Femme 7.83 palavras me dão asas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27181 |
Resumo: | Femme 7.83 palavras me dão Asas, surge do meu olhar sobre a contemporaneidade, vindo da Poesia. Este trabalho desconstrói a dor de espinhos que atravessam o corpo “sem órgãos”, que sente tanto, sente muito, por uma busca de apagamento do que nos é imposto, do existir e tornar-se mulher, as marcas de um corpo, em sua poética mais sensível, é corpo político, que constrói um novo discurso, a cada apagar, e renovando as marcas, se descobrindo em ressonância com a Terra, desabrochando em sua identidade. Neste sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso, mostra meu percurso como aluna no curso de Artes, o processo de preparação da obra, a exposição em 2018, relação com a filosofia, a literatura, e o Feminismo em Performance. Os bons encontros, e do resultado desses encontros, de um corpo que pede obra, pode-se dizer que houve a necessidade dele ser a obra, partindo de um Devir poesia, em sua potência, a obra é para afetar, e a quem se deixar afetar, neste mundo sensível, nesse nosso tempo agora. Não foi o objetivo de o trabalho fazer uma análise psicanalítica, mas sim trazer pesquisas pelos caminhos da Arte, com um referencial teórico pautado por Deleuze, que expande os horizontes, com o “Anti-Édipo”, “Elektra”, por meio do qual pude ter mais percepção do corpo imanente, e dos afetos. Lanço mão também da obra de Simone de Beauvoir, “Segundo sexo”, que é existencial, hegeliana (Ernst Hegel, filósofo do século XIX), trata-se de um corpo transcendente, de um devir outro. O processo da obra aqui produzida, não é terapêutico, seu resultado é reproduzir reflexões, e discussões em torno da obra e no que ela nos afeta. Palavras-chave: Poesia. Performance arte. Corpo político. Feminismo. |
id |
UFU_1cc77a0440ed8a4eea01c872598e395d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/27181 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-10-18T16:28:42Z2019-10-18T16:28:42Z2019-10-07ALVES, Tatiana Moreira. Femme 7.83 palavras me dão asas. 2019. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27181Femme 7.83 palavras me dão Asas, surge do meu olhar sobre a contemporaneidade, vindo da Poesia. Este trabalho desconstrói a dor de espinhos que atravessam o corpo “sem órgãos”, que sente tanto, sente muito, por uma busca de apagamento do que nos é imposto, do existir e tornar-se mulher, as marcas de um corpo, em sua poética mais sensível, é corpo político, que constrói um novo discurso, a cada apagar, e renovando as marcas, se descobrindo em ressonância com a Terra, desabrochando em sua identidade. Neste sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso, mostra meu percurso como aluna no curso de Artes, o processo de preparação da obra, a exposição em 2018, relação com a filosofia, a literatura, e o Feminismo em Performance. Os bons encontros, e do resultado desses encontros, de um corpo que pede obra, pode-se dizer que houve a necessidade dele ser a obra, partindo de um Devir poesia, em sua potência, a obra é para afetar, e a quem se deixar afetar, neste mundo sensível, nesse nosso tempo agora. Não foi o objetivo de o trabalho fazer uma análise psicanalítica, mas sim trazer pesquisas pelos caminhos da Arte, com um referencial teórico pautado por Deleuze, que expande os horizontes, com o “Anti-Édipo”, “Elektra”, por meio do qual pude ter mais percepção do corpo imanente, e dos afetos. Lanço mão também da obra de Simone de Beauvoir, “Segundo sexo”, que é existencial, hegeliana (Ernst Hegel, filósofo do século XIX), trata-se de um corpo transcendente, de um devir outro. O processo da obra aqui produzida, não é terapêutico, seu resultado é reproduzir reflexões, e discussões em torno da obra e no que ela nos afeta. Palavras-chave: Poesia. Performance arte. Corpo político. Feminismo.Femme 7.83 - words give me Wings, comes from my look on the contemporary, coming from Poetry. This work deconstructs the pain of thorns that cross the body without an organ that feels so much, feels sorry for a search for erasure of what is imposed on us, to exist and become a woman, the marks of a body, in its most sensitive poetics is a political body, which constructs a new discourse every erasing and renewing the marks, to discover itself in resonance with the Earth, to blossom in its identity. This paper shows my career as a student in the Arts course, the process of preparation of the work, the exhibition in 2018, the relationship with philosophy, literature and the phallus of Feminism in Performance. The good meetings, and the result of these meetings, of a body that asks for work can be said that it was necessary to be the work, starting from a poetry, in its potency, the work is to affect, and to whom to leave affect, in this sensitive world, in our time, now. It was not the purpose of the work to make a psychoanalytical analysis, but rather to search for the paths of Art, with a theoretical framework guided by Deleuze, which expands horizons with the “Anti-Oedipus”, “Elektra”, through which I could have more perception of the body, the affections. I also draw the work of Simone de Beauvoir, “Second sex”, which is existential, Hegelian, deals with a transcendent body. The process of the work produced here is not therapeutic and its result is to reproduce reflections and discussions around the work and in what it affects us. Key-words: Poetry. Performance Art. Political body. Feminism.