Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Eduardo Martins da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33940
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_0e874b232ae0737dc510346dc2909bea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33940
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019Analysis of the chemical contents present in the issues of the Minas Gerais Chemistry Olympiad between the years 2015 to 2019Ensino de QuímicaChemistry teachingOlimpíadas científicasScientific olympicsEducação básicaBasic educationCurrículoCurriculumCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Na busca por revelar jovens talentos mineiros com vocação para a Química e selecionar representantes para participar da Olimpíada Brasileira de Química, a Olimpíada Mineira de Química (OMQ) tem, há vinte três anos, buscado a promoção de atividades que levem os estudantes a refletir sobre a importância da Química em suas vidas e na sociedade moderna. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar os conteúdos químicos presentes nas questões da OMQ entre os anos de 2015 a 2019. O interesse pelo assunto surgiu durante a participação no Programa Residência Pedagógica, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso. Uma das ações desenvolvidas ao longo da participação na Residência Pedagógica foi um curso preparatório para os alunos da educação básica para participar da OMQ. Durante o planejamento e a execução das atividades, verificou-se que havia distinção entre o que os professores trabalhavam nas aulas e o que era avaliado nas provas da olimpíada, o que poderia prejudicar a participação destes alunos e, consequentemente, poderiam desmotivá-los sobre a compreender a importância deste aprendizado. Por isso, para a realização do presente trabalho foram analisadas todas as questões das provas da OMQ entre os anos de 2015 a 2019, os conteúdos propostos no currículo de Química para o estado de Minas Gerais e nos livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático e adotados pelos professores nas escolas da região. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, seguiu os procedimentos da análise documental. Os resultados indicam a falta de articulação entre os conteúdos cobrados na OMQ, o currículo de Química e os livros didáticos. Verificou-se a existência de várias questões na prova destinada aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio, mas que envolviam conceitos encontrados nos livros didáticos destinados ao segundo ou ao terceiro ano. Da mesma forma, verificam-se questões nas provas do segundo ano, que exigem a compreensão de conceitos que serão estudados na etapa seguinte. Verificou-se também a existência de questões abordando conceitos que não aparecem no edital da OMQ. Por compreender que um dos objetivos da OMQ é a motivação dos estudantes a continuar os estudos na área da Química, verifica-se que a forma como os conceitos estão sendo cobrados pode alcançar objetivo contrário, desmotivando-os, uma vez que o nível de exigência é maior do que é apresentado nas escolas. Por isso, compreende-se que seja importante que as próximas avaliações sejam repensadas, buscando ampliar o diálogo com os professores da Educação Básica, assim como adequando as questões e, principalmente, os conceitos químicos à etapa da escolarização dos estudantes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilQuímicaTeixeira Júnior, José Gonçalveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133821P6&tokenCaptchar=03AGdBq26pcnp6bwp05Q-xMqF636IRhfN0o33yYOVSfRNfixiiFAN16w62EJC8gfADikga_vbWNr1hqi0zdNliT-84BFXeXDaU0r8O7XbBGR5ggM-IFt3PQ_F2oeyOKNAs-obrohB2tQzcDLkfSm-flQrWMUno22dxmxVB_NVyKshALW-RjEiOy5B9TWpcL-5_l1FgCxIPNWZZspoeyJjap3Ns-6a1VCOQvrhPrW8JuQxbaEprlDF2gaowCLIXW7WVlpmD2HtB-2llgrdYmiAREqwIE4b1-CGaS2rKY80HZPI37iUnVAlbhjD5wec8pTLeRv3NW1CT2Nyv8B_eK5pKnRnWtTIG-iSvm_zpTEMN-bCsne1Ioc6cfyAZfxCbtCPWTkRteLdkUP5cgXVDC9Wrdvboy3Kz8JRMYfq5tgh8erQ6sOkagqhjrRb0Ej8YsaSjZV9FA-N7poh8xUavZxgc2UtaFJIpbpUa_Ade Lima, Renata Galvãohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707078Z3&tokenCaptchar=03AGdBq24qvYQsXKr96P03h-YPXaMKeEmzB5UarsoAZtbfubJBN81s0AKuTtE5gaZGbthitGTG6dLOC6M7rrkfLTDezYff-cguEJLtvbdMxRL4pcBU8Iy6xYWeDVEW56SK-nq7RD8xBEQHiE1BbhwK2UBuUI9m-6G96ZhE0xF5BHAFzkEOV8wbmC_iLTuJJKaEwNGaoFn8Iw0soA0--yvyBzLADydW2PKyL3iBxENvOz9zlfMwC2dlRqOrXbAaKz9D30ffqONAwpQxwvNTFs2tYE7KDfNEwi_cwNyRYgb4M_0GXLqBtSppt1XgyHS7siQEHuJrtPdtaxUlS-xZxMtScRNd2uQhroD75mnUHjHi1RR_EoJnad8yFXEzww6HN7NPf0VWfG92pYSr1yNrgAkXYuMN3JPxsFx5KrtgEgqxzmJy-Pq1k-Na5ZGMYe6t17nEmr9tkRqrmM6myNQmTUIufvf47ajvsHve-AFranco