Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, André Luis Bertelli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60
Resumo: This study aimed to investigate the reception of the comedies of the Venetian playwright Carlo Goldoni in Brazilian theater of the twentieth century, above all, from the moment of aesthetic affirmation and criticism of the so-called \"modern Brazilian theater.\" Since the early years of the 1940s until the mid-1970s, the comedies of Goldoni were rescued by artists in various initiatives as able to dialogue with Brazilian society at different historical moments. We realized that the reception of his work in Brazil was different shades as the artistic, political and cultural issues were altered. In addition, the comedies of Goldoni allowed us to investigate the different views on the comic genre in the history of Brazilian theater, especially on their popular sources. The different treatments of popular comic contained within the Goldoni\'s work carried out by several Brazilian artists allowed us to question the hierarchy built on comedy in historical interpretations of modern Brazilian theater.
id UFU_2ac1574974ac75a61494bb7c32dcbf0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/16329
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XXCarlo GoldoniComédiaFontes popularesTeatro brasileiro modernoHistória e teatro - BrasilTeatro e sociedade - Brasil - HistóriaGoldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretaçãoComedyPopular sourcesModern brazilian theaterCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAThis study aimed to investigate the reception of the comedies of the Venetian playwright Carlo Goldoni in Brazilian theater of the twentieth century, above all, from the moment of aesthetic affirmation and criticism of the so-called \"modern Brazilian theater.\" Since the early years of the 1940s until the mid-1970s, the comedies of Goldoni were rescued by artists in various initiatives as able to dialogue with Brazilian society at different historical moments. We realized that the reception of his work in Brazil was different shades as the artistic, political and cultural issues were altered. In addition, the comedies of Goldoni allowed us to investigate the different views on the comic genre in the history of Brazilian theater, especially on their popular sources. The different treatments of popular comic contained within the Goldoni\'s work carried out by several Brazilian artists allowed us to question the hierarchy built on comedy in historical interpretations of modern Brazilian theater.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDoutor em HistóriaO presente trabalho teve por objetivo investigar a recepção das comédias do dramaturgo veneziano Carlo Goldoni no teatro brasileiro do século XX, sobretudo, a partir do momento de afirmação estética e crítica do que se convencionou chamar teatro brasileiro moderno . Desde os primeiros anos da década de 1940 até meados da década de 1970, as comédias de Goldoni foram resgatadas por artistas em iniciativas diversas como capazes de dialogar com a sociedade brasileira em diferentes momentos históricos. Assim, pudemos perceber que a recepção da sua obra no Brasil adquiriu tonalidades distintas à medida que as questões artísticas, políticas e culturais se alteravam. Além disso, as comédias de Goldoni nos permitiram investigar os diferentes olhares sobre o gênero cômico na historiografia do teatro brasileiro, especialmente, sobre as suas fontes populares. Os diferentes tratamentos da comicidade popular contidas no interior da obra de Goldoni realizados por diversos artistas brasileiros nos permitiram questionar a hierarquia construída sobre a comédia nas interpretações históricas do teatro brasileiro moderno.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em HistóriaCiências HumanasUFURamos, Rosangela Patriotahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4Costa, Rodrigo de Freitashttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6Ramos, Alcides Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4Vieira, Thaís Leãohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1Souza, Julierme Sebastião Moraishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216955J4Duarte, André Luis Bertelli2016-06-22T18:45:35Z2015-05-152016-06-22T18:45:35Z2015-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfDUARTE, André Luis Bertelli. Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX. 2015. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-03-03T15:31:04Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/16329Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-03-03T15:31:04Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
title Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
spellingShingle Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
Duarte, André Luis Bertelli
Carlo Goldoni
Comédia
Fontes populares
Teatro brasileiro moderno
História e teatro - Brasil
Teatro e sociedade - Brasil - História
Goldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretação
Comedy
Popular sources
Modern brazilian theater
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
title_full Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
title_fullStr Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
title_full_unstemmed Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
title_sort Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX
author Duarte, André Luis Bertelli
author_facet Duarte, André Luis Bertelli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rosangela Patriota
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4
Costa, Rodrigo de Freitas
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6
Ramos, Alcides Freire
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4
Vieira, Thaís Leão
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702256A1
Souza, Julierme Sebastião Morais
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216955J4
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, André Luis Bertelli
dc.subject.por.fl_str_mv Carlo Goldoni
Comédia
Fontes populares
Teatro brasileiro moderno
História e teatro - Brasil
Teatro e sociedade - Brasil - História
Goldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretação
Comedy
Popular sources
Modern brazilian theater
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Carlo Goldoni
Comédia
Fontes populares
Teatro brasileiro moderno
História e teatro - Brasil
Teatro e sociedade - Brasil - História
Goldoni, Carlo, 1707-1793 - crítica e interpretação
Comedy
Popular sources
Modern brazilian theater
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description This study aimed to investigate the reception of the comedies of the Venetian playwright Carlo Goldoni in Brazilian theater of the twentieth century, above all, from the moment of aesthetic affirmation and criticism of the so-called \"modern Brazilian theater.\" Since the early years of the 1940s until the mid-1970s, the comedies of Goldoni were rescued by artists in various initiatives as able to dialogue with Brazilian society at different historical moments. We realized that the reception of his work in Brazil was different shades as the artistic, political and cultural issues were altered. In addition, the comedies of Goldoni allowed us to investigate the different views on the comic genre in the history of Brazilian theater, especially on their popular sources. The different treatments of popular comic contained within the Goldoni\'s work carried out by several Brazilian artists allowed us to question the hierarchy built on comedy in historical interpretations of modern Brazilian theater.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-15
2015-04-10
2016-06-22T18:45:35Z
2016-06-22T18:45:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, André Luis Bertelli. Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX. 2015. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60
identifier_str_mv DUARTE, André Luis Bertelli. Apropriações históricas e releituras estéticas da comédia de Carlo Goldoni pela modernização artística no Brasil do século XX. 2015. 280 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16329
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em História
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em História
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569601334935552