O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30200 |
Resumo: | Esports are competitively played professionally minded electronic games that have been around since the 1970s, but have become popular over the past two decades. With industry booming, competencies, health and journalism are on the rise. This research was dedicated to analyzing the coverage made by one of the largest esports websites in Brazil, Mais Esports. The coverage analyzed was that of the largest esports championship in terms of popularity, the LoL World Cup, which according to statistics website Esports Charts peaked at 3.7 million simultaneous viewers, excluding viewers from China, the country of the present day. champion. During the research, made from the research model of journalistic blogs developed by Colussi and Miguel (2014), we came to some conclusions. The research shows a specialized press, represented by Mais Esports, which innovates little and has as its priority the content of factual reports, descriptions of sports-style games and little depth. The work explains the need for improvement in journalistic thinking and doing with more depth, innovation and social relevance in its content. |
id |
UFU_21474760bf643974a6cececccede9c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/30200 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019The journalism of esports: analysis of Mais Esports coverage in the LOL world entry stage - 2019JornalismoEsportsGamesEsportes eletrônicosComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANASEsports are competitively played professionally minded electronic games that have been around since the 1970s, but have become popular over the past two decades. With industry booming, competencies, health and journalism are on the rise. This research was dedicated to analyzing the coverage made by one of the largest esports websites in Brazil, Mais Esports. The coverage analyzed was that of the largest esports championship in terms of popularity, the LoL World Cup, which according to statistics website Esports Charts peaked at 3.7 million simultaneous viewers, excluding viewers from China, the country of the present day. champion. During the research, made from the research model of journalistic blogs developed by Colussi and Miguel (2014), we came to some conclusions. The research shows a specialized press, represented by Mais Esports, which innovates little and has as its priority the content of factual reports, descriptions of sports-style games and little depth. The work explains the need for improvement in journalistic thinking and doing with more depth, innovation and social relevance in its content.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esports são jogos eletrônicos disputados competitivamente com mentalidade profissional, existem desde os anos 70, porém se popularizaram nas últimas duas décadas. Com indústria em crescimento, vertentes nas competições, saúde e no jornalismo estão em ascensão. Essa pesquisa se dedicou a analisar a cobertura feita por um dos maiores sites especializados em esports do brasil, o Mais Esports. A cobertura analisada foi a do maior campeonato de esports em termos de popularidade, o mundial de LoL, que segundo o site de estatísticas Esports Charts teve um pico de 3,7 milhões de espectadores simultâneos, sem incluir os espectadores da China, país do atual campeão. Durante a pesquisa, feita a partir do modelo de investigação de blogs jornalísticos desenvolvido por Colussi e Miguel (2014), chegamos em algumas conclusões. A pesquisa mostra uma imprensa especializada, representada pelo Mais Esports que pouco inova e tem em como prioridade de seu conteúdo relatos factuais, descrições de partidas no estilo de resenha esportiva e parca profundidade. O trabalho explicita a necessidade de melhora no fazer e pensar jornalístico com mais aprofundamento, inovação e relevância social em seu conteúdo.Universidade Federal de UberlândiaBrasilJornalismoPereira, Reinaldo Maximianohttp://lattes.cnpq.br/9537073855507958Carneiro, Rafael Henrique Gobi2020-10-23T17:16:43Z2020-10-23T17:16:43Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCARNEIRO, Rafael Henrique Gobi. O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30200porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-27T15:47:51Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/30200Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-27T15:47:51Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019 The journalism of esports: analysis of Mais Esports coverage in the LOL world entry stage - 2019 |
title |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019 |
spellingShingle |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019 Carneiro, Rafael Henrique Gobi Jornalismo Esports Games Esportes eletrônicos Comunicação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019 |
title_full |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019 |
title_fullStr |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019 |
title_full_unstemmed |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019 |
title_sort |
O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019 |
author |
Carneiro, Rafael Henrique Gobi |
author_facet |
Carneiro, Rafael Henrique Gobi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Reinaldo Maximiano http://lattes.cnpq.br/9537073855507958 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Rafael Henrique Gobi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Esports Games Esportes eletrônicos Comunicação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Jornalismo Esports Games Esportes eletrônicos Comunicação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
Esports are competitively played professionally minded electronic games that have been around since the 1970s, but have become popular over the past two decades. With industry booming, competencies, health and journalism are on the rise. This research was dedicated to analyzing the coverage made by one of the largest esports websites in Brazil, Mais Esports. The coverage analyzed was that of the largest esports championship in terms of popularity, the LoL World Cup, which according to statistics website Esports Charts peaked at 3.7 million simultaneous viewers, excluding viewers from China, the country of the present day. champion. During the research, made from the research model of journalistic blogs developed by Colussi and Miguel (2014), we came to some conclusions. The research shows a specialized press, represented by Mais Esports, which innovates little and has as its priority the content of factual reports, descriptions of sports-style games and little depth. The work explains the need for improvement in journalistic thinking and doing with more depth, innovation and social relevance in its content. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 2020-10-23T17:16:43Z 2020-10-23T17:16:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARNEIRO, Rafael Henrique Gobi. O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30200 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, Rafael Henrique Gobi. O jornalismo de esports: análise da cobertura do Mais Esports na fase de entrada do mundial de LOL - 2019. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Jornalismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Jornalismo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569615331328000 |