Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Felipe Machini Malachias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34631
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.15
Resumo: Em geral, multirrotores com rotores fixos são classicados como sistemas subatuados. Nesses casos, o número de variáveis de controle torna inviável realizar o controle de posição e atitude de forma independente. A fim de reverter esse cenário, novas configurações de multirrotores contendo mecanismos de vetorização de empuxo têm sido estudadas. Essa estratégia, denominada tilt-rotor, vêm sendo empregada em bicópteros, tricópteros, quadcópteros e hexacópteros. Nesse contexto, o presente estudo trata da modelagem dinâmica e controle de um veículo multirrotor tilt-rotor capaz de rotacionar seus motores lateralmente. Assim, busca-se explorar as propriedades de desacoplamento de controle do sistema enfatizando a ponderação entre complexidade mecânica versus a controlabilidade e manobrabilidade do veículo. Para isso, é proposto o desenvolvimento de uma bancada contendo um bicóptero tilt-rotor para validação do modelo e leis de controle. Então, duas formulações de controle são propostas e validadas experimentalmente. A primeira delas é baseada na técnica Linear Quadratic Tracking (LQT) empregada para rastrear um sinal de referência considerando configurações com rotores fixos e tilt. Em seguida, projeta-se o controlador a partir da concepção do Model Predictive Control (MPC) para rastreamento de posição considerando limitações nas deflexões do tilt, a dinâmica do atuador e o desacoplamento de controle entre deslocamento horizontal e atitude. Os resultados obtidos mostram que a dinâmica do mecanismo de vetorização de empuxo tem grande influência sobre o movimento lateral do multirrotor. Ainda, a estratégia de desacoplamento de controle junto com a técnica MPC apresentou melhorias significativas sobre o LQT tendo em vista a sua capacidade de gerenciar as restrições de deflexão do mecanismo tilt.
id UFU_45e9d9ddbf6f97ed7905cebd1f8db1d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34631
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2022-04-08T13:22:15Z2022-04-08T13:22:15Z2022-02-11MARQUES, Felipe Machini Malachias. Efeitos da inclusão de mecanismos tilt-rotor no contexto de multirrotores. 2022. 188 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.15.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34631http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.15Em geral, multirrotores com rotores fixos são classicados como sistemas subatuados. Nesses casos, o número de variáveis de controle torna inviável realizar o controle de posição e atitude de forma independente. A fim de reverter esse cenário, novas configurações de multirrotores contendo mecanismos de vetorização de empuxo têm sido estudadas. Essa estratégia, denominada tilt-rotor, vêm sendo empregada em bicópteros, tricópteros, quadcópteros e hexacópteros. Nesse contexto, o presente estudo trata da modelagem dinâmica e controle de um veículo multirrotor tilt-rotor capaz de rotacionar seus motores lateralmente. Assim, busca-se explorar as propriedades de desacoplamento de controle do sistema enfatizando a ponderação entre complexidade mecânica versus a controlabilidade e manobrabilidade do veículo. Para isso, é proposto o desenvolvimento de uma bancada contendo um bicóptero tilt-rotor para validação do modelo e leis de controle. Então, duas formulações de controle são propostas e validadas experimentalmente. A primeira delas é baseada na técnica Linear Quadratic Tracking (LQT) empregada para rastrear um sinal de referência considerando configurações com rotores fixos e tilt. Em seguida, projeta-se o controlador a partir da concepção do Model Predictive Control (MPC) para rastreamento de posição considerando limitações nas deflexões do tilt, a dinâmica do atuador e o desacoplamento de controle entre deslocamento horizontal e atitude. Os resultados obtidos mostram que a dinâmica do mecanismo de vetorização de empuxo tem grande influência sobre o movimento lateral do multirrotor. Ainda, a estratégia de desacoplamento de controle junto com a técnica MPC apresentou melhorias significativas sobre o LQT tendo em vista a sua capacidade de gerenciar as restrições de deflexão do mecanismo tilt.Standard fixed-rotor multi-copters are classified as underactuated systems. For such cases, position and attitude control cannot be achieved independently due to the number of control inputs. To overcome this, novel multi-copter designs containing vectoring thrust mechanisms have been studied. This strategy, denominated tilt mechanism, has been widely employed on bi-copters, tri-copters, quad-copters and hexa-copters. In this context, this study concerns the dynamical modeling of a tilting rotor multi-copter aerial vehicle capable of tilting its motors laterally. Based on that, the control decoupling properties of the model are explored emphasizing the trade-off between mechanical complexity