Reforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado com duas longarinas utilizando protensão externa
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36661 |
Resumo: | Currently in Brazil, there are several bridges and viaducts that are in a precarious state of conservation. This is due to the lack of maintenance of these works of art and even because these structures were not designed to withstand the current mobile loads of Brazilian highways. There are several methods and studies on the recovery of bridges, this work analyzes the application of external prestressing as an alternative to structural reinforcement, through an example of application in a concrete bridge with two girders of a class TB-36 train reinforced to resist class TB-45 exercises. |
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Reforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado com duas longarinas utilizando protensão externaStructural reinforcement of road bridges in reinforced concrete with two stringers using external prestressingExternal prestressingStructural reinforcementBridgesCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOCurrently in Brazil, there are several bridges and viaducts that are in a precarious state of conservation. This is due to the lack of maintenance of these works of art and even because these structures were not designed to withstand the current mobile loads of Brazilian highways. There are several methods and studies on the recovery of bridges, this work analyzes the application of external prestressing as an alternative to structural reinforcement, through an example of application in a concrete bridge with two girders of a class TB-36 train reinforced to resist class TB-45 exercises.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Atualmente no Brasil, existem diversas pontes e viadutos que se encontram em estado precário de conservação. Isso se dá pela falta de manutenção dessas obras-de-arte e até mesmo por essas estruturas não terem sido projetadas para resistirem às cargas móveis atuais das rodovias brasileiras. Existem diversos métodos e estudos sobre a recuperação de pontes, este trabalho analisa a aplicação de protensão externa como alternativa de reforço estrutural, através de um exemplo de aplicação em uma ponte de concreto com duas longarinas de trem-tipo classe TB-36 reforçado para resistir esforços da classe TB-45.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia CivilCiloni, Arquimedes Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/0990211823601341Delalibera, Rodrigo Gustavohttp://lattes.cnpq.br/6277549281444797Cunha, Jesielhttp://lattes.cnpq.br/4774280773806061Brito Júnior, José Fernandes de2023-01-04T18:42:20Z2023-01-04T18:42:20Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBRITO JÚNIOR, Jose Fernandes de. Reforço estrutural de pontes rodoviárias em concreto armado com duas longarinas utilizando protensão externa. 2022. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36661porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-01-05T06:19:11Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/36661Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-01-05T06:19:11Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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