Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Mônica Maria Lopes da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
Resumo: The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás.
id UFU_422622fc5bb5aa04980695bcdb40cd61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/13653
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambientalEducação do campoEducação ambientalFormação de professoresProfessores - FormaçãoField educationEnvironmental educationFormation of the teacherCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThe thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisDoutor em EducaçãoEsta tese aborda a formação de professores, tendo como objeto específico a formação em educação ambiental proporcionada pelo Curso de Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O desenho metodológico da pesquisa contemplou três etapas distintas: análise documental do curso (projetos, planos currículo, entre outros), um questionário com questões abertas e fechadas e as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados sob um enfoque teórico que contemplou principalmente autores como Pierre Bourdieu, Francisco de Oliveira, Enrique Leff, Miguel Arroyo, Lucy Sauvé, Maria da Glória Gohn, Maria Isabel de Carvalho, Roseli Caldart, entre outros. O entendimento de que a construção de conhecimentos na educação ambiental deve trazer um caráter transformador de comportamentos e atitudes permitiu caracterizar a educação ambiental ofertada nos dois espaços formativos, o curso e a sala de aula do sujeito professor, para além de um modelo comportamentalista ou atitudinal. Há uma imbricação dessas duas concepções. Avanços foram apontados, como o pensar a educação ambiental como uma educação para a cidadania e uma educação política, que pode ser apreendida no acompanhamento dos projetos desenvolvidos nas escolas visitadas dos assentamentos durante os períodos da pesquisa de campo. Uma das conclusões deste trabalho é de que o Curso serviu para apontar novos caminhos, dentre eles o de se ofertar um curso regular de Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUCicillini, Graça Aparecidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4Silva, Elenita Pinheiro de Queirozhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1Guido, Lúcia de Fátima Estevinhohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4Carvalho, Luiz Marcelo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788111Z4Pessoa, Jadir de Moraishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785795U7Fonseca, Mônica Maria Lopes da2016-06-22T18:35:43Z2013-10-312016-06-22T18:35:43Z2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfFONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-08-09T18:38:29Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/13653Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-08-09T18:38:29Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
spellingShingle Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
Fonseca, Mônica Maria Lopes da
Educação do campo
Educação ambiental
Formação de professores
Professores - Formação
Field education
Environmental education
Formation of the teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title_full Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title_fullStr Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title_full_unstemmed Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
title_sort Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
author Fonseca, Mônica Maria Lopes da
author_facet Fonseca, Mônica Maria Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cicillini, Graça Aparecida
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4
Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1
Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4
Carvalho, Luiz Marcelo de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788111Z4
Pessoa, Jadir de Morais
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785795U7
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Mônica Maria Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação ambiental
Formação de professores
Professores - Formação
Field education
Environmental education
Formation of the teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação do campo
Educação ambiental
Formação de professores
Professores - Formação
Field education
Environmental education
Formation of the teacher
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-31
2013-07-17
2016-06-22T18:35:43Z
2016-06-22T18:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
identifier_str_mv FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569729818001408