Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júlio, Larissa Miranda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286
Resumo: This study begins the search for an understanding of dramaturgy for the puppet theater. Based on the recognition of the specificities of this category of theater, it is realized that literary dramaturgy does not include all the needs of discursive techniques used by this form of spectacle. Considering the relationship between the actor and the puppet, the physical aspects of the puppet, the manipulation techinic, used, among others aspects. The contemporary conception of dramaturgy ends up being the best that will encompass the movement of theatricality in which the current puppet theater is inserted. For a more detailed analysis of how this dramaturgy can be built, these shows were surveyed: Pinocchio, of the Giramundo group, and O cavaleiro da triste figura, of the Catibrum group. The poetic proposals of these two groups from Belo Horizonte are similar and are distinguished by a series of issues, but serve as examples of ways to use the dramaturgy of puppet theater in Brazil today.
id UFU_2466bdfca1d5feff61d7f7d7dc698e8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/12286
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e CatibrumTeatro de animaçãoDramaturgiaGiramundoCatibrumPuppet theaterDramaturgyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESThis study begins the search for an understanding of dramaturgy for the puppet theater. Based on the recognition of the specificities of this category of theater, it is realized that literary dramaturgy does not include all the needs of discursive techniques used by this form of spectacle. Considering the relationship between the actor and the puppet, the physical aspects of the puppet, the manipulation techinic, used, among others aspects. The contemporary conception of dramaturgy ends up being the best that will encompass the movement of theatricality in which the current puppet theater is inserted. For a more detailed analysis of how this dramaturgy can be built, these shows were surveyed: Pinocchio, of the Giramundo group, and O cavaleiro da triste figura, of the Catibrum group. The poetic proposals of these two groups from Belo Horizonte are similar and are distinguished by a series of issues, but serve as examples of ways to use the dramaturgy of puppet theater in Brazil today.Mestre em ArtesEssa pesquisa se inicia na busca da compreensão de uma dramaturgia para o teatro de animação. A partir de um reconhecimento de especificidades desse teatro, percebe-se que a dramaturgia como texto não abarcaria todas as necessidades que essa forma de espetáculo se utiliza como técnicas discursivas. Compreendendo, portanto, relações como a do ator com o boneco, a constituição física do boneco, a técnica empregada na manipulação, entre outros. A concepção contemporânea de dramaturgia acaba sendo a que melhor vai abarcar o movimento de teatralidade em que se insere o teatro de animação atual. Para uma análise mais detalhada de como essa dramaturgia pode ser construída, foram pesquisados os espetáculos: Pinocchio, do grupo Giramundo; e O cavaleiro da triste figura, do grupo Catibrum. As propostas poéticas desses dois grupos belo-horizontinos se refletem e se afastam por uma série de questões, mas servem como exemplos de maneiras de uso da dramaturgia do teatro de bonecos atual no Brasil.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em ArtesLinguística, Letras e ArtesUFUArantes, Luiz Humberto Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7Machado, Irlei Margarete Cruzhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728H4Alcure, Adriana Schneiderhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763766D3Júlio, Larissa Miranda2016-06-22T18:31:22Z2011-10-262016-06-22T18:31:22Z2011-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfJÚLIO, Larissa Miranda. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2017-06-20T10:57:39Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/12286Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2017-06-20T10:57:39Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
title Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
spellingShingle Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
Júlio, Larissa Miranda
Teatro de animação
Dramaturgia
Giramundo
Catibrum
Puppet theater
Dramaturgy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
title_full Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
title_fullStr Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
title_full_unstemmed Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
title_sort Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum
author Júlio, Larissa Miranda
author_facet Júlio, Larissa Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arantes, Luiz Humberto Martins
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7
Machado, Irlei Margarete Cruz
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728H4
Alcure, Adriana Schneider
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763766D3
dc.contributor.author.fl_str_mv Júlio, Larissa Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de animação
Dramaturgia
Giramundo
Catibrum
Puppet theater
Dramaturgy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic Teatro de animação
Dramaturgia
Giramundo
Catibrum
Puppet theater
Dramaturgy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This study begins the search for an understanding of dramaturgy for the puppet theater. Based on the recognition of the specificities of this category of theater, it is realized that literary dramaturgy does not include all the needs of discursive techniques used by this form of spectacle. Considering the relationship between the actor and the puppet, the physical aspects of the puppet, the manipulation techinic, used, among others aspects. The contemporary conception of dramaturgy ends up being the best that will encompass the movement of theatricality in which the current puppet theater is inserted. For a more detailed analysis of how this dramaturgy can be built, these shows were surveyed: Pinocchio, of the Giramundo group, and O cavaleiro da triste figura, of the Catibrum group. The poetic proposals of these two groups from Belo Horizonte are similar and are distinguished by a series of issues, but serve as examples of ways to use the dramaturgy of puppet theater in Brazil today.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-26
2011-08-16
2016-06-22T18:31:22Z
2016-06-22T18:31:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv JÚLIO, Larissa Miranda. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286
identifier_str_mv JÚLIO, Larissa Miranda. Dramaturgia em movimento: tendências poéticas no teatro de animação dos grupos Giramundo e Catibrum. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Artes
Linguística, Letras e Artes
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Artes
Linguística, Letras e Artes
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569721800589312