Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Márcia Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33532
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526
Resumo: Literary reading at school should make the student a more active reader, enabling him to reflect on issues relevant to the development of his reading training, taking as a starting point the observation and analysis of the multisignificant language of the text literary and, consequently, the construction of meanings of what he read. As a result, this work has as main objective to contribute to the promotion of literary literacy through reading practices of artistic text, especially poetic texts, organized in didactic sequences according to the assumptions of Cosson (2018). The specific objectives of this proposal aim to expand the repertoire of literary reading in the classroom through methodological proposals with the lyrical genre; stimulating proficiency in understanding and producing texts; and the provision of theoretical assumptions to teachers who work in the 6th year of Elementary School, specifically, in the discipline of Portuguese Language. The purpose of this research is to foster literary literacy and contribute to students' reading training
id UFU_4861cc07a2071c57d594391498e0297c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33532
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamentalLiterary literacy: reading practices of poetic text in the 6th year of elementary schoolFormação leitoraLetramento literárioSequência didáticaReader trainingLiterary literacyFollowing teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLinguísticaLetramentoLiteratura - Estudo e ensinoLiterary reading at school should make the student a more active reader, enabling him to reflect on issues relevant to the development of his reading training, taking as a starting point the observation and analysis of the multisignificant language of the text literary and, consequently, the construction of meanings of what he read. As a result, this work has as main objective to contribute to the promotion of literary literacy through reading practices of artistic text, especially poetic texts, organized in didactic sequences according to the assumptions of Cosson (2018). The specific objectives of this proposal aim to expand the repertoire of literary reading in the classroom through methodological proposals with the lyrical genre; stimulating proficiency in understanding and producing texts; and the provision of theoretical assumptions to teachers who work in the 6th year of Elementary School, specifically, in the discipline of Portuguese Language. The purpose of this research is to foster literary literacy and contribute to students' reading trainingDissertação (Mestrado)A leitura literária, na escola, deve tornar o aluno um leitor mais ativo, capacitando­o para a reflexão a respeito de assuntos relevantes para o desenvolvimento de sua formação leitora, tendo como ponto de partida a observação e a análise da linguagem multissignificativa do texto literário e, em consequência, a construção de sentidos do que leu. Em decorrência disso, este trabalho tem como objetivo principal contribuir para a promoção do letramento literário por meio de práticas de leitura do texto artístico, especialmente de textos poéticos, organizadas em sequências didáticas de acordo com os pressupostos de Cosson (2018). Os objetivos específicos desta proposta visam à ampliação do repertório de leitura literária em sala de aula por meio de propostas metodológicas com o gênero lírico; ao estímulo da proficiência da compreensão e produção de textos; e ao oferecimento de pressupostos teóricos aos professores que atuam no 6º ano do Ensino Fundamental, especificamente, na disciplina de Língua Portuguesa. Diante os objetivos – geral e específicos – definidos, estabeleceu­se como finalidade desta pesquisa o fomento ao letramento literário e sua contribuição para a formação leitora dos alunos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)Santos, Gilson José doshttp://lattes.cnpq.br/1983145872335285Souza, Rômulo Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/0483742976025388Araújo, Maurício Viana dehttp://lattes.cnpq.br/7470266857709655Andrade, Márcia Marques2021-11-24T20:04:40Z2021-11-24T20:04:40Z2021-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Márcia Andrade. Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33532http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-02-27T17:13:15Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33532Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-02-27T17:13:15Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental
Literary literacy: reading practices of poetic text in the 6th year of elementary school
title Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental
spellingShingle Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental
Andrade, Márcia Marques
Formação leitora
Letramento literário
Sequência didática
Reader training
Literary literacy
Following teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
Letramento
Literatura - Estudo e ensino
title_short Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental
title_full Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental
title_fullStr Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental
title_sort Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental
author Andrade, Márcia Marques
author_facet Andrade, Márcia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gilson José dos
http://lattes.cnpq.br/1983145872335285
Souza, Rômulo Francisco de
http://lattes.cnpq.br/0483742976025388
Araújo, Maurício Viana de
http://lattes.cnpq.br/7470266857709655
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Márcia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Formação leitora
Letramento literário
Sequência didática
Reader training
Literary literacy
Following teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
Letramento
Literatura - Estudo e ensino
topic Formação leitora
Letramento literário
Sequência didática
Reader training
Literary literacy
Following teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
Letramento
Literatura - Estudo e ensino
description Literary reading at school should make the student a more active reader, enabling him to reflect on issues relevant to the development of his reading training, taking as a starting point the observation and analysis of the multisignificant language of the text literary and, consequently, the construction of meanings of what he read. As a result, this work has as main objective to contribute to the promotion of literary literacy through reading practices of artistic text, especially poetic texts, organized in didactic sequences according to the assumptions of Cosson (2018). The specific objectives of this proposal aim to expand the repertoire of literary reading in the classroom through methodological proposals with the lyrical genre; stimulating proficiency in understanding and producing texts; and the provision of theoretical assumptions to teachers who work in the 6th year of Elementary School, specifically, in the discipline of Portuguese Language. The purpose of this research is to foster literary literacy and contribute to students' reading training
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24T20:04:40Z
2021-11-24T20:04:40Z
2021-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Márcia Andrade. Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33532
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526
identifier_str_mv MARQUES, Márcia Andrade. Letramento literário: práticas de leitura do texto poético no 6º ano do ensino fundamental. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33532
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569566251679744