versus system maneuverability and controllability. For this, a tilt-rotor bi-copter test bench is developed for model and control validation. Then, two control design formulations are proposed and validated experimentally. First, the Linear Quadratic Tracking (LQT) is employed for trajectory tracking considering fixed and tilt-rotor configurations. In the sequel, a Model Predictive Controller (MPC) is designed for position tracking considering tilt deflection limitations, actuator dynamics and control decoupling between attitude and horizontal displacement. The results have shown that the tilt mechanism dynamics have major influence in lateral motion of the multi-copter. Moreover, the MPC dynamic decoupling control strategy presented some improvement over the LQT controller being able to properly handle the tilt-deflection constraints.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoTese (Doutorado)engUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Engenharia MecânicaBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLECNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::CONTROLE DE SISTEMAS MECANICOSCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::TEORIA DOS MECANISMOSCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAOEngenharia mecânicaPesquisa (Vetor)Rotores - DinâmicaControle preditivoMulti-coptersTilt-rotorUnmanned Aerial Vehicle (UAV)Model Predictive Control (MPCLinear Quadratic RegulatorBi-dopterVeículos Aéreos Não Tripulados (VANTS)Controle PreditivoMultirrotorVetorização de empuxoRegulador Linear QuadráticoEffects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-coptersEfeitos da inclusão de mecanismos tilt-rotor no contexto de multirrotoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFinzi Neto, Roberto Mendeshttp://lattes.cnpq.br/3792275882221002Cavalini, Aldemir Aparecido Juniorhttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664Raffo, Guilherme Viannahttp://lattes.cnpq.br/8001209726245510Galvão, Roberto Kawakami Harrophttp://lattes.cnpq.br/2331014850737529Gonçalves, Rogério Salleshttp://lattes.cnpq.br/9474579551520236Molina, Fabian Andres Larahttp://lattes.cnpq.br/9396512408023675http://lattes.cnpq.br/1185640820902572Marques, Felipe Machini Malachias188111181523info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34631/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALEffectsOfEndowing.pdfEffectsOfEndowing.pdfTeseapplication/pdf9892998https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34631/1/EffectsOfEndowing.pdf3ae2ae617d86967be48e413a35c813b9MD51TEXTEffectsOfEndowing.pdf.txtEffectsOfEndowing.pdf.txtExtracted texttext/plain245521https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34631/3/EffectsOfEndowing.pdf.txt5f47d974dcc74b808bd9c90546c885a5MD53THUMBNAILEffectsOfEndowing.pdf.jpgEffectsOfEndowing.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34631/4/EffectsOfEndowing.pdf.jpg9a3564dfc0c747a8f0a08cb5cbc42099MD54123456789/346312022-04-09 03:16:21.113oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-09T06:16:21Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Efeitos da inclusão de mecanismos tilt-rotor no contexto de multirrotores
title Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters
spellingShingle Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters
Marques, Felipe Machini Malachias
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLE
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::CONTROLE DE SISTEMAS MECANICOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::TEORIA DOS MECANISMOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
Multi-copters
Tilt-rotor
Unmanned Aerial Vehicle (UAV)
Model Predictive Control (MPC
Linear Quadratic Regulator
Bi-dopter
Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS)
Controle Preditivo
Multirrotor
Vetorização de empuxo
Regulador Linear Quadrático
Engenharia mecânica
Pesquisa (Vetor)
Rotores - Dinâmica
Controle preditivo
title_short Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters
title_full Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters
title_fullStr Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters
title_full_unstemmed Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters
title_sort Effects of endowing tilt-rotor mechanisms in the context of multi-copters
author Marques, Felipe Machini Malachias
author_facet Marques, Felipe Machini Malachias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finzi Neto, Roberto Mendes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3792275882221002
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cavalini, Aldemir Aparecido Junior
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0387727577180664
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raffo, Guilherme Vianna
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8001209726245510
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Galvão, Roberto Kawakami Harrop
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2331014850737529