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)porUniversidade Federal de UberlândiaArtes VisuaisBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASPerformance arteCorpo políticoFeminismoFemme 7.83 palavras me dão asasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAndrade, Marco Antonio Pasqualini dehttp://lattes.cnpq.br/4236535095408406Amitrano, Georgia Cristinahttp://lattes.cnpq.br/5268233265865191Borges, Clarissa Monteirohttp://lattes.cnpq.br/5819729569748981http://lattes.cnpq.br/4248813184165764Alves, Tatiana Moreira76reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52TEXTFemmePalavrasAsas.pdf.txtFemmePalavrasAsas.pdf.txtExtracted texttext/plain103897https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/5/FemmePalavrasAsas.pdf.txt3d7e71bb9595398b7d5022864cdfda98MD55THUMBNAILFemmePalavrasAsas.pdf.jpgFemmePalavrasAsas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/6/FemmePalavrasAsas.pdf.jpg3ae79d9fcdfe5a001bcaa34df3c7afc9MD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53ORIGINALFemmePalavrasAsas.pdfFemmePalavrasAsas.pdfapplication/pdf4685767https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/4/FemmePalavrasAsas.pdf8775fcae27496e714c638b105afa0ce2MD54123456789/271812021-09-14 14:14:54.328oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-14T17:14:54Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Femme 7.83 palavras me dão asas |
title |
Femme 7.83 palavras me dão asas |
spellingShingle |
Femme 7.83 palavras me dão asas Alves, Tatiana Moreira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Performance arte Corpo político Feminismo |
title_short |
Femme 7.83 palavras me dão asas |
title_full |
Femme 7.83 palavras me dão asas |
title_fullStr |
Femme 7.83 palavras me dão asas |
title_full_unstemmed |
Femme 7.83 palavras me dão asas |
title_sort |
Femme 7.83 palavras me dão asas |
author |
Alves, Tatiana Moreira |
author_facet |
Alves, Tatiana Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Andrade, Marco Antonio Pasqualini de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4236535095408406 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Amitrano, Georgia Cristina |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5268233265865191 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Borges, Clarissa Monteiro |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5819729569748981 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4248813184165764 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Tatiana Moreira |
contributor_str_mv |
Andrade, Marco Antonio Pasqualini de Amitrano, Georgia Cristina Borges, Clarissa Monteiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Performance arte Corpo político Feminismo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance arte Corpo político Feminismo |
description |
Femme 7.83 palavras me dão Asas, surge do meu olhar sobre a contemporaneidade, vindo da Poesia. Este trabalho desconstrói a dor de espinhos que atravessam o corpo “sem órgãos”, que sente tanto, sente muito, por uma busca de apagamento do que nos é imposto, do existir e tornar-se mulher, as marcas de um corpo, em sua poética mais sensível, é corpo político, que constrói um novo discurso, a cada apagar, e renovando as marcas, se descobrindo em ressonância com a Terra, desabrochando em sua identidade. Neste sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso, mostra meu percurso como aluna no curso de Artes, o processo de preparação da obra, a exposição em 2018, relação com a filosofia, a literatura, e o Feminismo em Performance. Os bons encontros, e do resultado desses encontros, de um corpo que pede obra, pode-se dizer que houve a necessidade dele ser a obra, partindo de um Devir poesia, em sua potência, a obra é para afetar, e a quem se deixar afetar, neste mundo sensível, nesse nosso tempo agora. Não foi o objetivo de o trabalho fazer uma análise psicanalítica, mas sim trazer pesquisas pelos caminhos da Arte, com um referencial teórico pautado por Deleuze, que expande os horizontes, com o “Anti-Édipo”, “Elektra”, por meio do qual pude ter mais percepção do corpo imanente, e dos afetos. Lanço mão também da obra de Simone de Beauvoir, “Segundo sexo”, que é existencial, hegeliana (Ernst Hegel, filósofo do século XIX), trata-se de um corpo transcendente, de um devir outro. O processo da obra aqui produzida, não é terapêutico, seu resultado é reproduzir reflexões, e discussões em torno da obra e no que ela nos afeta. Palavras-chave: Poesia. Performance arte. Corpo político. Feminismo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-18T16:28:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-18T16:28:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Tatiana Moreira. Femme 7.83 palavras me dão asas. 2019. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27181 |
identifier_str_mv |
ALVES, Tatiana Moreira. Femme 7.83 palavras me dão asas. 2019. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Artes Visuais |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Artes Visuais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/5/FemmePalavrasAsas.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/6/FemmePalavrasAsas.pdf.jpg https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/27181/4/FemmePalavrasAsas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239 3d7e71bb9595398b7d5022864cdfda98 3ae79d9fcdfe5a001bcaa34df3c7afc9 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 8775fcae27496e714c638b105afa0ce2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110453388673024 |