“Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Ana Luiza Figueiredo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23883
Resumo: The documentary "Garrincha, Alegria do Povo" presents Manuel Francisco dos Santos, known as Garrincha, after the conquest of the world championship in 1962. Garrincha, right-wing of the Brazilian National Team and Botafogo de Futebol e Regatas, is the protagonist of a documentary in feature film directed by Joaquim Pedro de Andrade, a prominent name in Cinema Novo, a Brazilian cinematographic movement of the 1960s. The film traces a non-traditional narrative, with images of the 1950, 1958 and 1962 World Cups , training and games of Botafogo and Brazilian National Team, the daily life of Garrincha, his city and family, besides the 60’s Rio de Janeiro and the pupular community in love with football. From the film, we performed an analysis with the purpose of analyzing the narrative construction of the documentary from the actants of the Actantial AJ Greimas Model. As a result, we pointed to Garrincha as Subject, Joy as Desire, 1962 World Cup victory as Object, doubt about 1958 as Sender, Brazilian people as Receiver, football as Helper and the 1950 World Cup and Pelé's injury both as Opponents.
id UFU_1bb2ff7f3c7f31b69389300adc37bbc5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/23883
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".GarrinchaPovo BrasileiroCinema NovoGreimasModelo AtuacionalBrazilian PeopleActantial ModelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOThe documentary "Garrincha, Alegria do Povo" presents Manuel Francisco dos Santos, known as Garrincha, after the conquest of the world championship in 1962. Garrincha, right-wing of the Brazilian National Team and Botafogo de Futebol e Regatas, is the protagonist of a documentary in feature film directed by Joaquim Pedro de Andrade, a prominent name in Cinema Novo, a Brazilian cinematographic movement of the 1960s. The film traces a non-traditional narrative, with images of the 1950, 1958 and 1962 World Cups , training and games of Botafogo and Brazilian National Team, the daily life of Garrincha, his city and family, besides the 60’s Rio de Janeiro and the pupular community in love with football. From the film, we performed an analysis with the purpose of analyzing the narrative construction of the documentary from the actants of the Actantial AJ Greimas Model. As a result, we pointed to Garrincha as Subject, Joy as Desire, 1962 World Cup victory as Object, doubt about 1958 as Sender, Brazilian people as Receiver, football as Helper and the 1950 World Cup and Pelé's injury both as Opponents.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O documentário “Garrincha, Alegria do Povo” apresenta a figura de Manuel Francisco dos Santos, o Garrincha, após a conquista do bicampeonato mundial em 1962. Garrincha, ponta-direita da Seleção Brasileira e do Botafogo de Futebol e Regatas, é o protagonista do documentário em longa-metragem dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, nome proeminente do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro dos anos de 1960. O longa traça uma narrativa não tradicional, com imagens das Copas do Mundo de 1950, 1958 e 1962, treinos e jogos do Botafogo e da Seleção, do cotidiano de Garrincha, sua cidade e família, além do Rio de Janeiro da época e o povo, apaixonado pelo futebol. A partir do longa, realizamos uma análise com o objetivo de analisar a construção narrativa do documentário a partir dos actantes do Modelo Atuacional de AJ Greimas. Como resultado, apontamos Garrincha como o Sujeito, a Alegria como Desejo, a vitória na Copa de 1962 como Objeto, a dúvida sobre 1958 como Destinador, o povo brasileiro como Destinatário, o futebol como adjuvante e a Copa de 1950 e a lesão de Pelé como oponentes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilJornalismoVenancio, Rafael Duarte Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3649723115710339Venancio, Rafael Duarte OliveiraTuma, Ana Beatriz CamargoTonus, MirnaAssis, Ana Luiza Figueiredo de2019-01-15T19:28:21Z2019-01-15T19:28:21Z2018-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfASSIS, Ana Luiza Figueiredo de. “Em meia dois foi o Mané...”: Análise Narratológica do Filme “Garrincha, Alegria do Povo”. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-01-15T19:28:21Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/23883Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-01-15T19:28:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".
title “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".
spellingShingle “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".
Assis, Ana Luiza Figueiredo de
Garrincha
Povo Brasileiro
Cinema Novo
Greimas
Modelo Atuacional
Brazilian People
Actantial Model
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".
title_full “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".
title_fullStr “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".
title_full_unstemmed “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".
title_sort “Em meia dois foi o Mané...”: análise narratológica do filme "Garrincha, Alegria do Povo".
author Assis, Ana Luiza Figueiredo de
author_facet Assis, Ana Luiza Figueiredo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Venancio, Rafael Duarte Oliveira
http://lattes.cnpq.br/3649723115710339
Venancio, Rafael Duarte Oliveira
Tuma, Ana Beatriz Camargo
Tonus, Mirna
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Ana Luiza Figueiredo de
dc.subject.por.fl_str_mv Garrincha
Povo Brasileiro
Cinema Novo
Greimas
Modelo Atuacional
Brazilian People
Actantial Model
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Garrincha
Povo Brasileiro
Cinema Novo
Greimas
Modelo Atuacional
Brazilian People
Actantial Model
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The documentary "Garrincha, Alegria do Povo" presents Manuel Francisco dos Santos, known as Garrincha, after the conquest of the world championship in 1962. Garrincha, right-wing of the Brazilian National Team and Botafogo de Futebol e Regatas, is the protagonist of a documentary in feature film directed by Joaquim Pedro de Andrade, a prominent name in Cinema Novo, a Brazilian cinematographic movement of the 1960s. The film traces a non-traditional narrative, with images of the 1950, 1958 and 1962 World Cups , training and games of Botafogo and Brazilian National Team, the daily life of Garrincha, his city and family, besides the 60’s Rio de Janeiro and the pupular community in love with football. From the film, we performed an analysis with the purpose of analyzing the narrative construction of the documentary from the actants of the Actantial AJ Greimas Model. As a result, we pointed to Garrincha as Subject, Joy as Desire, 1962 World Cup victory as Object, doubt about 1958 as Sender, Brazilian people as Receiver, football as Helper and the 1950 World Cup and Pelé's injury both as Opponents.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-11
2019-01-15T19:28:21Z
2019-01-15T19:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSIS, Ana Luiza Figueiredo de. “Em meia dois foi o Mané...”: Análise Narratológica do Filme “Garrincha, Alegria do Povo”. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23883
identifier_str_mv ASSIS, Ana Luiza Figueiredo de. “Em meia dois foi o Mané...”: Análise Narratológica do Filme “Garrincha, Alegria do Povo”. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Jornalismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Jornalismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569592720883712