Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Magalhães Miquelanti
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42737
Resumo: O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.), atualmente é cultivado em todos os Estados da Federação, estando presente na maior parte dos municípios, devido à sua grande importância na dieta alimentar. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento agronômico de cultivares de feijoeiro comum, na safra de "inverno" no ano de 2008 no município de Uberlândia - MG, e fez parte dos ensaios promovidos pela Embrapa - Arroz e Feijão em diversas partes do Brasil, visando a comparação de cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) de diferentes origens, já utilizadas comercialmente, para uma possível extensão de seu uso em outras localidades. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Água Limpa da Universidade Federal de Uberlândia, localizada no município de Uberlândia-MG, no período compreendido de 29 de maio de 2008 a 10 de setembro de 2008. Foi adotado no experimento o delineamento de blocos casualisados (DBC), com três repetições e vinte tratamentos, sendo que os tratamentos consistiram das seguintes cultivares: ALBA, BRS COMETA, BRS ESTILO, BRS HORIZONTE, BRS MAJESTOSO, BRS MG PIONEIRO, BRS PONTAL, BRS REQUINTE, BRS TALISMA, CAMPEAO 2, BRS EMBAIXADOR, GUARA, IAC TYBATA, IPR COLIBRI, IPR JURITI, IPR SARACU, MAGNIFICO,PEROLA, RUBI e BRS EXECUTIVO. As características avaliadas foram o número de vagens por planta, o número de grãos por vagem, massa de 100 grãos (g) e produtividade em kg ha-1. Dentre as cultivares estudadas não houve diferença significativa entre as mesmas, para a variável vagens por planta. BRS EMBAIXADOR e BRS EXECUTIVO apresentaram a maior massa de 100 grãos. Todas as cultivares foram superiores à BRS EMBAIXADOR quanto ao número de grãos por vagem, mas não diferiram estatisticamente entre si e da testemunha PEROLA. O melhor desempenho foi da cultivar GUARA com produtividade de 3204 kg ha-1, mas significativamente superior apenas às cultivares IPR COLIBRI e BRS REQUINTE.
id UFU_126116025131a692f688def579a212cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42737
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MGfeijoeiro comumcompetição de cultivaressafra de invernoCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAO feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.), atualmente é cultivado em todos os Estados da Federação, estando presente na maior parte dos municípios, devido à sua grande importância na dieta alimentar. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento agronômico de cultivares de feijoeiro comum, na safra de "inverno" no ano de 2008 no município de Uberlândia - MG, e fez parte dos ensaios promovidos pela Embrapa - Arroz e Feijão em diversas partes do Brasil, visando a comparação de cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) de diferentes origens, já utilizadas comercialmente, para uma possível extensão de seu uso em outras localidades. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Água Limpa da Universidade Federal de Uberlândia, localizada no município de Uberlândia-MG, no período compreendido de 29 de maio de 2008 a 10 de setembro de 2008. Foi adotado no experimento o delineamento de blocos casualisados (DBC), com três repetições e vinte tratamentos, sendo que os tratamentos consistiram das seguintes cultivares: ALBA, BRS COMETA, BRS ESTILO, BRS HORIZONTE, BRS MAJESTOSO, BRS MG PIONEIRO, BRS PONTAL, BRS REQUINTE, BRS TALISMA, CAMPEAO 2, BRS EMBAIXADOR, GUARA, IAC TYBATA, IPR COLIBRI, IPR JURITI, IPR SARACU, MAGNIFICO,PEROLA, RUBI e BRS EXECUTIVO. As características avaliadas foram o número de vagens por planta, o número de grãos por vagem, massa de 100 grãos (g) e produtividade em kg ha-1. Dentre as cultivares estudadas não houve diferença significativa entre as mesmas, para a variável vagens por planta. BRS EMBAIXADOR e BRS EXECUTIVO apresentaram a maior massa de 100 grãos. Todas as cultivares foram superiores à BRS EMBAIXADOR quanto ao número de grãos por vagem, mas não diferiram estatisticamente entre si e da testemunha PEROLA. O melhor desempenho foi da cultivar GUARA com produtividade de 3204 kg ha-1, mas significativamente superior apenas às cultivares IPR COLIBRI e BRS REQUINTE.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaMauricio MartinsBruno Magalhães Miquelanti2024-08-20T17:45:28Z2024-08-20T17:45:28Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:44Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42737Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:44Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG
title Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG
spellingShingle Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG
Bruno Magalhães Miquelanti
feijoeiro comum
competição de cultivares
safra de inverno
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG
title_full Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG
title_fullStr Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG
title_full_unstemmed Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG
title_sort Competição de cultivares de feijoeiro comum, grupo carioca, no inverno, em Uberlândia-MG
author Bruno Magalhães Miquelanti
author_facet Bruno Magalhães Miquelanti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mauricio Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno Magalhães Miquelanti
dc.subject.por.fl_str_mv feijoeiro comum
competição de cultivares
safra de inverno
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic feijoeiro comum
competição de cultivares
safra de inverno
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.), atualmente é cultivado em todos os Estados da Federação, estando presente na maior parte dos municípios, devido à sua grande importância na dieta alimentar. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento agronômico de cultivares de feijoeiro comum, na safra de "inverno" no ano de 2008 no município de Uberlândia - MG, e fez parte dos ensaios promovidos pela Embrapa - Arroz e Feijão em diversas partes do Brasil, visando a comparação de cultivares de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) de diferentes origens, já utilizadas comercialmente, para uma possível extensão de seu uso em outras localidades. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Água Limpa da Universidade Federal de Uberlândia, localizada no município de Uberlândia-MG, no período compreendido de 29 de maio de 2008 a 10 de setembro de 2008. Foi adotado no experimento o delineamento de blocos casualisados (DBC), com três repetições e vinte tratamentos, sendo que os tratamentos consistiram das seguintes cultivares: ALBA, BRS COMETA, BRS ESTILO, BRS HORIZONTE, BRS MAJESTOSO, BRS MG PIONEIRO, BRS PONTAL, BRS REQUINTE, BRS TALISMA, CAMPEAO 2, BRS EMBAIXADOR, GUARA, IAC TYBATA, IPR COLIBRI, IPR JURITI, IPR SARACU, MAGNIFICO,PEROLA, RUBI e BRS EXECUTIVO. As características avaliadas foram o número de vagens por planta, o número de grãos por vagem, massa de 100 grãos (g) e produtividade em kg ha-1. Dentre as cultivares estudadas não houve diferença significativa entre as mesmas, para a variável vagens por planta. BRS EMBAIXADOR e BRS EXECUTIVO apresentaram a maior massa de 100 grãos. Todas as cultivares foram superiores à BRS EMBAIXADOR quanto ao número de grãos por vagem, mas não diferiram estatisticamente entre si e da testemunha PEROLA. O melhor desempenho foi da cultivar GUARA com produtividade de 3204 kg ha-1, mas significativamente superior apenas às cultivares IPR COLIBRI e BRS REQUINTE.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-08-20T17:45:28Z
2024-08-20T17:45:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42737
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711285868560384