Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Alves Resende
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42305
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de seleção de linhagens e populações segregantes para fibra marrom, originadas de cruzamentos interespecíficos. Os experimentos foram conduzidos na fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia no Município de Uberlândia-MG, durante o ano agrícola de 2005/2006. Foram avaliadas populações segregantes oriundas de progênies de cruzamento interespecífico (Gossypium hirsutum x Gossypium barbadense) envolvendo parentais Gossypium hirsutum (cultivares IAC 20, Epamig-5 Precoce 1, IAC 22 e Liça) e retrocruzadas à espécie Gossypium hirsutum. Foram realizados dois ensaios, um para avaliação de populações segregantes e outro para abertura de linhas de progênies. O delineamento experimental (primeiro teste) foi o de blocos casualizados, com dezoito tratamentos e quatro repetições. Cada parcela constituída de duas linhas de 5,0 m de comprimento e 0,90 m de espaçamento entre linhas. Foi colhido um capulho por planta, com um mínimo de 40 capulhos por tratamentos para avaliação e seleção. Fez-se o levantamento do "stand" das populações, e do número de plantas brancas para se obter as freqüências gênicas. Além disso, foram obtidas a média da altura das populações e a produtividade. Para o ensaio de teste de progênies, foram abertas linhas de progênies sem dimensionamento, segundo a quantidade de sementes disponíveis de ensaios anteriores selecionados perante avaliações. Para o ensaio de populações segregantes os resultados destacam as populações 2 e 14 (39,54% e 35,54% de fibra, respectivamente) que contêm 87,5% de genes de G. hirsutum (EPAMIG 5 e IAC). Para o ensaio de teste de progênies a maioria das populações apresentou valores aceitáveis para porcentagem de fibra e com variabilidade para a execução de seleções.
id UFU_2a85dece1ed2aa04f819763ad036e632
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/42305
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marromMelhoramentoAlgodãoFibra MarromCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAO presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de seleção de linhagens e populações segregantes para fibra marrom, originadas de cruzamentos interespecíficos. Os experimentos foram conduzidos na fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia no Município de Uberlândia-MG, durante o ano agrícola de 2005/2006. Foram avaliadas populações segregantes oriundas de progênies de cruzamento interespecífico (Gossypium hirsutum x Gossypium barbadense) envolvendo parentais Gossypium hirsutum (cultivares IAC 20, Epamig-5 Precoce 1, IAC 22 e Liça) e retrocruzadas à espécie Gossypium hirsutum. Foram realizados dois ensaios, um para avaliação de populações segregantes e outro para abertura de linhas de progênies. O delineamento experimental (primeiro teste) foi o de blocos casualizados, com dezoito tratamentos e quatro repetições. Cada parcela constituída de duas linhas de 5,0 m de comprimento e 0,90 m de espaçamento entre linhas. Foi colhido um capulho por planta, com um mínimo de 40 capulhos por tratamentos para avaliação e seleção. Fez-se o levantamento do "stand" das populações, e do número de plantas brancas para se obter as freqüências gênicas. Além disso, foram obtidas a média da altura das populações e a produtividade. Para o ensaio de teste de progênies, foram abertas linhas de progênies sem dimensionamento, segundo a quantidade de sementes disponíveis de ensaios anteriores selecionados perante avaliações. Para o ensaio de populações segregantes os resultados destacam as populações 2 e 14 (39,54% e 35,54% de fibra, respectivamente) que contêm 87,5% de genes de G. hirsutum (EPAMIG 5 e IAC). Para o ensaio de teste de progênies a maioria das populações apresentou valores aceitáveis para porcentagem de fibra e com variabilidade para a execução de seleções.Universidade Federal de UberlândiaAgronomiaJúlio César Viglioni PennaPaulo Alves Resende2024-08-20T17:42:58Z2024-08-20T17:42:58Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-19T22:13:33Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/42305Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-19T22:13:33Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom
title Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom
spellingShingle Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom
Paulo Alves Resende
Melhoramento
Algodão
Fibra Marrom
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
title_short Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom
title_full Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom
title_fullStr Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom
title_full_unstemmed Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom
title_sort Melhoramento do algodoeiro anual de fibra de cor marrom
author Paulo Alves Resende
author_facet Paulo Alves Resende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júlio César Viglioni Penna
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Alves Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Melhoramento
Algodão
Fibra Marrom
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
topic Melhoramento
Algodão
Fibra Marrom
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
description O presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de seleção de linhagens e populações segregantes para fibra marrom, originadas de cruzamentos interespecíficos. Os experimentos foram conduzidos na fazenda Capim Branco, da Universidade Federal de Uberlândia no Município de Uberlândia-MG, durante o ano agrícola de 2005/2006. Foram avaliadas populações segregantes oriundas de progênies de cruzamento interespecífico (Gossypium hirsutum x Gossypium barbadense) envolvendo parentais Gossypium hirsutum (cultivares IAC 20, Epamig-5 Precoce 1, IAC 22 e Liça) e retrocruzadas à espécie Gossypium hirsutum. Foram realizados dois ensaios, um para avaliação de populações segregantes e outro para abertura de linhas de progênies. O delineamento experimental (primeiro teste) foi o de blocos casualizados, com dezoito tratamentos e quatro repetições. Cada parcela constituída de duas linhas de 5,0 m de comprimento e 0,90 m de espaçamento entre linhas. Foi colhido um capulho por planta, com um mínimo de 40 capulhos por tratamentos para avaliação e seleção. Fez-se o levantamento do "stand" das populações, e do número de plantas brancas para se obter as freqüências gênicas. Além disso, foram obtidas a média da altura das populações e a produtividade. Para o ensaio de teste de progênies, foram abertas linhas de progênies sem dimensionamento, segundo a quantidade de sementes disponíveis de ensaios anteriores selecionados perante avaliações. Para o ensaio de populações segregantes os resultados destacam as populações 2 e 14 (39,54% e 35,54% de fibra, respectivamente) que contêm 87,5% de genes de G. hirsutum (EPAMIG 5 e IAC). Para o ensaio de teste de progênies a maioria das populações apresentou valores aceitáveis para porcentagem de fibra e com variabilidade para a execução de seleções.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2024-08-20T17:42:58Z
2024-08-20T17:42:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42305
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Agronomia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711282708152320