Neto, João Ribeirohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4712362D6&tokenCaptchar=03AGdBq27Uwv3oqsGLA3G0bJG3Rrkr6uh0wyVDlgkyP6QbWKV0KP9Nu7Ij7HVeHXcc-HYWxmCqLbP3l0cWMGGFl8-FL_uUGQg7e3YoW7RTjRcrJXGw7_UH_z9Agqpu1JaOTybR1DaYPkyPdSBL05SNuX3fUyp3iRq5EHKlcne2v2YQRm_AiPKH94do7MrEd4kh5LMZLnxM-KV75VKbyYd529kOM2VtQZtH1t8mWxPuPltOp5L9_fhzYkGxVKOWSe1-fvI30ulzkC_Zfihy7OdbHhFG8ddXCFdcRsNvmNU8CQFs0F4zjlO3Kb_pWV5T4g9IDlYbZxRgZ9uvLk_2Tkni2MTy1IjaGQf7UkIOLxJDhlTpacMXt1k4xKd3pd-NgQm037z9D-Kqy_1fbqqb6TikL7K2NGPPIQpGieixPXaXWUsZb_Br75oQQQtc2ALF-UpjCfaJM6wvCAAWzbZOGwsnzzTrhIi9b3aK0QCruz, Eduardo Martins da Silva2022-01-13T14:37:37Z2022-01-13T14:37:37Z2021-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCRUZ, Eduardo Martins da Silva. Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-01-14T06:28:28Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33940Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-01-14T06:28:28Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019
Analysis of the chemical contents present in the issues of the Minas Gerais Chemistry Olympiad between the years 2015 to 2019
title Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019
spellingShingle Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019
Cruz, Eduardo Martins da Silva
Ensino de Química
Chemistry teaching
Olimpíadas científicas
Scientific olympics
Educação básica
Basic education
Currículo
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019
title_full Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019
title_fullStr Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019
title_full_unstemmed Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019
title_sort Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019
author Cruz, Eduardo Martins da Silva
author_facet Cruz, Eduardo Martins da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira Júnior, José Gonçalves
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133821P6&tokenCaptchar=03AGdBq26pcnp6bwp05Q-xMqF636IRhfN0o33yYOVSfRNfixiiFAN16w62EJC8gfADikga_vbWNr1hqi0zdNliT-84BFXeXDaU0r8O7XbBGR5ggM-IFt3PQ_F2oeyOKNAs-obrohB2tQzcDLkfSm-flQrWMUno22dxmxVB_NVyKshALW-RjEiOy5B9TWpcL-5_l1FgCxIPNWZZspoeyJjap3Ns-6a1VCOQvrhPrW8JuQxbaEprlDF2gaowCLIXW7WVlpmD2HtB-2llgrdYmiAREqwIE4b1-CGaS2rKY80HZPI37iUnVAlbhjD5wec8pTLeRv3NW1CT2Nyv8B_eK5pKnRnWtTIG-iSvm_zpTEMN-bCsne1Ioc6cfyAZfxCbtCPWTkRteLdkUP5cgXVDC9Wrdvboy3Kz8JRMYfq5tgh8erQ6sOkagqhjrRb0Ej8YsaSjZV9FA-N7poh8xUavZxgc2UtaFJIpbpUa_A
de Lima, Renata Galvão
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707078Z3&tokenCaptchar=03AGdBq24qvYQsXKr96P03h-YPXaMKeEmzB5UarsoAZtbfubJBN81s0AKuTtE5gaZGbthitGTG6dLOC6M7rrkfLTDezYff-cguEJLtvbdMxRL4pcBU8Iy6xYWeDVEW56SK-nq7RD8xBEQHiE1BbhwK2UBuUI9m-6G96ZhE0xF5BHAFzkEOV8wbmC_iLTuJJKaEwNGaoFn8Iw0soA0--yvyBzLADydW2PKyL3iBxENvOz9zlfMwC2dlRqOrXbAaKz9D30ffqONAwpQxwvNTFs2tYE7KDfNEwi_cwNyRYgb4M_0GXLqBtSppt1XgyHS7siQEHuJrtPdtaxUlS-xZxMtScRNd2uQhroD75mnUHjHi1RR_EoJnad8yFXEzww6HN7NPf0VWfG92pYSr1yNrgAkXYuMN3JPxsFx5KrtgEgqxzmJy-Pq1k-Na5ZGMYe6t17nEmr9tkRqrmM6myNQmTUIufvf47ajvsHve-A
Franco Neto, João Ribeiro
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4712362D6&tokenCaptchar=03AGdBq27Uwv3oqsGLA3G0bJG3Rrkr6uh0wyVDlgkyP6QbWKV0KP9Nu7Ij7HVeHXcc-HYWxmCqLbP3l0cWMGGFl8-FL_uUGQg7e3YoW7RTjRcrJXGw7_UH_z9Agqpu1JaOTybR1DaYPkyPdSBL05SNuX3fUyp3iRq5EHKlcne2v2YQRm_AiPKH94do7MrEd4kh5LMZLnxM-KV75VKbyYd529kOM2VtQZtH1t8mWxPuPltOp5L9_fhzYkGxVKOWSe1-fvI30ulzkC_Zfihy7OdbHhFG8ddXCFdcRsNvmNU8CQFs0F4zjlO3Kb_pWV5T4g9IDlYbZxRgZ9uvLk_2Tkni2MTy1IjaGQf7UkIOLxJDhlTpacMXt1k4xKd3pd-NgQm037z9D-Kqy_1fbqqb6TikL7K2NGPPIQpGieixPXaXWUsZb_Br75oQQQtc2ALF-UpjCfaJM6wvCAAWzbZOGwsnzzTrhIi9b3aK0Q
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Eduardo Martins da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Chemistry teaching
Olimpíadas científicas
Scientific olympics
Educação básica
Basic education
Currículo
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Ensino de Química
Chemistry teaching
Olimpíadas científicas
Scientific olympics
Educação básica
Basic education
Currículo
Curriculum
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05
2022-01-13T14:37:37Z
2022-01-13T14:37:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, Eduardo Martins da Silva. Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33940
identifier_str_mv CRUZ, Eduardo Martins da Silva. Análise dos conteúdos químicos presentes nas questões da olimpíada mineira de química entre os anos de 2015 a 2019. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Química
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711398810681344