Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68 |
Resumo: | The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. |
id |
UFU_422622fc5bb5aa04980695bcdb40cd61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/13653 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambientalEducação do campoEducação ambientalFormação de professoresProfessores - FormaçãoField educationEnvironmental educationFormation of the teacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDoutor em EducaçãoEsta tese aborda a formação de professores, tendo como objeto específico a formação em educação ambiental proporcionada pelo Curso de Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O desenho metodológico da pesquisa contemplou três etapas distintas: análise documental do curso (projetos, planos currículo, entre outros), um questionário com questões abertas e fechadas e as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados sob um enfoque teórico que contemplou principalmente autores como Pierre Bourdieu, Francisco de Oliveira, Enrique Leff, Miguel Arroyo, Lucy Sauvé, Maria da Glória Gohn, Maria Isabel de Carvalho, Roseli Caldart, entre outros. O entendimento de que a construção de conhecimentos na educação ambiental deve trazer um caráter transformador de comportamentos e atitudes permitiu caracterizar a educação ambiental ofertada nos dois espaços formativos, o curso e a sala de aula do sujeito professor, para além de um modelo comportamentalista ou atitudinal. Há uma imbricação dessas duas concepções. Avanços foram apontados, como o pensar a educação ambiental como uma educação para a cidadania e uma educação política, que pode ser apreendida no acompanhamento dos projetos desenvolvidos nas escolas visitadas dos assentamentos durante os períodos da pesquisa de campo. Uma das conclusões deste trabalho é de que o Curso serviu para apontar novos caminhos, dentre eles o de se ofertar um curso regular de Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUCicillini, Graça Aparecidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4Silva, Elenita Pinheiro de Queirozhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1Guido, Lúcia de Fátima Estevinhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4Carvalho, Luiz Marcelo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788111Z4Pessoa, Jadir de Moraishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785795U7Fonseca, Mônica Maria Lopes da2016-06-22T18:35:43Z2013-10-312016-06-22T18:35:43Z2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfFONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-09T18:38:29Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/13653Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-09T18:38:29Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental |
title |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental |
spellingShingle |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental Fonseca, Mônica Maria Lopes da Educação do campo Educação ambiental Formação de professores Professores - Formação Field education Environmental education Formation of the teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental |
title_full |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental |
title_fullStr |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental |
title_sort |
Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental |
author |
Fonseca, Mônica Maria Lopes da |
author_facet |
Fonseca, Mônica Maria Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cicillini, Graça Aparecida http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4 Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1 Guido, Lúcia de Fátima Estevinho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4 Carvalho, Luiz Marcelo de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788111Z4 Pessoa, Jadir de Morais http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785795U7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Mônica Maria Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Educação ambiental Formação de professores Professores - Formação Field education Environmental education Formation of the teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação do campo Educação ambiental Formação de professores Professores - Formação Field education Environmental education Formation of the teacher CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-31 2013-07-17 2016-06-22T18:35:43Z 2016-06-22T18:35:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68 https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653 https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569729818001408 |