Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Bruno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410
Resumo: This paper aims at unveiling gender operation in the construction of transgender singers vocal performances. Therefore, departing from the hypothesis in which people construct their vocal performances based on a “gendered vocal aesthetic”. In this context, the concepts of music as a social practice (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gender as a social construction (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) and socialization (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) were taken as a theoretical reference in this research. As a method, it was adopted the perspective of case study as a theoretical construct (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) and comprehensive interview as an instrument of data collecting (KAUFMANN, 2013). This paper proposes that, having a base for gender vocal aesthetic, that has values and meaning to voices based on binary masculinity and femininity standards, individuals construct vocal habitus from which they construct vocal performances that, in the beginning, need to frame in vocal masculinity and femininity standards naturalized by gender operations in voices.
id UFU_3be27484cc79a7e0c5fc703cde1e5e7e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33495
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgênerosWhat gender do I sing in? The operation of gender in the construction of vocal performances by transgender singersconstrução de performances vocaisestética vocal dos gêneroshabitus vocalcantores e cantoras transgêneroseducação músico-vocalvocal performances constructiongender vocal aestheticvocal habitustransgender singersmusical­vocal educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOMúsicaMúsica - ExecuçãoCanto - Instrução e estudoCantoresPessoas transgênero - IdentidadeCantorasThis paper aims at unveiling gender operation in the construction of transgender singers vocal performances. Therefore, departing from the hypothesis in which people construct their vocal performances based on a “gendered vocal aesthetic”. In this context, the concepts of music as a social practice (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gender as a social construction (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) and socialization (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) were taken as a theoretical reference in this research. As a method, it was adopted the perspective of case study as a theoretical construct (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) and comprehensive interview as an instrument of data collecting (KAUFMANN, 2013). This paper proposes that, having a base for gender vocal aesthetic, that has values and meaning to voices based on binary masculinity and femininity standards, individuals construct vocal habitus from which they construct vocal performances that, in the beginning, need to frame in vocal masculinity and femininity standards naturalized by gender operations in voices.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)Este trabalho tem como objetivo desvelar a operação do gênero na construção de performances vocais de cantores e cantoras transgêneros. Para tanto, partiu-se da hipótese de que as pessoas constroem suas performances vocais tendo como base uma “estética vocal dos gêneros”. Nesse contexto, os conceitos de música como prática social (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gênero como construção social (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) e socialização (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) foram tomados como referencial teórico desta pesquisa. Como método, adota-se a perspectiva do estudo de caso como um construto teórico (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) e o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013). O trabalho propõe que, tendo por base a estética vocal dos gêneros, que dispõe os valores e significados para as vozes com base em padrões binários de masculinidades e feminilidades, os indivíduos constroem habitus vocais a partir dos quais se constroem as performances vocais que, a princípio, precisam se enquadrar nos padrões de masculinidades e feminilidades vocais naturalizados pela operação do gênero nas vozes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em MúsicaGonçalves, Lilia Neveshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460Souza, Jusamara Vieirahttp://lattes.cnpq.br/7515925507360029Marques, Jaqueline Soareshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933Morato, Cintia Thaishttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639Caldeira, Bruno2021-11-23T16:04:52Z2021-11-23T16:04:52Z2021-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCALDEIRA, Bruno. Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-24T06:19:07Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33495Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-24T06:19:07Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
What gender do I sing in? The operation of gender in the construction of vocal performances by transgender singers
title Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
spellingShingle Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
Caldeira, Bruno
construção de performances vocais
estética vocal dos gêneros
habitus vocal
cantores e cantoras transgêneros
educação músico-vocal
vocal performances construction
gender vocal aesthetic
vocal habitus
transgender singers
musical­vocal education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
Música
Música - Execução
Canto - Instrução e estudo
Cantores
Pessoas transgênero - Identidade
Cantoras
title_short Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
title_full Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
title_fullStr Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
title_full_unstemmed Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
title_sort Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros
author Caldeira, Bruno
author_facet Caldeira, Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Lilia Neves
http://lattes.cnpq.br/2899680917014460
Souza, Jusamara Vieira
http://lattes.cnpq.br/7515925507360029
Marques, Jaqueline Soares
http://lattes.cnpq.br/0183785831384933
Morato, Cintia Thais
http://lattes.cnpq.br/1504915383320639
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv construção de performances vocais
estética vocal dos gêneros
habitus vocal
cantores e cantoras transgêneros
educação músico-vocal
vocal performances construction
gender vocal aesthetic
vocal habitus
transgender singers
musical­vocal education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
Música
Música - Execução
Canto - Instrução e estudo
Cantores
Pessoas transgênero - Identidade
Cantoras
topic construção de performances vocais
estética vocal dos gêneros
habitus vocal
cantores e cantoras transgêneros
educação músico-vocal
vocal performances construction
gender vocal aesthetic
vocal habitus
transgender singers
musical­vocal education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
Música
Música - Execução
Canto - Instrução e estudo
Cantores
Pessoas transgênero - Identidade
Cantoras
description This paper aims at unveiling gender operation in the construction of transgender singers vocal performances. Therefore, departing from the hypothesis in which people construct their vocal performances based on a “gendered vocal aesthetic”. In this context, the concepts of music as a social practice (GREEN, 1987 apud SOUZA, 2014; KRAEMER, 2000), gender as a social construction (BUTLER, 2003; 2014; BENTO (2006) and socialization (BERGER; LUCKMANN, 2004; SETTON, 2002; 2009; 2011) were taken as a theoretical reference in this research. As a method, it was adopted the perspective of case study as a theoretical construct (WALTON, 2009; RAGIN, 2009) and comprehensive interview as an instrument of data collecting (KAUFMANN, 2013). This paper proposes that, having a base for gender vocal aesthetic, that has values and meaning to voices based on binary masculinity and femininity standards, individuals construct vocal habitus from which they construct vocal performances that, in the beginning, need to frame in vocal masculinity and femininity standards naturalized by gender operations in voices.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23T16:04:52Z
2021-11-23T16:04:52Z
2021-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CALDEIRA, Bruno. Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410
identifier_str_mv CALDEIRA, Bruno. Em que gênero eu canto? A operação do gênero na construção de performances vocais de cantoras e cantores transgêneros. 2021. 205 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33495
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569559123460096