Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410 |
Resumo: | This paper aims at unveiling gender operation in the construction of transgender singers vocal performances. Therefore, departing from the hypothesis in which people construct their vocal performances based on a “gendered vocal aesthetic”. In this context, the concepts of music as a social practice (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gender as a social construction (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) and socialization (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) were taken as a theoretical reference in this research. As a method, it was adopted the perspective of case study as a theoretical construct (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) and comprehensive interview as an instrument of data collecting (KAUFMANN, 2013). This paper proposes that, having a base for gender vocal aesthetic, that has values and meaning to voices based on binary masculinity and femininity standards, individuals construct vocal habitus from which they construct vocal performances that, in the beginning, need to frame in vocal masculinity and femininity standards naturalized by gender operations in voices. |
id |
UFU_3be27484cc79a7e0c5fc703cde1e5e7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/33495 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgênerosWhat gender do I sing in? The operation of gender in the construction of vocal performances by transgender singersconstrução de performances vocaisestética vocal dos gêneroshabitus vocalcantores e cantoras transgêneroseducação músico-vocalvocal performances constructiongender vocal aestheticvocal habitustransgender singersmusicalvocal educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOMúsicaMúsica - ExecuçãoCanto - Instrução e estudoCantoresPessoas transgênero - IdentidadeCantorasThis paper aims at unveiling gender operation in the construction of transgender singers vocal performances. Therefore, departing from the hypothesis in which people construct their vocal performances based on a “gendered vocal aesthetic”. In this context, the concepts of music as a social practice (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gender as a social construction (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) and socialization (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) were taken as a theoretical reference in this research. As a method, it was adopted the perspective of case study as a theoretical construct (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) and comprehensive interview as an instrument of data collecting (KAUFMANN, 2013). This paper proposes that, having a base for gender vocal aesthetic, that has values and meaning to voices based on binary masculinity and femininity standards, individuals construct vocal habitus from which they construct vocal performances that, in the beginning, need to frame in vocal masculinity and femininity standards naturalized by gender operations in voices.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Este trabalho tem como objetivo desvelar a operação do gênero na construção de performances vocais de cantores e cantoras transgêneros. Para tanto, partiu-se da hipótese de que as pessoas constroem suas performances vocais tendo como base uma “estética vocal dos gêneros”. Nesse contexto, os conceitos de música como prática social (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gênero como construção social (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) e socialização (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) foram tomados como referencial teórico desta pesquisa. Como método, adota-se a perspectiva do estudo de caso como um construto teórico (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013). O trabalho propõe que, tendo por base a estética vocal dos gêneros, que dispõe os valores e significados para as vozes com base em padrões binários de masculinidades e feminilidades, os indivíduos constroem habitus vocais a partir dos quais se constroem as performances vocais que, a princípio, precisam se enquadrar nos padrões de masculinidades e feminilidades vocais naturalizados pela operação do gênero nas vozes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em MúsicaGonçalves, Lilia Neveshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460Souza, Jusamara Vieirahttp://lattes.cnpq.br/7515925507360029Marques, Jaqueline Soareshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933Morato, Cintia Thaishttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639Caldeira, Bruno2021-11-23T16:04:52Z2021-11-23T16:04:52Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCALDEIRA, Bruno. Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-24T06:19:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33495Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-24T06:19:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros What gender do I sing in? The operation of gender in the construction of vocal performances by transgender singers |
title |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros |
spellingShingle |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros Caldeira, Bruno construção de performances vocais estética vocal dos gêneros habitus vocal cantores e cantoras transgêneros educação músico-vocal vocal performances construction gender vocal aesthetic vocal habitus transgender singers musicalvocal education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO Música Música - Execução Canto - Instrução e estudo Cantores Pessoas transgênero - Identidade Cantoras |
title_short |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros |
title_full |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros |
title_fullStr |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros |
title_full_unstemmed |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros |
title_sort |
Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros |
author |
Caldeira, Bruno |
author_facet |
Caldeira, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Lilia Neves http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 Souza, Jusamara Vieira http://lattes.cnpq.br/7515925507360029 Marques, Jaqueline Soares http://lattes.cnpq.br/0183785831384933 Morato, Cintia Thais http://lattes.cnpq.br/1504915383320639 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
construção de performances vocais estética vocal dos gêneros habitus vocal cantores e cantoras transgêneros educação músico-vocal vocal performances construction gender vocal aesthetic vocal habitus transgender singers musicalvocal education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO Música Música - Execução Canto - Instrução e estudo Cantores Pessoas transgênero - Identidade Cantoras |
topic |
construção de performances vocais estética vocal dos gêneros habitus vocal cantores e cantoras transgêneros educação músico-vocal vocal performances construction gender vocal aesthetic vocal habitus transgender singers musicalvocal education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO Música Música - Execução Canto - Instrução e estudo Cantores Pessoas transgênero - Identidade Cantoras |
description |
This paper aims at unveiling gender operation in the construction of transgender singers vocal performances. Therefore, departing from the hypothesis in which people construct their vocal performances based on a “gendered vocal aesthetic”. In this context, the concepts of music as a social practice (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gender as a social construction (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) and socialization (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) were taken as a theoretical reference in this research. As a method, it was adopted the perspective of case study as a theoretical construct (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) and comprehensive interview as an instrument of data collecting (KAUFMANN, 2013). This paper proposes that, having a base for gender vocal aesthetic, that has values and meaning to voices based on binary masculinity and femininity standards, individuals construct vocal habitus from which they construct vocal performances that, in the beginning, need to frame in vocal masculinity and femininity standards naturalized by gender operations in voices. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23T16:04:52Z 2021-11-23T16:04:52Z 2021-07-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALDEIRA, Bruno. Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410 |
identifier_str_mv |
CALDEIRA, Bruno. Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569559123460096 |