Os eventos de esports em Natal (RN)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34633 |
Resumo: | A cidade de Natal (RN) é conhecida como Cidade do Sol e vem se caracterizando como a Cidade do Esports. Esports ou esporte eletrônico são competições de vídeo game que acabam reúnem muitas pessoas nesse modelo de lazer. Assim como outras competições dos esportes tradicionais, esses eventos precisam de espaços para ser realizados. São nesses espaços em que estruturas são montadas para receber diversos grupos de pessoas, algumas para competir, outras para assistir as atrações do evento. Junto com as pessoas, emergem culturas e diferentes interações que no espaço geográfico. Com o estudo geográfico desse fenômeno, interpretamos a formação desses novos fluxos que vêm se formando na cidade de Natal. Desde o ano de 2016, Natal sedia a que hoje é a maior liga de Esports do Nordeste, a Digicom. Além de trazer pessoas de fora do estado para competir, esse evento também é responsável pela inclusão social de inúmeras pessoas, interessadas por esses esportes, até então novos, e que ocupam locais como o estádio da Copa do Mundo, a Arena das Dunas. A monografia é a primeira a fazer uma análise geográfica do fenômeno do Esports na cidade de Natal e mostra como os conceitos geográficos podem ser utilizados, além dos espaços e análises tradicionais, buscando assim compreender esse fenômeno moderno sob uma perspectiva geográfica. |
id |
UFRN_c56a66ad731e019dd55aa1a4ebe3eb1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34633 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Luiz Henrique SIlvaSousa, Sílvio Braz deSouza, Alyson Matheus de CarvalhoDozena, Alessandro2021-04-27T00:02:25Z2021-09-20T13:42:29Z2021-04-27T00:02:25Z2021-09-20T13:42:29Z2021-04-2320170088055MARTINS, Luiz Henrique Silva. Os eventos de esports em Natal (RN). 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34633A cidade de Natal (RN) é conhecida como Cidade do Sol e vem se caracterizando como a Cidade do Esports. Esports ou esporte eletrônico são competições de vídeo game que acabam reúnem muitas pessoas nesse modelo de lazer. Assim como outras competições dos esportes tradicionais, esses eventos precisam de espaços para ser realizados. São nesses espaços em que estruturas são montadas para receber diversos grupos de pessoas, algumas para competir, outras para assistir as atrações do evento. Junto com as pessoas, emergem culturas e diferentes interações que no espaço geográfico. Com o estudo geográfico desse fenômeno, interpretamos a formação desses novos fluxos que vêm se formando na cidade de Natal. Desde o ano de 2016, Natal sedia a que hoje é a maior liga de Esports do Nordeste, a Digicom. Além de trazer pessoas de fora do estado para competir, esse evento também é responsável pela inclusão social de inúmeras pessoas, interessadas por esses esportes, até então novos, e que ocupam locais como o estádio da Copa do Mundo, a Arena das Dunas. A monografia é a primeira a fazer uma análise geográfica do fenômeno do Esports na cidade de Natal e mostra como os conceitos geográficos podem ser utilizados, além dos espaços e análises tradicionais, buscando assim compreender esse fenômeno moderno sob uma perspectiva geográfica.The city of Natal / RN is known as the city of the Sun and is now walking towards being the city of esports. Esports or electronic sports are video game competitions that end up bringing countless people to this leisure model, as well as other traditional sports competitions, these events need spaces to be held, and it is in these spaces where structures are set up to receive different groups of people, some to compete others to watch the attractions of the event. Along with people, different cultures and interactions come to occur in space, with the geographic study of this phenomenon, it is possible to interpret the formation of these new flows that have been forming in the city of Natal. Since 2016, Natal has hosted what is today the largest esports league in the Northeast, Digicom. This event that in addition to bringing people from outside the state to compete, is also responsible for the social inclusion of countless people who are curious about these hitherto new sports, occupying large territories such as the Arena das Dunas world cup stadium. work is the first to make a geographic analysis of the phenomenon of esports in the city of Natal and how geographic concepts can be used in addition to traditional spaces and analyzes, thus seeking to give Geography another space to understand this modern phenomenon.