Estendendo WaveFunctionCollapse com grafos rotulados para a produção de conteúdo para jogos
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43113 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
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Estendendo WaveFunctionCollapse com grafos rotulados para a produção de conteúdo para jogosDesenvolvimento de JogosGeração Procedural de ConteúdoAlgoritmos HeurísticosAlgoritmos GulososCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A geração procedural de conteúdo, GPC, é um recurso utilizado por muitos jogos digitais para fornecer aos jogadores um fluxo contínuo de experiências e interações novas. WaveFunctionCollapse é um algoritmo guloso sem backtracking de GPC, capaz de gerar mapas e texturas bidimensionais. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma extensão do algoritmo WFC, de tal forma que ela possa ser utilizada para produzir conteúdo em diferentes formatos, principalmente em formatos além da capacidade da implementação original. Para oferecer a capacidade e flexibilidade de descrição necessária para realizar isso, a estrutura central do algoritmo foi substituída por um multigrafo direcionado com arestas rotuladas. Uma implementação com as alterações propostas foi realizada e exemplos foram desenvolvidos para validar as funcionalidades, os quais mostraram que a extensão proposta é capaz de produzir uma maior gama de artefatos, com formatos mais variados e abrangentes que a implementação original, além de ainda reter a capacidade de produzir mapas e texturas bidimensionais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiência da ComputaçãoFernandes, Márcia Aparecidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782141Z6Abdala, Daniel Duartehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762218H3Miani, Rodrigo Sancheshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4299824Z3Oliveira, Mateus Carmo de2024-08-26T12:03:55Z2024-08-26T12:03:55Z2024-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Mateus Carmo de. Estendendo WaveFunctionCollapse com grafos rotulados para a produção de conteúdo para jogos. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43113porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-08-27T06:25:57Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/43113Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-08-27T06:25:57Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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