O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mestanza, Paulo Enrique Cuevas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_049442e53ca0b49ca8f09d0dff3f7794
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/19298
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímicaThe use of educational games as alternative approaches in biochemistry teachingBiochemistry EducationEducational GamesBiochemistryCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A bioquímica é uma disciplina recorrente em cursos de graduação de diversas áreas possuindo caráter interdisciplinar com extensos temas a serem ministrados em um curto período de tempo. Para enriquecer as disciplinas, bem como motivar os alunos a estudarem, diversas metodologias tem sido exploradas na área de bioquímica. Este trabalho teve como objetivo criar jogos didáticos a fim de explorar seu potencial educacional com estudantes de graduação que estivessem cursando bioquímica. Para criar jogos que atendam a qualquer curso, foram avaliadas as ementas das disciplinas de bioquímica oferecidas na Universidade Federal de Uberlândia. Os jogos foram criados com material de baixo custo e tendo como referência livros da literatura bioquímica. Os resultados mostraram que os principais tópicos presentes nas disciplinas de bioquímica são relativas a parte estrutural. Dessa forma, foram elaborados quatro jogos didáticos relativos ao conteúdo de estrutura e função de aminoácidos, proteínas, enzimas e carboidratos, intitulados Aminogame 2.0 – Dinâmica de Ionização de Aminoácidos, Memoprotein, Corrida das Enzimas e Quem é o Carboidrato? Respectivamente. Ao serem aplicados, os mesmos mostraram boa aceitação por porte dos alunos, o que demonstrou alto potencial educacional.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasRodrigues, Veridiana de MeloMestanza, Paulo Enrique Cuevas2017-08-03T19:22:12Z2017-08-03T19:22:12Z2017-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMESTANZA, P. E. C. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-08-04T06:00:19Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19298Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-08-04T06:00:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
The use of educational games as alternative approaches in biochemistry teaching
title O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
spellingShingle O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
Mestanza, Paulo Enrique Cuevas
Biochemistry Education
Educational Games
Biochemistry
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
title_full O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
title_fullStr O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
title_full_unstemmed O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
title_sort O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica
author Mestanza, Paulo Enrique Cuevas
author_facet Mestanza, Paulo Enrique Cuevas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Veridiana de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mestanza, Paulo Enrique Cuevas
dc.subject.por.fl_str_mv Biochemistry Education
Educational Games
Biochemistry
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Biochemistry Education
Educational Games
Biochemistry
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03T19:22:12Z
2017-08-03T19:22:12Z
2017-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESTANZA, P. E. C. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
identifier_str_mv MESTANZA, P. E. C. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. 2017. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569660866789376