Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cássia Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_42cf16110d8c097eb541106edd370f23
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/23898
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.Teoria dos Registros de Representação SemióticasModelagem MatemáticaFunção AfimCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ituiutaba – MG, que buscou investigar as potencialidades e limitações de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água desses estudantes seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática, da Educação Matemática Crítica e dos Registros de Representação Semióticas. O estudo de cunho qualitativo e quantitativo contou com a participação de 30 alunos que durante dezesseis encontros realizaram atividades que possibilitaram modelar o consumo d’água nas residências no município de Ituiutaba. As tarefas propostas, pautou-se na possibilidade do uso das atividades cognitivas de conversão e tratamento, referentes a teoria de Raymond Duval. Diante dos registros apresentados foi evidenciado que em atividades com tratamentos de registros numéricos, os alunos tiveram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Diagnosticou-se ainda, que a transição do registro algébrico para o registro gráfico do objeto matemático (função afim), apresenta uma dificuldade para os alunos. Em outra perspectiva, os estudantes passaram a ter uma atitude crítica mediante aos resultados encontrados, a ponto de descobrirem que no município são cobradas tarifas diferentes dependendo do bairro, e que, para a primeira faixa de consumo, o individuo que obteve um menor consumo real, paga a mesma quantia daquele que consumiu mais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMatemáticaBoiago, Carlos Eduardo Petronilhohttp://lattes.cnpq.br/0435820906050006Pires, Rogério Fernandohttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157Marim, Vlademirhttp://lattes.cnpq.br/8618346653372477Silva, Homero Ghiotihttp://lattes.cnpq.br/1349352064493469Costa, Cássia Silva2019-01-16T13:03:16Z2019-01-16T13:03:16Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCosta, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-01-16T13:07:59Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/23898Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-01-16T13:07:59Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
title Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
spellingShingle Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
Costa, Cássia Silva
Teoria dos Registros de Representação Semióticas
Modelagem Matemática
Função Afim
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
title_full Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
title_fullStr Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
title_full_unstemmed Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
title_sort Modelagem matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água.
author Costa, Cássia Silva
author_facet Costa, Cássia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boiago, Carlos Eduardo Petronilho
http://lattes.cnpq.br/0435820906050006
Pires, Rogério Fernando
http://lattes.cnpq.br/2795801064535157
Marim, Vlademir
http://lattes.cnpq.br/8618346653372477
Silva, Homero Ghioti
http://lattes.cnpq.br/1349352064493469
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cássia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos Registros de Representação Semióticas
Modelagem Matemática
Função Afim
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Teoria dos Registros de Representação Semióticas
Modelagem Matemática
Função Afim
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2019-01-16T13:03:16Z
2019-01-16T13:03:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898
identifier_str_mv Costa, Cássia Silva. Modelagem Matemática para o estudo de função afim: Uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água. 2018. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569680497180672