Nas brechas da indústria fonográfica: o fenômeno da pirataria de discos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Christiano Rangel dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19364
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
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spelling Nas brechas da indústria fonográfica: o fenômeno da pirataria de discosMúsica PopularPiratariaIndústria fonográficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar a expansão da pirataria de discos, no âmbito da indústria fonográfica brasileira, considerando aspectos que envolvem a produção, a divulgação e o consumo. Nos últimos anos, a pirataria de discos cresceu vertiginosamente, atingindo patamares de vendagens que superam o das gravadoras, levando a indústria fonográfica nacional a uma de suas maiores crises. A popularização do compact disc (CD), associada à forma como a indústria dita oficial passou a atuar a partir dos anos 1990, contribuiu para a intensificação da pirataria fonográfica a níveis jamais alcançados na história da música industrializada no país. A adoção do CD pelo mercado pirata ocasionou num salto qualitativo e quantitativo em relação às fitas cassetes, as quais eram até então o suporte fonográfico usado para a realização de cópias piratas. As unidades musicais piratas tornaram-se cada dia mais presentes em diversos espaços sociais como feiras, calçadas, camelódromos, postos de gasolina, rodoviárias, entre outros. As interpretações mais comuns sobre a pirataria de discos veiculadas pela mídia apontam os preços altos praticados pelas gravadoras e a condescendência do governo como os principais fatores que levaram a tal situação. Foi por acreditar que se trata de um processo mais complexo que procurei investigar a pirataria de discos, considerando outros aspectos inerentes à forma como atuam as companhias fonográficas – que vão além da questão do preço –, e as transformações socioculturais que se manifestam no período estudado. Com recorte temporal, situado entre 1994 aos dias atuais, iniciando com o ano em que surgem os primeiros CDs piratas de artistas nacionais, estendendo a investigação ao momento atual, marcado pela crise no setor fonográfico tradicional.Universidade Federal de UberlândiaBrasilHistóriaBessa, Karla Adriana MartinsAlem, João MarcosRibeiro, GetúlioSantos, Christiano Rangel dos2017-08-07T20:10:56Z2017-08-07T20:10:56Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Christiano Rangel dos. Nas brechas da indústria fonográfica: o fenômeno da pirataria de discos. 2007. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/19364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2018-05-03T14:50:33Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/19364Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2018-05-03T14:50:33Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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