A análise das questões da fase I Olimpíada Brasileira de Química Júnior do ano de 2020: a primeira olimpíada de química em formato digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4653 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo compreender as características das questões e os desempenhos dos estudantes do ensino fundamental na prova da Fase I da Olímpiada Brasileira de Química Júnior, a primeira prova nacional de química em formato digital. É uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e explicativa, baseada na análise documental e na metodológica de análise de erros. Considera a natureza do objeto da pesquisa contempla uma abordagem harmoniosa as dimensões qualitativa e quantitativa para as análises dos dados. A pesquisa foi desenvolvida mediante o universo das 20 questões da prova da Fase I da OBQJr 2020, com o formato digital de problemas fechados, contendo um enunciado e quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma era correta e as demais eram os distratores. Os dados primários dos resultados das respostas dos 65.100 (sessenta e cinco mil) estudantes, em cada questão, foram obtidos diretamente da Coordenação Nacional do PNOQ, mediante os percentuais de acertos, erros e em branco. A análise de dados apresenta suas tipologias das questões que foram estabelecidas com base em 4 dimensões: i) natureza do enunciado; ii) contexto problemático; iii) campo de conhecimento; e iv) características da resolução. Na visão analítica a identificação do grau de dificuldade das questões analisados se baseou na utilização do índice de desempenho (ID) ou de acerto. Os resultados e discussões consta diagnosticado as tipologias dos problemas e a contextualização que envolvem contextos reais ou simulados, como também uma matriz de referência para orientar os tratamentos aos conhecimentos, habilidades e competências a serem avaliados nas questões da OBQJr. O instrumento analisado nas questões nos aspectos quantitativo e qualitativo se destaca nos resultados verificados, que no exame entre as 20 (vinte) questões o número máximo de acertos foram de 17 (dezessete) questões, ou seja, nenhum candidato acertou todas as questões, considerando a resolução por via remota. Um outro ponto destacado são as questões elaboradas com as aspecto inovador que disponibiliza competências e habilidades com formas diversificadas de representações, utilizando da linguagem química contextualizada e tecnológica. A proposta do produto educacional está apresentada em apêndice, foi produzido um guia para a elaboração de questão de Química em formato digital, em formato EPUB. |
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A análise das questões da fase I Olimpíada Brasileira de Química Júnior do ano de 2020: a primeira olimpíada de química em formato digitalThe analysis of the issues of phase I Brazilian Junior Chemistry Olympics of the year 2020: The first Chemistry olympics in digital formatOlimpíada de QuímicaEnsino de QuímicaAnálise de questõesChemistry OlympiadChemistry teachingIssue analysisCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAO presente estudo tem por objetivo compreender as características das questões e os desempenhos dos estudantes do ensino fundamental na prova da Fase I da Olímpiada Brasileira de Química Júnior, a primeira prova nacional de química em formato digital. É uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e explicativa, baseada na análise documental e na metodológica de análise de erros. Considera a natureza do objeto da pesquisa contempla uma abordagem harmoniosa as dimensões qualitativa e quantitativa para as análises dos dados. A pesquisa foi desenvolvida mediante o universo das 20 questões da prova da Fase I da OBQJr 2020, com o formato digital de problemas fechados, contendo um enunciado e quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma era correta e as demais eram os distratores. Os dados primários dos resultados das respostas dos 65.100 (sessenta e cinco mil) estudantes, em cada questão, foram obtidos diretamente da Coordenação Nacional do PNOQ, mediante os percentuais de acertos, erros e em branco. A análise de dados apresenta suas tipologias das questões que foram estabelecidas com base em 4 dimensões: i) natureza do enunciado; ii) contexto problemático; iii) campo de conhecimento; e iv) características da resolução. Na visão analítica a identificação do grau de dificuldade das questões analisados se baseou na utilização do índice de desempenho (ID) ou de acerto. Os resultados e discussões consta diagnosticado as tipologias dos problemas e a contextualização que envolvem contextos reais ou simulados, como também uma matriz de referência para orientar os tratamentos aos conhecimentos, habilidades e competências a serem avaliados nas questões da OBQJr. O instrumento analisado nas questões nos aspectos quantitativo e qualitativo se destaca nos resultados verificados, que no exame entre as 20 (vinte) questões o número máximo de acertos foram de 17 (dezessete) questões, ou seja, nenhum candidato acertou todas as questões, considerando a resolução por via remota. Um outro ponto destacado são as questões elaboradas com as aspecto inovador que disponibiliza competências e habilidades com formas diversificadas de representações, utilizando da linguagem química contextualizada e tecnológica. A proposta do produto educacional está apresentada em apêndice, foi produzido um guia para a elaboração de questão de Química em formato digital, em formato EPUB.The present study aims to understand the