O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Rafael Henrique Gobi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30200
Resumo: Esports are competitively played professionally minded electronic games that have been around since the 1970s, but have become popular over the past two decades. With industry booming, competencies, health and journalism are on the rise. This research was dedicated to analyzing the coverage made by one of the largest esports websites in Brazil, Mais Esports. The coverage analyzed was that of the largest esports championship in terms of popularity, the LoL World Cup, which according to statistics website Esports Charts peaked at 3.7 million simultaneous viewers, excluding viewers from China, the country of the present day. champion. During the research, made from the research model of journalistic blogs developed by Colussi and Miguel (2014), we came to some conclusions. The research shows a specialized press, represented by Mais Esports, which innovates little and has as its priority the content of factual reports, descriptions of sports-style games and little depth. The work explains the need for improvement in journalistic thinking and doing with more depth, innovation and social relevance in its content.
id UFU_21474760bf643974a6cececccede9c4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/30200
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019The journalism of esports: analysis of Mais Esports coverage in the LOL world entry stage - 2019JornalismoEsportsGamesEsportes eletrônicosComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANASEsports are competitively played professionally minded electronic games that have been around since the 1970s, but have become popular over the past two decades. With industry booming, competencies, health and journalism are on the rise. This research was dedicated to analyzing the coverage made by one of the largest esports websites in Brazil, Mais Esports. The coverage analyzed was that of the largest esports championship in terms of popularity, the LoL World Cup, which according to statistics website Esports Charts peaked at 3.7 million simultaneous viewers, excluding viewers from China, the country of the present day. champion. During the research, made from the research model of journalistic blogs developed by Colussi and Miguel (2014), we came to some conclusions. The research shows a specialized press, represented by Mais Esports, which innovates little and has as its priority the content of factual reports, descriptions of sports-style games and little depth. The work explains the need for improvement in journalistic thinking and doing with more depth, innovation and social relevance in its content.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esports são jogos eletrônicos disputados competitivamente com mentalidade profissional, existem desde os anos 70, porém se popularizaram nas últimas duas décadas. Com indústria em crescimento, vertentes nas competições, saúde e no jornalismo estão em ascensão. Essa pesquisa se dedicou a analisar a cobertura feita por um dos maiores sites especializados em esports do brasil, o Mais Esports. A cobertura analisada foi a do maior campeonato de esports em termos de popularidade, o mundial de LoL, que segundo o site de estatísticas Esports Charts teve um pico de 3,7 milhões de espectadores simultâneos, sem incluir os espectadores da China, país do atual campeão. Durante a pesquisa, feita a partir do modelo de investigação de blogs jornalísticos desenvolvido por Colussi e Miguel (2014), chegamos em algumas conclusões. A pesquisa mostra uma imprensa especializada, representada pelo Mais Esports que pouco inova e tem em como prioridade de seu conteúdo relatos factuais, descrições de partidas no estilo de resenha esportiva e parca profundidade. O trabalho explicita a necessidade de melhora no fazer e pensar jornalístico com mais aprofundamento, inovação e relevância social em seu conteúdo.Universidade Federal de UberlândiaBrasilJornalismoPereira, Reinaldo Maximianohttp://lattes.cnpq.br/9537073855507958Carneiro, Rafael Henrique Gobi2020-10-23T17:16:43Z2020-10-23T17:16:43Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARNEIRO, Rafael Henrique Gobi. O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30200porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-27T15:47:51Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30200Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-27T15:47:51Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
The journalism of esports: analysis of Mais Esports coverage in the LOL world entry stage - 2019
title O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
spellingShingle O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
Carneiro, Rafael Henrique Gobi
Jornalismo
Esports
Games
Esportes eletrônicos
Comunicação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
title_full O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
title_fullStr O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
title_full_unstemmed O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
title_sort O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
author Carneiro, Rafael Henrique Gobi
author_facet Carneiro, Rafael Henrique Gobi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Reinaldo Maximiano
http://lattes.cnpq.br/9537073855507958
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Rafael Henrique Gobi
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo
Esports
Games
Esportes eletrônicos
Comunicação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Jornalismo
Esports
Games
Esportes eletrônicos
Comunicação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Esports are competitively played professionally minded electronic games that have been around since the 1970s, but have become popular over the past two decades. With industry booming, competencies, health and journalism are on the rise. This research was dedicated to analyzing the coverage made by one of the largest esports websites in Brazil, Mais Esports. The coverage analyzed was that of the largest esports championship in terms of popularity, the LoL World Cup, which according to statistics website Esports Charts peaked at 3.7 million simultaneous viewers, excluding viewers from China, the country of the present day. champion. During the research, made from the research model of journalistic blogs developed by Colussi and Miguel (2014), we came to some conclusions. The research shows a specialized press, represented by Mais Esports, which innovates little and has as its priority the content of factual reports, descriptions of sports-style games and little depth. The work explains the need for improvement in journalistic thinking and doing with more depth, innovation and social relevance in its content.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10
2020-10-23T17:16:43Z
2020-10-23T17:16:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Rafael Henrique Gobi. O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30200
identifier_str_mv CARNEIRO, Rafael Henrique Gobi. O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Jornalismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Jornalismo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569615331328000