A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARNAIBA, José Quaresma.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1428
Resumo: A presente dissertação desenvolveu uma proposta para a leitura literária na sala de aula, com turmas do 9º ano do ensino fundamental, como meio para a promoção do letramento literário e, consequentemente, a formação do leitor. Neste sentido, as atividades são realizadas por sequências didáticas, com foco nos gêneros o poema A Triste Partida, de Patativa do Assaré, e o romance O Quinze, da escritora cearense Rachel de Queiroz. Estes autores tratam de temas sociais tais como: desigualdade social, fé e religiosidade, o sofrimento e a resistência do sertanejo, o movimento migratório, dentre outros. Por abordarem temáticas próximas à realidade do estudante, esses textos estão carregados de significação e sentidos. É importante que o leitor encontre significado e função social nos textos a serem lidos, para que a leitura não se torne mera decodificação. Utilizamos a metodologia de pesquisa, com revisão bibliográfica, buscando embasamento teórico nos seguintes estudiosos: Bordini e Aguiar (1993), Cândido (2005), Colomer (2007), Cosson (2014), Dolz (2004), Kleiman (2013), Soares (2005), Solé (1998) e outros, além de consulta a documentos oficiais como os PCN (1997) e a BNCC (2017). Após apresentarmos a fundamentação teórica, apresentamos o plano de intervenção, que está dividido em dois momentos: a sequência didática básica, que tem como texto gerador o poema, e a sequência expandida, que tem como foco o romance. Com esse projeto de intervenção, esperamos despertar o hábito da leitura, que terá como resultado a formação aluno-leitor sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, estaremos permitindo que o educando utilize seu o conhecimento de mundo para estabelecer relações dentro e fora do texto, em um espaço de interlocução mediado pela estrutura textual.
id UFCG_70e8a4dc4da5a0a935abdacb69a624ac
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1428
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.The Sad Departure and The Fifteen: a reading proposal from the perspective of literary literacy, in 9th grade classes.LeituraLetramento LiterárioFormação do leitorSequência DidáticaReadingLiterary literacyFormation of the readerSequence DidacticsLetras.A presente dissertação desenvolveu uma proposta para a leitura literária na sala de aula, com turmas do 9º ano do ensino fundamental, como meio para a promoção do letramento literário e, consequentemente, a formação do leitor. Neste sentido, as atividades são realizadas por sequências didáticas, com foco nos gêneros o poema A Triste Partida, de Patativa do Assaré, e o romance O Quinze, da escritora cearense Rachel de Queiroz. Estes autores tratam de temas sociais tais como: desigualdade social, fé e religiosidade, o sofrimento e a resistência do sertanejo, o movimento migratório, dentre outros. Por abordarem temáticas próximas à realidade do estudante, esses textos estão carregados de significação e sentidos. É importante que o leitor encontre significado e função social nos textos a serem lidos, para que a leitura não se torne mera decodificação. Utilizamos a metodologia de pesquisa, com revisão bibliográfica, buscando embasamento teórico nos seguintes estudiosos: Bordini e Aguiar (1993), Cândido (2005), Colomer (2007), Cosson (2014), Dolz (2004), Kleiman (2013), Soares (2005), Solé (1998) e outros, além de consulta a documentos oficiais como os PCN (1997) e a BNCC (2017). Após apresentarmos a fundamentação teórica, apresentamos o plano de intervenção, que está dividido em dois momentos: a sequência didática básica, que tem como texto gerador o poema, e a sequência expandida, que tem como foco o romance. Com esse projeto de intervenção, esperamos despertar o hábito da leitura, que terá como resultado a formação aluno-leitor sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, estaremos permitindo que o educando utilize seu o conhecimento de mundo para estabelecer relações dentro e fora do texto, em um espaço de interlocução mediado pela estrutura textual.The present dissertation developed a proposal for the literary reading in the classroom, with classes of the 9th grade of elementary school, as a means for the promotion of literary literacy and, consequently, the formation of the reader. In this sense, the activities are carried out by didactic sequences, focusing on the genres the poem A Triste Partida, from Patativa do Assaré, and the novel O Quinze, from the Ceará writer Rachel de Queiroz. These authors deal with social issues such as: social inequality, faith and religiosity, the suffering and resistance of the sertanejo, the migratory movement, among others. By approaching themes close to the student's reality, these texts are loaded with meaning and meaning. It is important that the reader finds meaning and social function in the texts to be read, so that reading does not become mere decoding. We used the research methodology, with a bibliographical review, seeking