Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Macsiel Nunes Lima
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41652
Resumo: The main goal of this work is to describe an activity developed and present some proposals for activities that approach the topic of Electromagnetic Radiation (ER), in high school, in a contextualized way, through the use of scientific news broadcast in the media and the use of varied teaching resources to enhance learning on the topic. Emphasis was placed on demystifying various pieces of fake news related to the use/application of ER in everyday situations, especially those propagated during the COVID-19 pandemic. In order to provide a theoretical foundation for the topic, we reviewed papers published at the SNEF and EPEF events, as well as scientific articles and e-books dealing with the technical side of ER. The positive results obtained by the author of this work through an approach to the topic in a course (AFIN) in the year 2023, as well as the possibilities and potential of the activities presented and described in this Academic Study, highlight the importance of teaching Physics aimed at a solid scientific literacy of students, contributing to their citizen formation, as recommended in the Educational Guidelines of Brazilian Basic Education.
id UFU_211074de31ff4b7d773e573456cf43f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41652
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicaçãoEnsino de físicaPhysics teachingRadiações eletromagnéticasElectromagnetic radiationFake newsFake NewsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAThe main goal of this work is to describe an activity developed and present some proposals for activities that approach the topic of Electromagnetic Radiation (ER), in high school, in a contextualized way, through the use of scientific news broadcast in the media and the use of varied teaching resources to enhance learning on the topic. Emphasis was placed on demystifying various pieces of fake news related to the use/application of ER in everyday situations, especially those propagated during the COVID-19 pandemic. In order to provide a theoretical foundation for the topic, we reviewed papers published at the SNEF and EPEF events, as well as scientific articles and e-books dealing with the technical side of ER. The positive results obtained by the author of this work through an approach to the topic in a course (AFIN) in the year 2023, as well as the possibilities and potential of the activities presented and described in this Academic Study, highlight the importance of teaching Physics aimed at a solid scientific literacy of students, contributing to their citizen formation, as recommended in the Educational Guidelines of Brazilian Basic Education.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem por objetivo principal descrever uma atividade desenvolvida e apresentar algumas propostas de atividades que abordam o tema Radiações Eletromagnéticas (RE) no Ensino Médio, de maneira contextualizada, através do uso de notícias científicas veiculadas nos meios de comunicação e da utilização de recursos didáticos variados para potencializar o aprendizado do tópico. Foi dada ênfase na desmistificação de diversas fake news relacionadas ao uso/aplicação das RE em situações cotidianas, principalmente as propagadas durante a pandemia da COVID-19. Para a fundamentação teórica do tema, foram feitas Revisões Bibliográficas de trabalhos pulicados nos eventos SNEF e EPEF, além de artigos científicos e e-books que tratam da parte técnica sobre as RE. Os resultados positivos obtidos pelo autor deste trabalho através de uma abordagem do tópico em um cursinho (AFIN) no ano de 2023, assim como as possibilidades e as potencialidades das atividades apresentadas e descritas nesta Monografia, evidenciam a importância de um ensino de Física voltado para uma sólida alfabetização científica dos estudantes, contribuindo para sua formação cidadã, conforme preconizado nas diretrizes educacionais da Educação Básica brasileira.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFísicaGelamo, Emerson Luizhttp://lattes.cnpq.br/5645339553736022Auth, Milton Antoniohttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729Ustra, Sandro Rogério Vargashttp://lattes.cnpq.br/9632550703149729Neves, Macsiel Nunes Lima2024-07-15T17:24:38Z2024-07-15T17:24:38Z2024-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNEVES, Macsiel Nunes Lima. Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41652porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-07-16T06:20:22Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41652Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-07-16T06:20:22Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
title Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
spellingShingle Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
Neves, Macsiel Nunes Lima
Ensino de física
Physics teaching
Radiações eletromagnéticas
Electromagnetic radiation
Fake news
Fake News
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
title_full Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
title_fullStr Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
title_full_unstemmed Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
title_sort Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação
author Neves, Macsiel Nunes Lima
author_facet Neves, Macsiel Nunes Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gelamo, Emerson Luiz
http://lattes.cnpq.br/5645339553736022
Auth, Milton Antonio
http://lattes.cnpq.br/8703276139561729
Ustra, Sandro Rogério Vargas
http://lattes.cnpq.br/9632550703149729
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Macsiel Nunes Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Physics teaching
Radiações eletromagnéticas
Electromagnetic radiation
Fake news
Fake News
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Ensino de física
Physics teaching
Radiações eletromagnéticas
Electromagnetic radiation
Fake news
Fake News
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description The main goal of this work is to describe an activity developed and present some proposals for activities that approach the topic of Electromagnetic Radiation (ER), in high school, in a contextualized way, through the use of scientific news broadcast in the media and the use of varied teaching resources to enhance learning on the topic. Emphasis was placed on demystifying various pieces of fake news related to the use/application of ER in everyday situations, especially those propagated during the COVID-19 pandemic. In order to provide a theoretical foundation for the topic, we reviewed papers published at the SNEF and EPEF events, as well as scientific articles and e-books dealing with the technical side of ER. The positive results obtained by the author of this work through an approach to the topic in a course (AFIN) in the year 2023, as well as the possibilities and potential of the activities presented and described in this Academic Study, highlight the importance of teaching Physics aimed at a solid scientific literacy of students, contributing to their citizen formation, as recommended in the Educational Guidelines of Brazilian Basic Education.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-15T17:24:38Z
2024-07-15T17:24:38Z
2024-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Macsiel Nunes Lima. Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41652
identifier_str_mv NEVES, Macsiel Nunes Lima. Abordagem do tema radiações eletromagnéticas recorrendo a fatos e fakes presentes nos meios de comunicação. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711566580744192