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilGeografiaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEsports. Geografia. Digicom. Inclusão social.Esports. Geography. Digicom. Social inclusion.Os eventos de esports em Natal (RN)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEventosEsportsNatal_Martins_2021.pdfapplication/pdf1161206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34633/1/EventosEsportsNatal_Martins_2021.pdf1c4df01243b880de0b13e86621e03154MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34633/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34633/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTEventosdeEsportsemNatal_Martins_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain47008https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34633/4/EventosdeEsportsemNatal_Martins_2021.pdf.txt5350c96efb26ce068613a01a1796578bMD54123456789/346332023-02-24 17:10:42.525oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-24T20:10:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os eventos de esports em Natal (RN) |
title |
Os eventos de esports em Natal (RN) |
spellingShingle |
Os eventos de esports em Natal (RN) Martins, Luiz Henrique SIlva Esports. Geografia. Digicom. Inclusão social. Esports. Geography. Digicom. Social inclusion. |
title_short |
Os eventos de esports em Natal (RN) |
title_full |
Os eventos de esports em Natal (RN) |
title_fullStr |
Os eventos de esports em Natal (RN) |
title_full_unstemmed |
Os eventos de esports em Natal (RN) |
title_sort |
Os eventos de esports em Natal (RN) |
author |
Martins, Luiz Henrique SIlva |
author_facet |
Martins, Luiz Henrique SIlva |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Sousa, Sílvio Braz de |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Souza, Alyson Matheus de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Luiz Henrique SIlva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dozena, Alessandro |
contributor_str_mv |
Dozena, Alessandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esports. Geografia. Digicom. Inclusão social. Esports. Geography. Digicom. Social inclusion. |
topic |
Esports. Geografia. Digicom. Inclusão social. Esports. Geography. Digicom. Social inclusion. |
description |
A cidade de Natal (RN) é conhecida como Cidade do Sol e vem se caracterizando como a Cidade do Esports. Esports ou esporte eletrônico são competições de vídeo game que acabam reúnem muitas pessoas nesse modelo de lazer. Assim como outras competições dos esportes tradicionais, esses eventos precisam de espaços para ser realizados. São nesses espaços em que estruturas são montadas para receber diversos grupos de pessoas, algumas para competir, outras para assistir as atrações do evento. Junto com as pessoas, emergem culturas e diferentes interações que no espaço geográfico. Com o estudo geográfico desse fenômeno, interpretamos a formação desses novos fluxos que vêm se formando na cidade de Natal. Desde o ano de 2016, Natal sedia a que hoje é a maior liga de Esports do Nordeste, a Digicom. Além de trazer pessoas de fora do estado para competir, esse evento também é responsável pela inclusão social de inúmeras pessoas, interessadas por esses esportes, até então novos, e que ocupam locais como o estádio da Copa do Mundo, a Arena das Dunas. A monografia é a primeira a fazer uma análise geográfica do fenômeno do Esports na cidade de Natal e mostra como os conceitos geográficos podem ser utilizados, além dos espaços e análises tradicionais, buscando assim compreender esse fenômeno moderno sob uma perspectiva geográfica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-27T00:02:25Z 2021-09-20T13:42:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-27T00:02:25Z 2021-09-20T13:42:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
20170088055 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Luiz Henrique Silva. Os eventos de esports em Natal (RN). 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34633 |
identifier_str_mv |
20170088055 MARTINS, Luiz Henrique Silva. Os eventos de esports em Natal (RN). 2021. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34633/1/EventosEsportsNatal_Martins_2021.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34633/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34633/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34633/4/EventosdeEsportsemNatal_Martins_2021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c4df01243b880de0b13e86621e03154 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888 5350c96efb26ce068613a01a1796578b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832817719214080 |