theoretical background in the following scholars: Bordini and Aguiar (1993), Candido (2005), Colomer (2007), Cosson (2014), Dolz (2004), Kleiman (2005), Solé (1998) and others, besides consulting official documents such as NCPs (1997) and BNCC (2017). After presenting the theoretical basis, we present the intervention plan, which is divided into two moments: the basic didactic sequence, which has as its generating text the poem, and the expanded sequence, which focuses on the novel. With this intervention project, we hope to awaken the habit of reading, which will result in active student-reader training in the teaching and learning process. In this way, we will be allowing the learner to use his / her world knowledge to establish relationships within and outside the text, in a space of interlocution mediated by the textual structure.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGSOUSA, Elri Bandeira de.SOUSA, E. B.http://lattes.cnpq.br/6780232680640790QUEIROZ, Maria Eliete de.MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.PARNAIBA, José Quaresma.2018-02-222018-08-13T19:20:18Z2018-08-132018-08-13T19:20:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1428PARNAÍBA, José Quaresma. A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:46:32Zoai:localhost:riufcg/1428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:46:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
The Sad Departure and The Fifteen: a reading proposal from the perspective of literary literacy, in 9th grade classes.
title A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
spellingShingle A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
PARNAIBA, José Quaresma.
Leitura
Letramento Literário
Formação do leitor
Sequência Didática
Reading
Literary literacy
Formation of the reader
Sequence Didactics
Letras.
title_short A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
title_full A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
title_fullStr A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
title_sort A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
author PARNAIBA, José Quaresma.
author_facet PARNAIBA, José Quaresma.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Elri Bandeira de.
SOUSA, E. B.
http://lattes.cnpq.br/6780232680640790
QUEIROZ, Maria Eliete de.
MEDEIROS, Ligia Regina Calado de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PARNAIBA, José Quaresma.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento Literário
Formação do leitor
Sequência Didática
Reading
Literary literacy
Formation of the reader
Sequence Didactics
Letras.
topic Leitura
Letramento Literário
Formação do leitor
Sequência Didática
Reading
Literary literacy
Formation of the reader
Sequence Didactics
Letras.
description A presente dissertação desenvolveu uma proposta para a leitura literária na sala de aula, com turmas do 9º ano do ensino fundamental, como meio para a promoção do letramento literário e, consequentemente, a formação do leitor. Neste sentido, as atividades são realizadas por sequências didáticas, com foco nos gêneros o poema A Triste Partida, de Patativa do Assaré, e o romance O Quinze, da escritora cearense Rachel de Queiroz. Estes autores tratam de temas sociais tais como: desigualdade social, fé e religiosidade, o sofrimento e a resistência do sertanejo, o movimento migratório, dentre outros. Por abordarem temáticas próximas à realidade do estudante, esses textos estão carregados de significação e sentidos. É importante que o leitor encontre significado e função social nos textos a serem lidos, para que a leitura não se torne mera decodificação. Utilizamos a metodologia de pesquisa, com revisão bibliográfica, buscando embasamento teórico nos seguintes estudiosos: Bordini e Aguiar (1993), Cândido (2005), Colomer (2007), Cosson (2014), Dolz (2004), Kleiman (2013), Soares (2005), Solé (1998) e outros, além de consulta a documentos oficiais como os PCN (1997) e a BNCC (2017). Após apresentarmos a fundamentação teórica, apresentamos o plano de intervenção, que está dividido em dois momentos: a sequência didática básica, que tem como texto gerador o poema, e a sequência expandida, que tem como foco o romance. Com esse projeto de intervenção, esperamos despertar o hábito da leitura, que terá como resultado a formação aluno-leitor sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, estaremos permitindo que o educando utilize seu o conhecimento de mundo para estabelecer relações dentro e fora do texto, em um espaço de interlocução mediado pela estrutura textual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
2018-08-13T19:20:18Z
2018-08-13
2018-08-13T19:20:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1428
PARNAÍBA, José Quaresma. A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1428
identifier_str_mv PARNAÍBA, José Quaresma. A Triste Partida e O Quinze: uma proposta de leitura na perspectiva do letramento literário, em turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 74f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744356647632896