Educação infantil: o lugar do aprender no campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Mayara de Carvalho.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6357
Resumo: O referido texto trata da importância das estratégias de ensino na Educação Infantil, na escola do Campo. A pesquisa emerge da observação direta da autora, de que as vivências educacionais pelas crianças do Campo na Educação Infantil é um terreno fértil para se pensar na superação do mecanicismo precoce da Educação Infantil. Tratamos essas questões pensando a “educação no campo”, “Educação Infantil” e “formação de professores”. Nossa pergunta de partida é a seguinte: Quais são as estratégias de ensino trabalhadas na Educação Infantil em uma escola do campo do munícipio de São João do Rio do Peixe, no sertão paraibano? Partimos do pressuposto que a adoção de práticas pedagógicas abertas centradas na criatividade e autonomia com diversidade da expressão da arte, como instrumento didático torna o ensino agradável e eficiente para as crianças do Campo. Portanto, percebemos a necessidade de identificarmos as estratégias de ensino e seu impacto afetivo e cognitivo na aprendizagem de crianças da Educação Infantil que residem no Campo. O estudo baseia-se na perspectiva fenomenológico-hermenêutica, considerando a intenção de interpretação e compreensão do fenômeno específico do ensino. Dessa maneira, para o desenvolvimento da pesquisa utilizaremos a pesquisa de campo com uso de entrevista semiestruturada para a professora e de teste de desenho, aplicado aos educandos da Educação Infantil. Esperamos contribuir com as discussões sobre a formação de professores e seu olhar sobre a Educação Infantil no Campo.
id UFCG_d8754aa7097dbaa62f49410e56208be7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6357
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação infantil: o lugar do aprender no campo.Early childhood education: the place of learning in the field.Educação infantilEducação no campoFormação de professores - educação infantilChild educationEducation in the fieldTeacher Education - Early Childhood EducationEducação.O referido texto trata da importância das estratégias de ensino na Educação Infantil, na escola do Campo. A pesquisa emerge da observação direta da autora, de que as vivências educacionais pelas crianças do Campo na Educação Infantil é um terreno fértil para se pensar na superação do mecanicismo precoce da Educação Infantil. Tratamos essas questões pensando a “educação no campo”, “Educação Infantil” e “formação de professores”. Nossa pergunta de partida é a seguinte: Quais são as estratégias de ensino trabalhadas na Educação Infantil em uma escola do campo do munícipio de São João do Rio do Peixe, no sertão paraibano? Partimos do pressuposto que a adoção de práticas pedagógicas abertas centradas na criatividade e autonomia com diversidade da expressão da arte, como instrumento didático torna o ensino agradável e eficiente para as crianças do Campo. Portanto, percebemos a necessidade de identificarmos as estratégias de ensino e seu impacto afetivo e cognitivo na aprendizagem de crianças da Educação Infantil que residem no Campo. O estudo baseia-se na perspectiva fenomenológico-hermenêutica, considerando a intenção de interpretação e compreensão do fenômeno específico do ensino. Dessa maneira, para o desenvolvimento da pesquisa utilizaremos a pesquisa de campo com uso de entrevista semiestruturada para a professora e de teste de desenho, aplicado aos educandos da Educação Infantil. Esperamos contribuir com as discussões sobre a formação de professores e seu olhar sobre a Educação Infantil no Campo.This text deals with the importance of teaching strategies in early childhood education at the Campo school. The research emerges from the direct observation of the author, that the educational experiences of children in the field in early childhood education is a fertile ground for thinking about overcoming the early mechanicism of early childhood education. We will address these issues by thinking of "field education", "early childhood education" and "teacher training". Our starting question is: What are the teaching strategies worked in Early Childhood Education in a school in the municipality of São João do Rio do Peixe, in the Sertão of Paraíba? We assume that the adoption of open pedagogical practices centered on creativity and autonomy with the diversity of the expression of art as a didactic instrument makes teaching pleasant and efficient for the children of Campo. Therefore, we perceive the need to identify the teaching strategies and their affective and cognitive impact in the learning of children of pre-school education residing in the Field. The study is based on the phenomenological-hermeneutic perspective, considering the intention of interpretation and understanding of the specific phenomenon of teaching. Thus, for the development of the research we will use the field research with the use of semistructured interview for the teacher and the test of design, applied to the children's education students. We hope to contribute to the discussions on teacher education and its view on early childhood education in the Field.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOVIKOFF, Cristina.NOVIKOFF, C.http://lattes.cnpq.br/7039307262566253BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.PEREIRA, Zildene Francisca.SOARES, Mayara de Carvalho.2017-09-112019-08-29T16:58:34Z2019-08-292019-08-29T16:58:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6357SOARES, Mayara de Carvalho. Educação infantil: o lugar do aprender no campo. 2017. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T12:32:59Zoai:localhost:riufcg/6357Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T12:32:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil: o lugar do aprender no campo.
