Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Bruno Castilho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500
Resumo: The study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics.
id UFU_194fbf4c521679ee97c4703d4d6b6f52
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41040
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatísticaA didactic sequence for teaching concepts in probability and statisticsSequência DidáticaSequência de Ensino-AprendizagemPesquisa Baseada em DesignTeoria das Situações DidáticasDidactic SequenceTeaching-Learning SequenceSearch Based in DesignTheory of Didactic SituationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCiências - Estudo e ensinoProbabilidadesEstatística matemáticaEducação básicaODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.The study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics.Dissertação (Mestrado)O estudo de Probabilidade e Estatística na Educação Básica tem sido alvo de pesquisas realizadas por diversos educadores. Um dos desafios nesta área se refere às dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado dos conceitos básicos, embora o tema deva ser abordado desde as séries iniciais. Desta forma, este trabalho apresenta a elaboração de uma Sequência Didática envolvendo diversas atividades para a sistematização dos conceitos da probabilidade e estatística. Estas tarefas estão fundamentadas na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Para alcançar tal objetivo, o desafio foi como se daria a construção desta sequência. Para isso, foram propostas situações, organizadas em uma Sequência de Ensino-Aprendizagem, apoiada na metodologia baseada em design instrucional. Esta envolve um processo interativo de desenho, implementação e redesenho de sequência didática. As atividades foram organizadas no produto educacional intitulado Ensino de Probabilidade e Estatística através de Experimentos que aborda os conceitos como aleatoriedade, probabilidade clássica e frequentista, eventos equiprováveis, dependentes e independentes. A análise dos resultados obtidos permitiu, mediante a teoria adotada, identificar as dificuldades que os alunos demonstraram nos conceitos desenvolvidos. Os resultados mostraram que a sequência didática contribui para a compreensão e articulação, gradativamente, de alguns conceitos da Probabilidade e Estatística.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Martins, Débora Coimbrahttp://lattes.cnpq.br/1842712024021897Bittar, Marilenahttp://lattes.cnpq.br/0836684545511633Jafelice, Rosana Sueli da Mottahttp://lattes.cnpq.br/4014114406515905Rosa, Bruno Castilho2024-01-25T13:30:35Z2024-01-25T13:30:35Z2023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-28T19:04:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41040Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-28T19:04:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
A didactic sequence for teaching concepts in probability and statistics
title Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
Rosa, Bruno Castilho
Sequência Didática
Sequência de Ensino-Aprendizagem
Pesquisa Baseada em Design
Teoria das Situações Didáticas
Didactic Sequence
Teaching-Learning Sequence
Search Based in Design
Theory of Didactic Situations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ciências - Estudo e ensino
Probabilidades
Estatística matemática
Educação básica
ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
title_short Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
title_full Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
title_sort Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística
author Rosa, Bruno Castilho
author_facet Rosa, Bruno Castilho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Débora Coimbra
http://lattes.cnpq.br/1842712024021897
Bittar, Marilena
http://lattes.cnpq.br/0836684545511633
Jafelice, Rosana Sueli da Motta
http://lattes.cnpq.br/4014114406515905
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Bruno Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática
Sequência de Ensino-Aprendizagem
Pesquisa Baseada em Design
Teoria das Situações Didáticas
Didactic Sequence
Teaching-Learning Sequence
Search Based in Design
Theory of Didactic Situations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ciências - Estudo e ensino
Probabilidades
Estatística matemática
Educação básica
ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
topic Sequência Didática
Sequência de Ensino-Aprendizagem
Pesquisa Baseada em Design
Teoria das Situações Didáticas
Didactic Sequence
Teaching-Learning Sequence
Search Based in Design
Theory of Didactic Situations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Ciências - Estudo e ensino
Probabilidades
Estatística matemática
Educação básica
ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
description The study of Probability and Statistics in both primary and secondary education has been the subject of research in recent years. One of the challenges for many students in this area is to learn basic concepts, although this topic is mandatory in the initial grades of the educational process. To solve this problem, we present in this work a didactic sequence based on Guy Brousseau’s theory of didactic situations, which includes several activities related to the basic concepts of probability and statistics such as randomness, equiprobability, dependent and independent events, and so on. The proposed didactic sequence contemplates specific situations organized in a teaching-learning sequence based on the principle of instructional design (ID). This involves an iterative process of design, implementation and redesign of the didactic sequence. The proposed situations were included in an educational product entitled "Teaching of Probability and Statistics through Experiments". The results we obtained allowed us to identify the main difficulties faced by the test subjects. In addition, the results showed that the proposed didactic sequence contributed to the understanding and articulation of the concepts studied in the areas of probability and statistics.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21
2024-01-25T13:30:35Z
2024-01-25T13:30:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500
identifier_str_mv ROSA, Bruno Castilho. Uma sequência didática para o ensino de conceitos em probabilidade e estatística. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41040
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711583957745664