Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286 |
Resumo: | This study begins the search for an understanding of dramaturgy for the puppet theater. Based on the recognition of the specificities of this category of theater, it is realized that literary dramaturgy does not include all the needs of discursive techniques used by this form of spectacle. Considering the relationship between the actor and the puppet, the physical aspects of the puppet, the manipulation techinic, used, among others aspects. The contemporary conception of dramaturgy ends up being the best that will encompass the movement of theatricality in which the current puppet theater is inserted. For a more detailed analysis of how this dramaturgy can be built, these shows were surveyed: Pinocchio, of the Giramundo group, and O cavaleiro da triste figura, of the Catibrum group. The poetic proposals of these two groups from Belo Horizonte are similar and are distinguished by a series of issues, but serve as examples of ways to use the dramaturgy of puppet theater in Brazil today. |
id |
UFU_2466bdfca1d5feff61d7f7d7dc698e8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/12286 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e CatibrumTeatro de animaçãoDramaturgiaGiramundoCatibrumPuppet theaterDramaturgyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis study begins the search for an understanding of dramaturgy for the puppet theater. Based on the recognition of the specificities of this category of theater, it is realized that literary dramaturgy does not include all the needs of discursive techniques used by this form of spectacle. Considering the relationship between the actor and the puppet, the physical aspects of the puppet, the manipulation techinic, used, among others aspects. The contemporary conception of dramaturgy ends up being the best that will encompass the movement of theatricality in which the current puppet theater is inserted. For a more detailed analysis of how this dramaturgy can be built, these shows were surveyed: Pinocchio, of the Giramundo group, and O cavaleiro da triste figura, of the Catibrum group. The poetic proposals of these two groups from Belo Horizonte are similar and are distinguished by a series of issues, but serve as examples of ways to use the dramaturgy of puppet theater in Brazil today.Mestre em ArtesEssa pesquisa se inicia na busca da compreensão de uma dramaturgia para o teatro de animação. A partir de um reconhecimento de especificidades desse teatro, percebe-se que a dramaturgia como texto não abarcaria todas as necessidades que essa forma de espetáculo se utiliza como técnicas discursivas. Compreendendo, portanto, relações como a do ator com o boneco, a constituição física do boneco, a técnica empregada na manipulação, entre outros. A concepção contemporânea de dramaturgia acaba sendo a que melhor vai abarcar o movimento de teatralidade em que se insere o teatro de animação atual. Para uma análise mais detalhada de como essa dramaturgia pode ser construída, foram pesquisados os espetáculos: Pinocchio, do grupo Giramundo; e O cavaleiro da triste figura, do grupo Catibrum. As propostas poéticas desses dois grupos belo-horizontinos se refletem e se afastam por uma série de questões, mas servem como exemplos de maneiras de uso da dramaturgia do teatro de bonecos atual no Brasil.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em ArtesLinguística, Letras e ArtesUFUArantes, Luiz Humberto Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7Machado, Irlei Margarete Cruzhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728H4Alcure, Adriana Schneiderhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763766D3Júlio, Larissa Miranda2016-06-22T18:31:22Z2011-10-262016-06-22T18:31:22Z2011-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfJÚLIO, Larissa Miranda. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-06-20T10:57:39Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12286Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-06-20T10:57:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum |
title |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum |
spellingShingle |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum Júlio, Larissa Miranda Teatro de animação Dramaturgia Giramundo Catibrum Puppet theater Dramaturgy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum |
title_full |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum |
title_fullStr |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum |
title_full_unstemmed |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum |
title_sort |
Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum |
author |
Júlio, Larissa Miranda |
author_facet |
Júlio, Larissa Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arantes, Luiz Humberto Martins http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7 Machado, Irlei Margarete Cruz http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728H4 Alcure, Adriana Schneider http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763766D3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júlio, Larissa Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro de animação Dramaturgia Giramundo Catibrum Puppet theater Dramaturgy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
Teatro de animação Dramaturgia Giramundo Catibrum Puppet theater Dramaturgy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
This study begins the search for an understanding of dramaturgy for the puppet theater. Based on the recognition of the specificities of this category of theater, it is realized that literary dramaturgy does not include all the needs of discursive techniques used by this form of spectacle. Considering the relationship between the actor and the puppet, the physical aspects of the puppet, the manipulation techinic, used, among others aspects. The contemporary conception of dramaturgy ends up being the best that will encompass the movement of theatricality in which the current puppet theater is inserted. For a more detailed analysis of how this dramaturgy can be built, these shows were surveyed: Pinocchio, of the Giramundo group, and O cavaleiro da triste figura, of the Catibrum group. The poetic proposals of these two groups from Belo Horizonte are similar and are distinguished by a series of issues, but serve as examples of ways to use the dramaturgy of puppet theater in Brazil today. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-26 2011-08-16 2016-06-22T18:31:22Z 2016-06-22T18:31:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JÚLIO, Larissa Miranda. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286 |
identifier_str_mv |
JÚLIO, Larissa Miranda. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Artes Linguística, Letras e Artes UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Artes Linguística, Letras e Artes UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711587968548864 |