O Serviço Social no atendimento aos usuários nas Unidades de Atendimento Integrado de Uberlândia (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Patrícia Aparecida Zuza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29336
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3310
Resumo: As políticas de saúde historicamente se constituem como um vultoso espaço de atuação do assistente social, e desde a implementação do Sistema Único de Saúde, essas políticas têm ampliado consideravelmente um campo de atuação para o Serviço Social através do aumento na demanda de serviços e benefícios assistenciais. O estudo que deu origem a essa dissertação teve como objetivo principal demonstrar as implicações dos processos de trabalho no cotidiano dos assistentes sociais inseridos nas Unidades de Atendimento Integrado no município de Uberlândia (MG). Trata-se de uma pesquisa com metodologia mista. Para a coleta de dados qualitativos foram utilizados uma entrevista individual semiestruturada e para os dados quantitativos foram extraídos os procedimentos de atendimento do assistente social lançados no Sistema de Gestão em Saúde FastMedic entre 2016 e 2017. Fizeram parte deste estudo 8 profissionais de Serviço Social, selecionados através de sorteio. Foi possível observar uma predominância de mulheres, casadas, com tempo de trabalho entre 1 e 10 anos e vínculo celetista. As entrevistas possibilitaram a formação de três núcleos de sentido: 1) Ações do assistente social, 2) Fatores limitantes da atuação do assistente social, e 3) Fontes de adoecimento no trabalho realizado pelo assistente social. O estudo concluiu que o assistente social tem avançado no seu papel de garantidor dos direitos dos usuários da saúde e na integração das equipes multidisciplinares. Além disso, foi notório que o processo de trabalho nas Unidades de Atendimento Integrado também é promotor de sofrimento, uma vez que insere o profissional em ambientes de trabalho incapazes de garantir as condições para o desenvolvimento adequado de sua atuação.
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O estudo que deu origem a essa dissertação teve como objetivo principal demonstrar as implicações dos processos de trabalho no cotidiano dos assistentes sociais inseridos nas Unidades de Atendimento Integrado no município de Uberlândia (MG). Trata-se de uma pesquisa com metodologia mista. Para a coleta de dados qualitativos foram utilizados uma entrevista individual semiestruturada e para os dados quantitativos foram extraídos os procedimentos de atendimento do assistente social lançados no Sistema de Gestão em Saúde FastMedic entre 2016 e 2017. Fizeram parte deste estudo 8 profissionais de Serviço Social, selecionados através de sorteio. Foi possível observar uma predominância de mulheres, casadas, com tempo de trabalho entre 1 e 10 anos e vínculo celetista. As entrevistas possibilitaram a formação de três núcleos de sentido: 1) Ações do assistente social, 2) Fatores limitantes da atuação do assistente social, e 3) Fontes de adoecimento no trabalho realizado pelo assistente social. O estudo concluiu que o assistente social tem avançado no seu papel de garantidor dos direitos dos usuários da saúde e na integração das equipes multidisciplinares. Além disso, foi notório que o processo de trabalho nas Unidades de Atendimento Integrado também é promotor de sofrimento, uma vez que insere o profissional em ambientes de trabalho incapazes de garantir as condições para o desenvolvimento adequado de sua atuação.Health policies have historically been constituted in field of social assistance. Since its implementation in the Unified Health System, public policies to support social work are supported by the increase in the demand for services and benefits. The main objective was the involvement of the work processes in the daily routine of social workers in the Integrated Care Units, Uberlândia (MG). The design of this study was a mixed methodology. For qualitative data collection, semi-structured individual interviews were used, and for quantitative data were extracted from the social worker procedures in the FastMedic Health Management System, between 2016 and 2017. Eight Social Service professionals selected through a random. It was developed a predominance of married women, with work time between 1 and 10 years and the contract holder. Trips enable a three-way sense to be formed: 1) Social worker actions, 2) Limiting factors of social activity, and 3) Free work sources performed by the social worker. The study concluded that social worker has advanced in its role of guarantor of rights of health users and the integration of multidisciplinary teams. In addition, the work in the Integrated Care Units as a promoter of suffer regarding work environmentsDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional)BrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEServiços de saúdeAssistente SocialSaúde do trabalhadorHealth ServiceSocial workersOccupational HealthO Serviço Social no atendimento aos usuários nas Unidades de Atendimento Integrado de Uberlândia (MG)Social Service in the servisse to users in the Integrated Service Units in Uberlândia (MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisColesanti, Marlene Teresinha de Munohttp://lattes.cnpq.br/8646428883709643Rodrigues, Elisângela de Azevedo Silvahttp://lattes.cnpq.br/4421484969341881Morais, Maria Maura dehttp://lattes.cnpq.br/7100431572930200http://lattes.cnpq.br/1337052546503871Moraes, Patrícia Aparecida Zuza50info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALServicoSocialAtendimento.pdfServicoSocialAtendimento.pdfapplication/pdf951373https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29336/1/ServicoSocialAtendimento.pdf3a385703e0ec2492abbd5a08cf570d60MD51TEXTServicoSocialAtendimento.pdf.txtServicoSocialAtendimento.pdf.txtExtracted texttext/plain112446https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29336/3/ServicoSocialAtendimento.pdf.txtb02882891968748fdac574d7f31341e1MD53THUMBNAILServicoSocialAtendimento.pdf.jpgServicoSocialAtendimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29336/4/ServicoSocialAtendimento.pdf.jpgf6b856388647ad1d818f467fe630583bMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29336/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52123456789/293362020-05-15 03:17:36.579oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-05-15T06:17:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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