Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28843 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.183 |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo compreender como se configuram as dimensões insólitas e heterotópicas produzidas no enlace entre imagens, palavras e corpos presentes na obra de Frida Kahlo. O corpus da pesquisa é constituído por trechos de O Diário de Frida Kahlo, um autorretrato íntimo (2015), suas pinturas, suas fotografias e suas indumentárias. Partimos de uma articulação teórica em torno do biografema, do corpo-espaço, da roupa, de elementos ficcionais e da ambiência fantástica, que permeiam tais produções artísticas e configuram-se como fatores decisivos para que ocorram os processos de representação da pintora como personagem insólita. O corpus imagético que compõe a dissertação foi pensado com base nas temáticas de cada capítulo e, apesar da sensação de déjà vu e da recorrência temática, procuramos não fazer repetições nas análises, para que seja possível ampliar e girar as teorias em torno das produções artísticas analisadas e os seus multimundos. Embasamo-nos em pesquisadores(as) e teóricos(as) como: Roland Barthes (1975, 1982, 2005, 2009, 2015), Maurice Blanchot (2005), Maurice Halbwachs (2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2016, 2018, 2019), Gaston Bachelard (2001), Michel Foucault (2007, 2013), Alain Corbin (2005), Umberto Eco (1982, 1989, 1994), Maria João Simões (2005), Hayden Herrera (2011). Através de uma metodologia descritivo-analítica, entendemos como Frida Kahlo construiu em sua obra várias possibilidades de si, por meio do duplo e do jogo de espelhos; ela se apaga/se inscreve via palavras, imagens e corpos fragmentados, como um modo de sobreviver ao labirinto denominado vida, pluralizando seus vários “eus”. PALAVRAS-CHAVE: Palavras. Imagens. Corpo. Biografema. Frida Kahlo. |
id |
UFU_45922a4482299468922e4c546beacf8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/28843 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-02-27T19:30:14Z2020-02-27T19:30:14Z2020-02-10PIMENTA, Tamira Fernandes. Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo. 2020. 224 f. Dissertação ( Mestrado em Estudos Literários)- Universidade Federal de Uberlândia.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28843http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.183A presente dissertação tem por objetivo compreender como se configuram as dimensões insólitas e heterotópicas produzidas no enlace entre imagens, palavras e corpos presentes na obra de Frida Kahlo. O corpus da pesquisa é constituído por trechos de O Diário de Frida Kahlo, um autorretrato íntimo (2015), suas pinturas, suas fotografias e suas indumentárias. Partimos de uma articulação teórica em torno do biografema, do corpo-espaço, da roupa, de elementos ficcionais e da ambiência fantástica, que permeiam tais produções artísticas e configuram-se como fatores decisivos para que ocorram os processos de representação da pintora como personagem insólita. O corpus imagético que compõe a dissertação foi pensado com base nas temáticas de cada capítulo e, apesar da sensação de déjà vu e da recorrência temática, procuramos não fazer repetições nas análises, para que seja possível ampliar e girar as teorias em torno das produções artísticas analisadas e os seus multimundos. Embasamo-nos em pesquisadores(as) e teóricos(as) como: Roland Barthes (1975, 1982, 2005, 2009, 2015), Maurice Blanchot (2005), Maurice Halbwachs (2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2016, 2018, 2019), Gaston Bachelard (2001), Michel Foucault (2007, 2013), Alain Corbin (2005), Umberto Eco (1982, 1989, 1994), Maria João Simões (2005), Hayden Herrera (2011). Através de uma metodologia descritivo-analítica, entendemos como Frida Kahlo construiu em sua obra várias possibilidades de si, por meio do duplo e do jogo de espelhos; ela se apaga/se inscreve via palavras, imagens e corpos fragmentados, como um modo de sobreviver ao labirinto denominado vida, pluralizando seus vários “eus”. PALAVRAS-CHAVE: Palavras. Imagens. Corpo. Biografema. Frida Kahlo.Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo se configuran las dimensiones insólitas y heterotópicas producidas en el vínculo entre imágenes, palabras y cuerpos presentes en la obra de Frida Kahlo. O corpus de la investigación está compuesto por trechos de El Diario de Frida Kahlo, un autorretrato intimo (2015), de sus pinturas, sus fotografías y su indumentaria. Partimos de una articulación teórica en torno del biografema de cuerpoespacio, de la ropa, de los elementos ficcionales y del ambiente fantástico, que impregnan tales producciones artísticas los cuales se configuran como factores decisivos para que los procesos de representación de la pintora ocurran como un personaje insólito. El corpus imaginario que compone está investigación fue pensado en base a los temas de cada capítulo y, a pesar que deja la sensación de haber vivido antes y de recurrencia temática, intentamos no ser repetitivos en el análisis, para que sea posible expandir y girar las teorías alrededor de las producciones artísticas analizadas y sus multimundos. Basados en investigadores (as) y teóricos (as) como: Roland Barthes (1975, 1982, 2005, 2009, 2015), Maurice Blanchot (2005), Maurice Halbwachs (2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2016, 2018, 2019), Gaston Bachelard (2001), Michel Foucault (2007, 2013), Alain Corbin (2005), Umberto Eco (1982, 1989, 1994), Maria João Simões (2005), Hayden Herrera (2011). A través de una metodología descriptiva-analítica, entendemos como Frida Kahlo construyó en su obra varias posibilidades de sí misma, por medio de la duplicidad y del juego de espejos; ella se borra/se inscribe vía palabras, imágenes y cuerpos fragmentados, como una forma de sobrevivir al laberinto llamado vida, pluralizando sus diferentes “yos” PALABRAS-CLAVE: Palabras. Imágenes. Cuerpo. Biografema. Frida Kahlo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESPalavrasImagensCorpoBiografemasFrida KahloPalabrasImágenesCuerpoFrida KahloBiografemaEntre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida KahloBetween words, body and image:the uncanny biographemes in the interlacing of work and life in Frida Kahloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGama-Khalil, Marisa MartinsVermeersch, Paula FerreiraSoares, Leonardo Franciscohttp://lattes.cnpq.br/4812595395842458Pimenta, Tamira Fernandes22480978724-fd64-4d86-a98f-edfdbb353079info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdfEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdfapplication/pdf4926014https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/3/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf4d944a4b85f2537c064238e7ff1c03acMD53TEXTEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdf.txtEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdf.txtExtracted texttext/plain401286https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/4/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf.txtd6482143e568a7c191293b40f68dbcd5MD54THUMBNAILEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdf.jpgEntre as palavras, o corpo e as imagens.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/5/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf.jpg691d5bdb6c774df5fa946f741b3c62b0MD55123456789/288432022-04-26 09:42:00.595oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-26T12:42Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Between words, body and image:the uncanny biographemes in the interlacing of work and life in Frida Kahlo |
title |
Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo |
spellingShingle |
Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo Pimenta, Tamira Fernandes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Palavras Imagens Corpo Biografemas Frida Kahlo Palabras Imágenes Cuerpo Frida Kahlo Biografema |
title_short |
Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo |
title_full |
Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo |
title_fullStr |
Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo |
title_full_unstemmed |
Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo |
title_sort |
Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo |
author |
Pimenta, Tamira Fernandes |
author_facet |
Pimenta, Tamira Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gama-Khalil, Marisa Martins |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Vermeersch, Paula Ferreira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Soares, Leonardo Francisco |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4812595395842458 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Tamira Fernandes |
contributor_str_mv |
Gama-Khalil, Marisa Martins Vermeersch, Paula Ferreira Soares, Leonardo Francisco |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Palavras Imagens Corpo Biografemas Frida Kahlo Palabras Imágenes Cuerpo Frida Kahlo Biografema |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras Imagens Corpo Biografemas Frida Kahlo Palabras Imágenes Cuerpo Frida Kahlo Biografema |
description |
A presente dissertação tem por objetivo compreender como se configuram as dimensões insólitas e heterotópicas produzidas no enlace entre imagens, palavras e corpos presentes na obra de Frida Kahlo. O corpus da pesquisa é constituído por trechos de O Diário de Frida Kahlo, um autorretrato íntimo (2015), suas pinturas, suas fotografias e suas indumentárias. Partimos de uma articulação teórica em torno do biografema, do corpo-espaço, da roupa, de elementos ficcionais e da ambiência fantástica, que permeiam tais produções artísticas e configuram-se como fatores decisivos para que ocorram os processos de representação da pintora como personagem insólita. O corpus imagético que compõe a dissertação foi pensado com base nas temáticas de cada capítulo e, apesar da sensação de déjà vu e da recorrência temática, procuramos não fazer repetições nas análises, para que seja possível ampliar e girar as teorias em torno das produções artísticas analisadas e os seus multimundos. Embasamo-nos em pesquisadores(as) e teóricos(as) como: Roland Barthes (1975, 1982, 2005, 2009, 2015), Maurice Blanchot (2005), Maurice Halbwachs (2006), Marisa Martins Gama-Khalil (2012, 2016, 2018, 2019), Gaston Bachelard (2001), Michel Foucault (2007, 2013), Alain Corbin (2005), Umberto Eco (1982, 1989, 1994), Maria João Simões (2005), Hayden Herrera (2011). Através de uma metodologia descritivo-analítica, entendemos como Frida Kahlo construiu em sua obra várias possibilidades de si, por meio do duplo e do jogo de espelhos; ela se apaga/se inscreve via palavras, imagens e corpos fragmentados, como um modo de sobreviver ao labirinto denominado vida, pluralizando seus vários “eus”. PALAVRAS-CHAVE: Palavras. Imagens. Corpo. Biografema. Frida Kahlo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-27T19:30:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-27T19:30:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIMENTA, Tamira Fernandes. Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo. 2020. 224 f. Dissertação ( Mestrado em Estudos Literários)- Universidade Federal de Uberlândia. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28843 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.183 |
identifier_str_mv |
PIMENTA, Tamira Fernandes. Entre as palavras, o corpo e as imagens: os biografemas insólitos no enlace da obra e vida de Frida Kahlo. 2020. 224 f. Dissertação ( Mestrado em Estudos Literários)- Universidade Federal de Uberlândia. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28843 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/3/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/4/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/28843/5/Entre%20as%20palavras%2c%20o%20corpo%20e%20as%20imagens.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 4d944a4b85f2537c064238e7ff1c03ac d6482143e568a7c191293b40f68dbcd5 691d5bdb6c774df5fa946f741b3c62b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1802110557383294976 |