Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60 |
Resumo: | This study aimed to investigate the reception of the comedies of the Venetian playwright Carlo Goldoni in Brazilian theater of the twentieth century, above all, from the moment of aesthetic affirmation and criticism of the so-called \"modern Brazilian theater.\" Since the early years of the 1940s until the mid-1970s, the comedies of Goldoni were rescued by artists in various initiatives as able to dialogue with Brazilian society at different historical moments. We realized that the reception of his work in Brazil was different shades as the artistic, political and cultural issues were altered. In addition, the comedies of Goldoni allowed us to investigate the different views on the comic genre in the history of Brazilian theater, especially on their popular sources. The different treatments of popular comic contained within the Goldoni\'s work carried out by several Brazilian artists allowed us to question the hierarchy built on comedy in historical interpretations of modern Brazilian theater. |
id |
UFU_2ac1574974ac75a61494bb7c32dcbf0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/16329 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XXCarlo GoldoniComédiaFontes popularesTeatro brasileiro modernoHistória e teatro - BrasilTeatro e sociedade - Brasil - HistóriaGoldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretaçãoComedyPopular sourcesModern brazilian theaterCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis study aimed to investigate the reception of the comedies of the Venetian playwright Carlo Goldoni in Brazilian theater of the twentieth century, above all, from the moment of aesthetic affirmation and criticism of the so-called \"modern Brazilian theater.\" Since the early years of the 1940s until the mid-1970s, the comedies of Goldoni were rescued by artists in various initiatives as able to dialogue with Brazilian society at different historical moments. We realized that the reception of his work in Brazil was different shades as the artistic, political and cultural issues were altered. In addition, the comedies of Goldoni allowed us to investigate the different views on the comic genre in the history of Brazilian theater, especially on their popular sources. The different treatments of popular comic contained within the Goldoni\'s work carried out by several Brazilian artists allowed us to question the hierarchy built on comedy in historical interpretations of modern Brazilian theater.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDoutor em HistóriaO presente trabalho teve por objetivo investigar a recepção das comédias do dramaturgo veneziano Carlo Goldoni no teatro brasileiro do século XX, sobretudo, a partir do momento de afirmação estética e crítica do que se convencionou chamar teatro brasileiro moderno . Desde os primeiros anos da década de 1940 até meados da década de 1970, as comédias de Goldoni foram resgatadas por artistas em iniciativas diversas como capazes de dialogar com a sociedade brasileira em diferentes momentos históricos. Assim, pudemos perceber que a recepção da sua obra no Brasil adquiriu tonalidades distintas à medida que as questões artísticas, políticas e culturais se alteravam. Além disso, as comédias de Goldoni nos permitiram investigar os diferentes olhares sobre o gênero cômico na historiografia do teatro brasileiro, especialmente, sobre as suas fontes populares. Os diferentes tratamentos da comicidade popular contidas no interior da obra de Goldoni realizados por diversos artistas brasileiros nos permitiram questionar a hierarquia construída sobre a comédia nas interpretações históricas do teatro brasileiro moderno.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em HistóriaCiências HumanasUFURamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Costa, Rodrigo de Freitashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4Vieira, Thaís Leãohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1Souza, Julierme Sebastião Moraishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216955J4Duarte, André Luis Bertelli2016-06-22T18:45:35Z2015-05-152016-06-22T18:45:35Z2015-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfDUARTE, André Luis Bertelli. Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX. 2015. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-03-03T15:31:04Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/16329Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-03-03T15:31:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX |
title |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX |
spellingShingle |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX Duarte, André Luis Bertelli Carlo Goldoni Comédia Fontes populares Teatro brasileiro moderno História e teatro - Brasil Teatro e sociedade - Brasil - História Goldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretação Comedy Popular sources Modern brazilian theater CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX |
title_full |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX |
title_fullStr |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX |
title_full_unstemmed |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX |
title_sort |
Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX |
author |
Duarte, André Luis Bertelli |
author_facet |
Duarte, André Luis Bertelli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Rosangela Patriota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4 Costa, Rodrigo de Freitas http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6 Ramos, Alcides Freire http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4 Vieira, Thaís Leão http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1 Souza, Julierme Sebastião Morais http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216955J4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, André Luis Bertelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carlo Goldoni Comédia Fontes populares Teatro brasileiro moderno História e teatro - Brasil Teatro e sociedade - Brasil - História Goldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretação Comedy Popular sources Modern brazilian theater CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Carlo Goldoni Comédia Fontes populares Teatro brasileiro moderno História e teatro - Brasil Teatro e sociedade - Brasil - História Goldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretação Comedy Popular sources Modern brazilian theater CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This study aimed to investigate the reception of the comedies of the Venetian playwright Carlo Goldoni in Brazilian theater of the twentieth century, above all, from the moment of aesthetic affirmation and criticism of the so-called \"modern Brazilian theater.\" Since the early years of the 1940s until the mid-1970s, the comedies of Goldoni were rescued by artists in various initiatives as able to dialogue with Brazilian society at different historical moments. We realized that the reception of his work in Brazil was different shades as the artistic, political and cultural issues were altered. In addition, the comedies of Goldoni allowed us to investigate the different views on the comic genre in the history of Brazilian theater, especially on their popular sources. The different treatments of popular comic contained within the Goldoni\'s work carried out by several Brazilian artists allowed us to question the hierarchy built on comedy in historical interpretations of modern Brazilian theater. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-15 2015-04-10 2016-06-22T18:45:35Z 2016-06-22T18:45:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUARTE, André Luis Bertelli. Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX. 2015. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60 |
identifier_str_mv |
DUARTE, André Luis Bertelli. Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX. 2015. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em História Ciências Humanas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em História Ciências Humanas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569601334935552 |