A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Leticia Spirandelli de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37799
Resumo: In this present work, the objective was to investigate the experience of anguish in its different manifestations, seeking through psychoanalysis theory explanations based on a certain metapsychology in order to clarify the arising of that affection. An attempt was made to run through a land of void as a movement of desire. The discussion about anguish was understood in a first chapter through a conceptual review based on the theoretical-clinical contributions of Sigmund Freud and Donald Winnicott. In a second moment, for a better practical elucidation of this phenomenon, were used artistic elements that mobilize a field where the representation of the non-symbolic, of the emptiness of anguish, is possible. Cinema allows the spectator to insert himself into a kind of artificial neurosis by situating the image of the self based on the image of the other. Therefore, it was through the filmography of director Chantal Akerman, in her experimental style, that we came across the representation of nothingness through characters that belonged nowhere, that were expatriates, displaced, from any and every place. For that, four of the filmmaker's movies were analyzed, which the presence of an intimate strangeness crossed by a non-existence was observed, thinking about Winnicott's approach, crossed by unthinkable agonies.
id UFU_2377e630a24a5d10a6e9d88713dae20a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/37799
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanáliseThe intimate strangeness of not belonging: a look at Chantal Akerman's filmography crossed by the concept of anguish in psychoanalysisChantal AkermanAgonias ImpensáveisUnheimlicheCinemaPsicanáliseUnthinkable AgoniesPsychoanalysisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAIn this present work, the objective was to investigate the experience of anguish in its different manifestations, seeking through psychoanalysis theory explanations based on a certain metapsychology in order to clarify the arising of that affection. An attempt was made to run through a land of void as a movement of desire. The discussion about anguish was understood in a first chapter through a conceptual review based on the theoretical-clinical contributions of Sigmund Freud and Donald Winnicott. In a second moment, for a better practical elucidation of this phenomenon, were used artistic elements that mobilize a field where the representation of the non-symbolic, of the emptiness of anguish, is possible. Cinema allows the spectator to insert himself into a kind of artificial neurosis by situating the image of the self based on the image of the other. Therefore, it was through the filmography of director Chantal Akerman, in her experimental style, that we came across the representation of nothingness through characters that belonged nowhere, that were expatriates, displaced, from any and every place. For that, four of the filmmaker's movies were analyzed, which the presence of an intimate strangeness crossed by a non-existence was observed, thinking about Winnicott's approach, crossed by unthinkable agonies.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Neste presente trabalho, objetivou-se a investigar a experiência da angústia em suas diferentes manifestações, buscando através da teoria psicanalítica explicações fundamentadas numa certa metapsicologia no intuito de esclarecer o surgimento daquele afeto. Tentou-se percorrer um terreno da ausência enquanto movimentação do desejo. A discussão sobre a angústia foi entendida em um primeiro capítulo por meio de uma revisão conceitual a partir das contribuições teórico-clínicas de Sigmund Freud e Donald Winnicott. Em um segundo momento, para melhor elucidação prática desse fenômeno, recorreu-se a elementos artísticos que mobilizam um campo onde se faz possível a representação do não simbólico, do vazio da angústia. O cinema permite que o espectador se insira numa espécie de neurose artificial por situar a imagem do eu a partir da imagem do outro. Sendo assim, foi através da filmografia da diretora Chantal Akerman, em seus filmes-ensaios, onde se deparou com a representação do nada através de personagens que não pertenciam a lugar algum, que eram expatriados, deslocados, de todo e qualquer lugar. Para tanto, foram analisados quatro filmes da cineasta, por meio dos quais observou-se a presença de uma estranheza íntima atravessada por uma não existência, pensando-se na abordagem de Winnicott, atravessada de agonias impensáveis.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaGomide, Ana Paula de Ávilahttp://lattes.cnpq.br/3745695265266949Próchno, Caio César Souza Camargohttp://lattes.cnpq.br/5936138715408727Silva, Luiz Carlos Avelino dahttp://lattes.cnpq.br/8679228167054333Queiroz, Leticia Spirandelli de2023-05-03T15:11:31Z2023-05-03T15:11:31Z2023-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQUEIROZ, Letícia Spirandelli de. (2023). A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) . Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37799porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-05-04T06:17:10Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37799Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-05-04T06:17:10Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
The intimate strangeness of not belonging: a look at Chantal Akerman's filmography crossed by the concept of anguish in psychoanalysis
title A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
spellingShingle A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
Queiroz, Leticia Spirandelli de
Chantal Akerman
Agonias Impensáveis
Unheimliche
Cinema
Psicanálise
Unthinkable Agonies
Psychoanalysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
title_short A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
title_full A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
title_fullStr A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
title_full_unstemmed A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
title_sort A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise
author Queiroz, Leticia Spirandelli de
author_facet Queiroz, Leticia Spirandelli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomide, Ana Paula de Ávila
http://lattes.cnpq.br/3745695265266949
Próchno, Caio César Souza Camargo
http://lattes.cnpq.br/5936138715408727
Silva, Luiz Carlos Avelino da
http://lattes.cnpq.br/8679228167054333
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Leticia Spirandelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Chantal Akerman
Agonias Impensáveis
Unheimliche
Cinema
Psicanálise
Unthinkable Agonies
Psychoanalysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
topic Chantal Akerman
Agonias Impensáveis
Unheimliche
Cinema
Psicanálise
Unthinkable Agonies
Psychoanalysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
description In this present work, the objective was to investigate the experience of anguish in its different manifestations, seeking through psychoanalysis theory explanations based on a certain metapsychology in order to clarify the arising of that affection. An attempt was made to run through a land of void as a movement of desire. The discussion about anguish was understood in a first chapter through a conceptual review based on the theoretical-clinical contributions of Sigmund Freud and Donald Winnicott. In a second moment, for a better practical elucidation of this phenomenon, were used artistic elements that mobilize a field where the representation of the non-symbolic, of the emptiness of anguish, is possible. Cinema allows the spectator to insert himself into a kind of artificial neurosis by situating the image of the self based on the image of the other. Therefore, it was through the filmography of director Chantal Akerman, in her experimental style, that we came across the representation of nothingness through characters that belonged nowhere, that were expatriates, displaced, from any and every place. For that, four of the filmmaker's movies were analyzed, which the presence of an intimate strangeness crossed by a non-existence was observed, thinking about Winnicott's approach, crossed by unthinkable agonies.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03T15:11:31Z
2023-05-03T15:11:31Z
2023-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Letícia Spirandelli de. (2023). A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) . Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37799
identifier_str_mv QUEIROZ, Letícia Spirandelli de. (2023). A estranheza íntima do não pertencer: um olhar para filmografia de Chantal Akerman atravessado pelo conceito de angústia na psicanálise. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) . Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569627144585216