Qual a qualidade e a segurança da informação fornecida nos demonstrativos de prestação de contas na percepção de síndicos e de condôminos?
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34426 |
Resumo: | Equiparados a entidades sem finalidade de lucros e dispensados da escrituração contábil completa, os condomínios são obrigados, por força de lei, a prestar contas à massa condominial, pelo menos, uma vez ao ano em assembleia especialmente convocada para esse fim. Para que as informações referentes à prestação de contas cheguem aos usuários de forma clara, sejam relevantes e úteis, é necessário que os demonstrativos sejam elaborados com qualidade e segurança, preservando a realidade dos fatos contábeis. Diante disso, o presente estudo teve a finalidade de compreender como os síndicos de condomínios da cidade de Uberlândia-MG avaliam as informações disponibilizadas nos relatórios de prestação de contas confeccionados por uma empresa administradora de condomínios e se essas informações são suficientemente seguras, transparentes e fiéis à realidade, de modo que sejam repassadas aos condôminos ou a outros interessados sem causar dúvidas ou prejuízos a tomadas de decisão. A metodologia adotada foi classificada como pesquisa descritiva e qualitativa, sendo aplicado um questionário aos síndicos de diferentes condomínios, obtendo uma amostra de 14 respondentes, em que se buscou identificar os índices da percepção de qualidade das informações. Com o resultado, foi possível compreender as dificuldades de entendimento, evidenciar diferenças de opiniões e verificar erros. Esperou-se contribuir com este trabalho para a melhoria dos serviços prestados aos condomínios no que tange à informação contábil, gerando transparência e valor, facilitando o entendimento dos mais diversos públicos, além de auxiliar os síndicos com informações relevantes para o controle atual e planejamento futuro, implicando, assim, uma gestão mais eficiente. |
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2022-03-30T18:06:30Z2022-03-30T18:06:30Z2022-03-28GONÇALVES, Kênia Nunes. Qual a qualidade e a segurança da informação fornecida nos demonstrativos de prestação de contas na percepção de síndicos e de condôminos? 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34426Equiparados a entidades sem finalidade de lucros e dispensados da escrituração contábil completa, os condomínios são obrigados, por força de lei, a prestar contas à massa condominial, pelo menos, uma vez ao ano em assembleia especialmente convocada para esse fim. Para que as informações referentes à prestação de contas cheguem aos usuários de forma clara, sejam relevantes e úteis, é necessário que os demonstrativos sejam elaborados com qualidade e segurança, preservando a realidade dos fatos contábeis. Diante disso, o presente estudo teve a finalidade de compreender como os síndicos de condomínios da cidade de Uberlândia-MG avaliam as informações disponibilizadas nos relatórios de prestação de contas confeccionados por uma empresa administradora de condomínios e se essas informações são suficientemente seguras, transparentes e fiéis à realidade, de modo que sejam repassadas aos condôminos ou a outros interessados sem causar dúvidas ou prejuízos a tomadas de decisão. A metodologia adotada foi classificada como pesquisa descritiva e qualitativa, sendo aplicado um questionário aos síndicos de diferentes condomínios, obtendo uma amostra de 14 respondentes, em que se buscou identificar os índices da percepção de qualidade das informações. Com o resultado, foi possível compreender as dificuldades de entendimento, evidenciar diferenças de opiniões e verificar erros. Esperou-se contribuir com este trabalho para a melhoria dos serviços prestados aos condomínios no que tange à informação contábil, gerando transparência e valor, facilitando o entendimento dos mais diversos públicos, além de auxiliar os síndicos com informações relevantes para o controle atual e planejamento futuro, implicando, assim, uma gestão mais eficiente.Equated with non-profit entities and exempted from complete bookkeeping, condominiums are required, by law, to report to the condominium mass at least once a year at a meeting specially convened for this purpose. In order for the information regarding the rendering of accounts to reach users in a clear, relevant and useful way, it is necessary that the statements be prepared with quality and security, preserving the reality of the accounting facts. Therefore, the present study aimed to understand how condominium managers in the city of Uberlândia-MG evaluate the information provided in the accountability reports prepared by a condominium management company and if this information is sufficiently secure, transparent and faithful. to reality, so that they are passed on to the tenants or other interested parties without causing doubts or prejudice to decision-making. The methodology adopted was classified as descriptive and qualitative research, with a questionnaire being applied to the trustees of different condominiums, obtaining a sample of 14 respondents, in which we sought to identify the indices of the perception of quality of the information. With the result, it was possible to understand the difficulties of understanding, highlight differences of opinion and verify errors. It was hoped to contribute with this work to the improvement of services provided to condominiums with regard to accounting information, generating transparency and value, facilitating the understanding of the most diverse audiences, in addition to assisting the trustees with relevant information for current control and future planning, thus implying a more efficient management.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaCiências ContábeisBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoAdministrationCondomíniosCondominiumsPrestação de serviçosService provisionQualidadeQualityQual a qualidade e a segurança da informação fornecida nos demonstrativos de prestação de contas na percepção de síndicos e de condôminos?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMartins, Vidigal Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/1277666006560671Blind ReviewxBlind ReviewxGonçalves, Kênia Nunes31110722360info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALQualQualidadeSegurança.pdfQualQualidadeSegurança.pdfapplication/pdf1260174https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34426/1/QualQualidadeSeguran%c3%a7a.pdfde847ef35ea3e961b2d8bae12b892ce4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34426/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52TEXTQualQualidadeSegurança.pdf.txtQualQualidadeSegurança.pdf.txtExtracted texttext/plain56995https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34426/3/QualQualidadeSeguran%c3%a7a.pdf.txta20bde93ad55344a4bda686c590683c6MD53THUMBNAILQualQualidadeSegurança.pdf.jpgQualQualidadeSegurança.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34426/4/QualQualidadeSeguran%c3%a7a.pdf.jpge4212c5fab4769d706fc23cc90e32e07MD54123456789/344262022-03-31 03:15:04.202oai:repositorio.ufu.br:123456789/34426w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLCBhbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvLiBQb3IgZmF2b3IsIGxlaWEgYSBsaWNlbsOnYSBhdGVudGFtZW50ZS4gQ2FzbyBuZWNlc3NpdGUgZGUgYWxndW0gZXNjbGFyZWNpbWVudG8gZW50cmUgZW0gY29udGF0byBhdHJhdsOpcyBkbyBlLW1haWwgIHJlcG9zaXRvcmlvQHVmdS5ici4KCkxJQ0VOw4dBIERFIERJU1RSSUJVScOHw4NPIE7Dg08tRVhDTFVTSVZBCgpBbyBhc3NpbmFyIGUgZW50cmVnYXIgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgby9hIFNyLi9TcmEuIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpOgoKYSkgQ29uY2VkZSDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kgcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBVYmVybMOibmRpYSwgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIFViZXJsw6JuZGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldShzKSBub21lKHMpIGNvbW8gbyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IgKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuCg==Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-03-31T06:15:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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