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Gonçalves, Rogério Salles
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9474579551520236
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Molina, Fabian Andres Lara
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9396512408023675
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1185640820902572
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Felipe Machini Malachias
contributor_str_mv Finzi Neto, Roberto Mendes
Cavalini, Aldemir Aparecido Junior
Raffo, Guilherme Vianna
Galvão, Roberto Kawakami Harrop
Gonçalves, Rogério Salles
Molina, Fabian Andres Lara
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLE
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::CONTROLE DE SISTEMAS MECANICOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::TEORIA DOS MECANISMOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOO::ESTABILIDADE E CONTROLE
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::CONTROLE DE SISTEMAS MECANICOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::TEORIA DOS MECANISMOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
Multi-copters
Tilt-rotor
Unmanned Aerial Vehicle (UAV)
Model Predictive Control (MPC
Linear Quadratic Regulator
Bi-dopter
Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS)
Controle Preditivo
Multirrotor
Vetorização de empuxo
Regulador Linear Quadrático
Engenharia mecânica
Pesquisa (Vetor)
Rotores - Dinâmica
Controle preditivo
dc.subject.por.fl_str_mv Multi-copters
Tilt-rotor
Unmanned Aerial Vehicle (UAV)
Model Predictive Control (MPC
Linear Quadratic Regulator
Bi-dopter
Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS)
Controle Preditivo
Multirrotor
Vetorização de empuxo
Regulador Linear Quadrático
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv Engenharia mecânica
Pesquisa (Vetor)
Rotores - Dinâmica
Controle preditivo
description Em geral, multirrotores com rotores fixos são classicados como sistemas subatuados. Nesses casos, o número de variáveis de controle torna inviável realizar o controle de posição e atitude de forma independente. A fim de reverter esse cenário, novas configurações de multirrotores contendo mecanismos de vetorização de empuxo têm sido estudadas. Essa estratégia, denominada tilt-rotor, vêm sendo empregada em bicópteros, tricópteros, quadcópteros e hexacópteros. Nesse contexto, o presente estudo trata da modelagem dinâmica e controle de um veículo multirrotor tilt-rotor capaz de rotacionar seus motores lateralmente. Assim, busca-se explorar as propriedades de desacoplamento de controle do sistema enfatizando a ponderação entre complexidade mecânica versus a controlabilidade e manobrabilidade do veículo. Para isso, é proposto o desenvolvimento de uma bancada contendo um bicóptero tilt-rotor para validação do modelo e leis de controle. Então, duas formulações de controle são propostas e validadas experimentalmente. A primeira delas é baseada na técnica Linear Quadratic Tracking (LQT) empregada para rastrear um sinal de referência considerando configurações com rotores fixos e tilt. Em seguida, projeta-se o controlador a partir da concepção do Model Predictive Control (MPC) para rastreamento de posição considerando limitações nas deflexões do tilt, a dinâmica do atuador e o desacoplamento de controle entre deslocamento horizontal e atitude. Os resultados obtidos mostram que a dinâmica do mecanismo de vetorização de empuxo tem grande influência sobre o movimento lateral do multirrotor. Ainda, a estratégia de desacoplamento de controle junto com a técnica MPC apresentou melhorias significativas sobre o LQT tendo em vista a sua capacidade de gerenciar as restrições de deflexão do mecanismo tilt.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-08T13:22:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-08T13:22:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Felipe Machini Malachias. Efeitos da inclusão de mecanismos tilt-rotor no contexto de multirrotores. 2022. 188 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.15.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34631
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.15
identifier_str_mv MARQUES, Felipe Machini Malachias. Efeitos da inclusão de mecanismos tilt-rotor no contexto de multirrotores. 2022. 188 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.15.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34631
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.15
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34631/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34631/1/EffectsOfEndowing.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34631/3/EffectsOfEndowing.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34631/4/EffectsOfEndowing.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
3ae2ae617d86967be48e413a35c813b9
5f47d974dcc74b808bd9c90546c885a5
9a3564dfc0c747a8f0a08cb5cbc42099
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1802110559510855680