Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500 |
Resumo: | The study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics. |
id |
UFU_194fbf4c521679ee97c4703d4d6b6f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/41040 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatísticaA didactic sequence for teaching concepts in probability and statisticsSequência DidáticaSequência de Ensino-AprendizagemPesquisa Baseada em DesignTeoria das Situações DidáticasDidactic SequenceTeaching-Learning SequenceSearch Based in DesignTheory of Didactic SituationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCiências - Estudo e ensinoProbabilidadesEstatística matemáticaEducação básicaODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.The study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics.Dissertação (Mestrado)O estudo de Probabilidade e Estatística na Educação Básica tem sido alvo de pesquisas realizadas por diversos educadores. Um dos desafios nesta área se refere às dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado dos conceitos básicos, embora o tema deva ser abordado desde as séries iniciais. Desta forma, este trabalho apresenta a elaboração de uma Sequência Didática envolvendo diversas atividades para a sistematização dos conceitos da probabilidade e estatística. Estas tarefas estão fundamentadas na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Para alcançar tal objetivo, o desafio foi como se daria a construção desta sequência. Para isso, foram propostas situações, organizadas em uma Sequência de Ensino-Aprendizagem, apoiada na metodologia baseada em design instrucional. Esta envolve um processo interativo de desenho, implementação e redesenho de sequência didática. As atividades foram organizadas no produto educacional intitulado Ensino de Probabilidade e Estatística através de Experimentos que aborda os conceitos como aleatoriedade, probabilidade clássica e frequentista, eventos equiprováveis, dependentes e independentes. A análise dos resultados obtidos permitiu, mediante a teoria adotada, identificar as dificuldades que os alunos demonstraram nos conceitos desenvolvidos. Os resultados mostraram que a sequência didática contribui para a compreensão e articulação, gradativamente, de alguns conceitos da Probabilidade e Estatística.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Martins, Débora Coimbrahttp://lattes.cnpq.br/1842712024021897Bittar, Marilenahttp://lattes.cnpq.br/0836684545511633Jafelice, Rosana Sueli da Mottahttp://lattes.cnpq.br/4014114406515905Rosa, Bruno Castilho2024-01-25T13:30:35Z2024-01-25T13:30:35Z2023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-28T19:04:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41040Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-28T19:04:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística A didactic sequence for teaching concepts in probability and statistics |
title |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística |
spellingShingle |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística Rosa, Bruno Castilho Sequência Didática Sequência de Ensino-Aprendizagem Pesquisa Baseada em Design Teoria das Situações Didáticas Didactic Sequence Teaching-Learning Sequence Search Based in Design Theory of Didactic Situations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ciências - Estudo e ensino Probabilidades Estatística matemática Educação básica ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. |
title_short |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística |
title_full |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística |
title_sort |
Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística |
author |
Rosa, Bruno Castilho |
author_facet |
Rosa, Bruno Castilho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Débora Coimbra http://lattes.cnpq.br/1842712024021897 Bittar, Marilena http://lattes.cnpq.br/0836684545511633 Jafelice, Rosana Sueli da Motta http://lattes.cnpq.br/4014114406515905 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Bruno Castilho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática Sequência de Ensino-Aprendizagem Pesquisa Baseada em Design Teoria das Situações Didáticas Didactic Sequence Teaching-Learning Sequence Search Based in Design Theory of Didactic Situations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ciências - Estudo e ensino Probabilidades Estatística matemática Educação básica ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. |
topic |
Sequência Didática Sequência de Ensino-Aprendizagem Pesquisa Baseada em Design Teoria das Situações Didáticas Didactic Sequence Teaching-Learning Sequence Search Based in Design Theory of Didactic Situations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Ciências - Estudo e ensino Probabilidades Estatística matemática Educação básica ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. |
description |
The study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-21 2024-01-25T13:30:35Z 2024-01-25T13:30:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500 |
identifier_str_mv |
ROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711583957745664 |