Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira , Carmen Janete Agliardi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134
Resumo: This thesis aimed at proposing a teaching method based on the work Seis vezes Lucas (Six times Lucas) by Lygia Bojunga for providing students with a valuable experience on reading literary text. The method was implemented in a nineth grade class of an elementary school. It comprised literature mediation, sharing readings, reading diary entries, and approach to different genres. The goal was to guide students through the process of understanding and experimenting literary text by means of a subjective reading of the Bojunga’s work. Reading a literary text is a unique, challenging experience. The path of reading presumed reader’s direct and personal engagement to the process, evoking feelings both from previous readings and life experience. Thus, the ultimate goal was the reader’s training. This research applies a qualitative, descriptive methodological approach to the development action research, as argued by Thiollent (2011). By working with Seis vezes Lucas, this study encourages subjective approaches to text and considers students’ perception of the reading, considering their means of expression – oral or written, with verbal and nonverbal language. Reading diary was also used as theoretical and methodological tool for data collection. The theoretical framework comprises studies on literary literacy (Cosson, 2012) subjective reading (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b), and meaning making (and others).
id UFU_4ad5c84b501c213cd14fbd52efd5dd83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/41650
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia BojungaSix times Luke: meaningful reading and the construction of subjectivity in the work of Lygia Bojungaletramento literáriomediação da leituraleitura subjetivaLygia Bojunga.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLinguísticaLiteratura - Estudo e ensinoLeitura - Estudo e ensinoODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.This thesis aimed at proposing a teaching method based on the work Seis vezes Lucas (Six times Lucas) by Lygia Bojunga for providing students with a valuable experience on reading literary text. The method was implemented in a nineth grade class of an elementary school. It comprised literature mediation, sharing readings, reading diary entries, and approach to different genres. The goal was to guide students through the process of understanding and experimenting literary text by means of a subjective reading of the Bojunga’s work. Reading a literary text is a unique, challenging experience. The path of reading presumed reader’s direct and personal engagement to the process, evoking feelings both from previous readings and life experience. Thus, the ultimate goal was the reader’s training. This research applies a qualitative, descriptive methodological approach to the development action research, as argued by Thiollent (2011). By working with Seis vezes Lucas, this study encourages subjective approaches to text and considers students’ perception of the reading, considering their means of expression – oral or written, with verbal and nonverbal language. Reading diary was also used as theoretical and methodological tool for data collection. The theoretical framework comprises studies on literary literacy (Cosson, 2012) subjective reading (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b), and meaning making (and others).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta didática a partir da obra de Lygia Bojunga, Seis vezes Lucas com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, a partir da mediação da literatura, leituras compartilhadas, registros no diário de leitura, contato com outros gêneros, buscando tornar a leitura literária uma experiência significativa para o participante. A finalidade dessa proposta foi orientar os alunos em um processo de apropriação e experiência literária por meio da leitura subjetiva, a partir da obra de Lygia Bojunga. A experiência de ler uma obra literária é desafiadora e única. Para percorrer os caminhos da leitura, esperava-se um envolvimento singular e individual do leitor, por meio de um resgate de sensações tanto de leituras prévias quanto de vivências da realidade. Assim, é a formação do sujeito leitor a que se propôs esta pesquisa. Utilizamos a metodologia de natureza qualitativa e descritiva para o desenvolvimento da pesquisa ação, conforme os apontamentos de Thiollent (2011). Ao trabalhar o livro Seis vezes Lucas buscamos encorajar as abordagens sensíveis da obra, atentar para a recepção dos participantes e as suas expressões, orais, escritas, com linguagem verbal e não verbal, diante da leitura feita. Foi utilizado também o diário de leituras como instrumento teórico-metodológico para a coleta de dados. Quanto à fundamentação teórica, baseou-se em estudos sobre o letramento literário (Cosson, 2012) leitura subjetiva (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b) e construção de sentidos (entre outros).Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)Ferreira, Carolina Duarte Damascenohttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160Loyola, Juliana Silvahttp://lattes.cnpq.br/6024771066172827Barth, Pedro Afonsohttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574Oliveira , Carmen Janete Agliardi2024-07-15T17:02:22Z2024-07-15T17:02:22Z2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Carmen Janete Agliardi. Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga. 2024.119 f. Dissertação ( Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-09T13:24:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41650Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-09T13:24:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
Six times Luke: meaningful reading and the construction of subjectivity in the work of Lygia Bojunga
title Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
spellingShingle Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
Oliveira , Carmen Janete Agliardi
letramento literário
mediação da leitura
leitura subjetiva
Lygia Bojunga.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
Literatura - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
title_short Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
title_full Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
title_fullStr Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
title_full_unstemmed Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
title_sort Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
author Oliveira , Carmen Janete Agliardi
author_facet Oliveira , Carmen Janete Agliardi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Carolina Duarte Damasceno
http://lattes.cnpq.br/8566237779883160
Loyola, Juliana Silva
http://lattes.cnpq.br/6024771066172827
Barth, Pedro Afonso
http://lattes.cnpq.br/4280905518699574
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira , Carmen Janete Agliardi
dc.subject.por.fl_str_mv letramento literário
mediação da leitura
leitura subjetiva
Lygia Bojunga.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
Literatura - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
topic letramento literário
mediação da leitura
leitura subjetiva
Lygia Bojunga.
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Linguística
Literatura - Estudo e ensino
Leitura - Estudo e ensino
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
description This thesis aimed at proposing a teaching method based on the work Seis vezes Lucas (Six times Lucas) by Lygia Bojunga for providing students with a valuable experience on reading literary text. The method was implemented in a nineth grade class of an elementary school. It comprised literature mediation, sharing readings, reading diary entries, and approach to different genres. The goal was to guide students through the process of understanding and experimenting literary text by means of a subjective reading of the Bojunga’s work. Reading a literary text is a unique, challenging experience. The path of reading presumed reader’s direct and personal engagement to the process, evoking feelings both from previous readings and life experience. Thus, the ultimate goal was the reader’s training. This research applies a qualitative, descriptive methodological approach to the development action research, as argued by Thiollent (2011). By working with Seis vezes Lucas, this study encourages subjective approaches to text and considers students’ perception of the reading, considering their means of expression – oral or written, with verbal and nonverbal language. Reading diary was also used as theoretical and methodological tool for data collection. The theoretical framework comprises studies on literary literacy (Cosson, 2012) subjective reading (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b), and meaning making (and others).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-15T17:02:22Z
2024-07-15T17:02:22Z
2024-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Carmen Janete Agliardi. Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga. 2024.119 f. Dissertação ( Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134
identifier_str_mv OLIVEIRA, Carmen Janete Agliardi. Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga. 2024.119 f. Dissertação ( Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711291358904320