Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rita Maria de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32326
Resumo: The Community Supported Agriculture (CSA) is an alternative system of agricultural production based on sustainable agrarian development, as well as the direct flow of organic products to the consumer, creating a direct relationship between producers and consumers. Despite being a promising production system, CSA faces several challenges, both in relation to unfair competition with large-scale intensive agriculture, and in relation to society's lack of knowledge about the production system and ways of associating to this system. Given this scenario, the present word aimed to generate a Visual Identity and promotional materials for CSA Uberlândia, inaugurated in 2017, in order to formalize it as a personality in the market. To this end, the work was divided into two stages, the first being theoretical, based on studies and methodologies of the themes (intensive agricultural, alternative agricultural, organic agriculture, familiar agriculture, development of visual identity, green branding, green consumer, marketing, and publicity), provided the basis for the generation of the second stage, related to development of graphic materials. From the visits made to the CSA Uberlândia unit and the briefing, it was possible to obtain the necessary reflections and information to develop naming, visual identity, and promotional materials, such as: t-shirts, brooches, eco bags and whatsapp campaigns.
id UFU_1556d0e5276d8d343108eed245a301f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/32326
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Construção de marca e materiais de divulgação para CSA UberlândiaAgricultura familiarDesign gráficoIdentidade visualImagotipoPublicidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThe Community Supported Agriculture (CSA) is an alternative system of agricultural production based on sustainable agrarian development, as well as the direct flow of organic products to the consumer, creating a direct relationship between producers and consumers. Despite being a promising production system, CSA faces several challenges, both in relation to unfair competition with large-scale intensive agriculture, and in relation to society's lack of knowledge about the production system and ways of associating to this system. Given this scenario, the present word aimed to generate a Visual Identity and promotional materials for CSA Uberlândia, inaugurated in 2017, in order to formalize it as a personality in the market. To this end, the work was divided into two stages, the first being theoretical, based on studies and methodologies of the themes (intensive agricultural, alternative agricultural, organic agriculture, familiar agriculture, development of visual identity, green branding, green consumer, marketing, and publicity), provided the basis for the generation of the second stage, related to development of graphic materials. From the visits made to the CSA Uberlândia unit and the briefing, it was possible to obtain the necessary reflections and information to develop naming, visual identity, and promotional materials, such as: t-shirts, brooches, eco bags and whatsapp campaigns.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) é um sistema alternativo de produção agrícola baseado no desenvolvimento agrário sustentável bem como no escoamento de produtos orgânicos de forma direta ao consumidor, criando uma relação direta entre quem produz e quem consome os produtos. Apesar de ser um estilo de produção promissor, a CSA enfrenta diversos desafios, tanto em relação à concorrência desleal com a agricultura intensiva de grande escala, quanto em relação à falta de conhecimento da sociedade a respeito do sistema de produção e das formas de se associar a este sistema. Diante deste cenário, o presente trabalho teve como objetivo gerar uma Identidade Visual e materiais de divulgação para a CSA Uberlândia, inaugurada em 2017, a fim de formalizá-la enquanto personalidade no mercado. Para tal, o trabalho foi dividido em duas etapas, sendo a primeira teórica, a qual a partir de estudos e metodologias dos temas (agricultura intensiva, agricultura alternativa, agricultura orgânica, agricultura familiar, desenvolvimento de identidade visual, green branding, consumidor verde, marketing e publicidade), deu embasamento para a geração da segunda etapa, relacionada ao desenvolvimento dos materiais gráficos. A partir das visitas realizadas à unidade CSA Uberlândia e do briefing foi possível colher as informações e reflexões necessárias para o desenvolvimento do naming, identidade visual e materiais de divulgação como: camisetas, broches, sacolas ecológicas e campanhas para whatsapp.Universidade Federal de UberlândiaBrasilDesignBarbosa, Samuel Borgeshttp://lattes.cnpq.br/8252421635756891Barbosa, Samuel BorgesPantaleão, Lucas FarinelliRocha, Brunno de PaivaSouza, Rita Maria de2021-07-01T23:10:33Z2021-07-01T23:10:33Z2021-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Rita Maria de. Construção de marca e materiais de divulgação para CSA de Uberlândia. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32326porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-07-02T06:22:03Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/32326Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-07-02T06:22:03Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia
title Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia
spellingShingle Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia
Souza, Rita Maria de
Agricultura familiar
Design gráfico
Identidade visual
Imagotipo
Publicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia
title_full Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia
title_fullStr Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia
title_full_unstemmed Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia
title_sort Construção de marca e materiais de divulgação para CSA Uberlândia
author Souza, Rita Maria de
author_facet Souza, Rita Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Samuel Borges
http://lattes.cnpq.br/8252421635756891
Barbosa, Samuel Borges
Pantaleão, Lucas Farinelli
Rocha, Brunno de Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rita Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Design gráfico
Identidade visual
Imagotipo
Publicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Agricultura familiar
Design gráfico
Identidade visual
Imagotipo
Publicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The Community Supported Agriculture (CSA) is an alternative system of agricultural production based on sustainable agrarian development, as well as the direct flow of organic products to the consumer, creating a direct relationship between producers and consumers. Despite being a promising production system, CSA faces several challenges, both in relation to unfair competition with large-scale intensive agriculture, and in relation to society's lack of knowledge about the production system and ways of associating to this system. Given this scenario, the present word aimed to generate a Visual Identity and promotional materials for CSA Uberlândia, inaugurated in 2017, in order to formalize it as a personality in the market. To this end, the work was divided into two stages, the first being theoretical, based on studies and methodologies of the themes (intensive agricultural, alternative agricultural, organic agriculture, familiar agriculture, development of visual identity, green branding, green consumer, marketing, and publicity), provided the basis for the generation of the second stage, related to development of graphic materials. From the visits made to the CSA Uberlândia unit and the briefing, it was possible to obtain the necessary reflections and information to develop naming, visual identity, and promotional materials, such as: t-shirts, brooches, eco bags and whatsapp campaigns.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-01T23:10:33Z
2021-07-01T23:10:33Z
2021-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Rita Maria de. Construção de marca e materiais de divulgação para CSA de Uberlândia. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32326
identifier_str_mv SOUZA, Rita Maria de. Construção de marca e materiais de divulgação para CSA de Uberlândia. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Design
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711325099982848