Early childhood education: the place of learning in the field.
title Educação infantil: o lugar do aprender no campo.
spellingShingle Educação infantil: o lugar do aprender no campo.
SOARES, Mayara de Carvalho.
Educação infantil
Educação no campo
Formação de professores - educação infantil
Child education
Education in the field
Teacher Education - Early Childhood Education
Educação.
title_short Educação infantil: o lugar do aprender no campo.
title_full Educação infantil: o lugar do aprender no campo.
title_fullStr Educação infantil: o lugar do aprender no campo.
title_full_unstemmed Educação infantil: o lugar do aprender no campo.
title_sort Educação infantil: o lugar do aprender no campo.
author SOARES, Mayara de Carvalho.
author_facet SOARES, Mayara de Carvalho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOVIKOFF, Cristina.
NOVIKOFF, C.
http://lattes.cnpq.br/7039307262566253
BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.
PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Mayara de Carvalho.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Educação no campo
Formação de professores - educação infantil
Child education
Education in the field
Teacher Education - Early Childhood Education
Educação.
topic Educação infantil
Educação no campo
Formação de professores - educação infantil
Child education
Education in the field
Teacher Education - Early Childhood Education
Educação.
description O referido texto trata da importância das estratégias de ensino na Educação Infantil, na escola do Campo. A pesquisa emerge da observação direta da autora, de que as vivências educacionais pelas crianças do Campo na Educação Infantil é um terreno fértil para se pensar na superação do mecanicismo precoce da Educação Infantil. Tratamos essas questões pensando a “educação no campo”, “Educação Infantil” e “formação de professores”. Nossa pergunta de partida é a seguinte: Quais são as estratégias de ensino trabalhadas na Educação Infantil em uma escola do campo do munícipio de São João do Rio do Peixe, no sertão paraibano? Partimos do pressuposto que a adoção de práticas pedagógicas abertas centradas na criatividade e autonomia com diversidade da expressão da arte, como instrumento didático torna o ensino agradável e eficiente para as crianças do Campo. Portanto, percebemos a necessidade de identificarmos as estratégias de ensino e seu impacto afetivo e cognitivo na aprendizagem de crianças da Educação Infantil que residem no Campo. O estudo baseia-se na perspectiva fenomenológico-hermenêutica, considerando a intenção de interpretação e compreensão do fenômeno específico do ensino. Dessa maneira, para o desenvolvimento da pesquisa utilizaremos a pesquisa de campo com uso de entrevista semiestruturada para a professora e de teste de desenho, aplicado aos educandos da Educação Infantil. Esperamos contribuir com as discussões sobre a formação de professores e seu olhar sobre a Educação Infantil no Campo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
2019-08-29T16:58:34Z
2019-08-29
2019-08-29T16:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6357
SOARES, Mayara de Carvalho. Educação infantil: o lugar do aprender no campo. 2017. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6357
identifier_str_mv SOARES, Mayara de Carvalho. Educação infantil: o lugar do aprender no campo. 2017. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389734400000