characteristics of the questions and the performance of elementary school students in the Phase I test of the Brazilian Junior Chemistry Olympiad, the first national chemistry test in digital format. It is a descriptive, exploratory and explanatory research, based on document analysis and error analysis methodology. Considers the nature of the research object contemplates a harmonious approach to the qualitative and quantitative dimensions for data analysis. The research was developed through the universe of the 20 questions of the test of Phase I of the OBQJr 2020, with the digital format of closed problems, containing a statement and four answer alternatives, of which only one was correct and the others were the distractors. The primary data of the results of the answers of the 65,100 (sixty-five thousand) students, in each question, were obtained directly from the National Coordination of the PNOQ, through the percentages of correct answers, errors and blanks. Data analysis presents its typologies of questions that were established based on 4 dimensions: i) nature of the utterance; ii) problematic context; iii) field of knowledge; and iv) characteristics of the resolution. In the analytical view, the identification of the degree of difficulty of the analyzed questions was based on the use of the performance index (ID) or the correct answer. The results and discussions include diagnosing the typologies of the problems and the contextualization that involve real or simulated contexts, as well as a reference matrix to guide treatments to the knowledge, skills and competences to be evaluated in the OBQJr questions. The instrument analyzed in the questions in the quantitative and qualitative aspects stands out in the verified results, that in the exam among the 20 (twenty) questions the maximum number of correct answers were 17 (seventeen) questions, that is, no candidate got all the questions right, considering remote resolution. Another highlighted point are the questions elaborated with the innovative aspect that provides skills and abilities with diversified forms of representations, using contextualized and technological chemical language. The proposal of the educational product is presented in an appendix, a guide for the elaboration of a Chemistry question was produced in digital format, in EPUB format.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMARCELINO JUNIOR, Cristiano de Almeida CardosoDANTAS FILHO, Francisco FerreiraMELO, Sergio MaiaLima, Erika Rossana Passos de Oliveira2023-05-29T23:20:23Z2999-12-312023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Erika Erika Rossana Passos de Oliveira. A análise das questões da fase I Olimpíada Brasileira de Química Júnior do ano de 2020: A primeira olimpíada de Química em formato digital. 2023. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4653porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-29T23:20:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-29T23:20:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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O presente estudo tem por objetivo compreender as características das questões e os desempenhos dos estudantes do ensino fundamental na prova da Fase I da Olímpiada Brasileira de Química Júnior, a primeira prova nacional de química em formato digital. É uma pesquisa de natureza descritiva, exploratória e explicativa, baseada na análise documental e na metodológica de análise de erros. Considera a natureza do objeto da pesquisa contempla uma abordagem harmoniosa as dimensões qualitativa e quantitativa para as análises dos dados. A pesquisa foi desenvolvida mediante o universo das 20 questões da prova da Fase I da OBQJr 2020, com o formato digital de problemas fechados, contendo um enunciado e quatro alternativas de resposta, das quais apenas uma era correta e as demais eram os distratores. Os dados primários dos resultados das respostas dos 65.100 (sessenta e cinco mil) estudantes, em cada questão, foram obtidos diretamente da Coordenação Nacional do PNOQ, mediante os percentuais de acertos, erros e em branco. A análise de dados apresenta suas tipologias das questões que foram estabelecidas com base em 4 dimensões: i) natureza do enunciado; ii) contexto problemático; iii) campo de conhecimento; e iv) características da resolução. Na visão analítica a identificação do grau de dificuldade das questões analisados se baseou na utilização do índice de desempenho (ID) ou de acerto. Os resultados e discussões consta diagnosticado as tipologias dos problemas e a contextualização que envolvem contextos reais ou simulados, como também uma matriz de referência para orientar os tratamentos aos conhecimentos, habilidades e competências a serem avaliados nas questões da OBQJr. O instrumento analisado nas questões nos aspectos quantitativo e qualitativo se destaca nos resultados verificados, que no exame entre as 20 (vinte) questões o número máximo de acertos foram de 17 (dezessete) questões, ou seja, nenhum candidato acertou todas as questões, considerando a resolução por via remota. Um outro ponto destacado são as questões elaboradas com as aspecto inovador que disponibiliza competências e habilidades com formas diversificadas de representações, utilizando da linguagem química contextualizada e tecnológica. A proposta do produto educacional está apresentada em apêndice, foi produzido um guia para a elaboração de questão de Química em formato digital, em formato EPUB. |
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