vitor Hugo Miro Couto
Santos de França, João Mário
description This study investigates changes in inequality of labor income in Brazil between 1995 and 2014. The main objective is to carry out an evaluation of the contribution of education to such changes, applying Recentered Influence Function (RIF) method and a generalization of Oaxaca-Blinder´s decomposition proposed by Firpo et al. (2007 and 2018). The results show that changes in the income structure, measured by the price effect, were predominant in explaining the contribution of education to the reduction of inequality in the analyzed period. In turn, changes in the educational composition of the workforce had the opposite effect on the observed decline in inequality.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/51406
10.14393/REE-v36n2a2021-51406
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/51406
identifier_str_mv 10.14393/REE-v36n2a2021-51406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/51406/32250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Economia Ensaios
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Economia Ensaios
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU
publisher.none.fl_str_mv EDUFU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia Ensaios; Vol. 36 No. 2 (2021)
Revista Economia Ensaios; v. 36 n. 2 (2021)
1983-1994
0102-2482
reponame:Economia Ensaios
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Economia Ensaios
collection Economia Ensaios
repository.name.fl_str_mv Economia Ensaios - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||ecoensaios@ufu.br|| ecoensaios@ufu.br
_version_ 1799944251454259200