Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134 |
Resumo: | This thesis aimed at proposing a teaching method based on the work Seis vezes Lucas (Six times Lucas) by Lygia Bojunga for providing students with a valuable experience on reading literary text. The method was implemented in a nineth grade class of an elementary school. It comprised literature mediation, sharing readings, reading diary entries, and approach to different genres. The goal was to guide students through the process of understanding and experimenting literary text by means of a subjective reading of the Bojunga’s work. Reading a literary text is a unique, challenging experience. The path of reading presumed reader’s direct and personal engagement to the process, evoking feelings both from previous readings and life experience. Thus, the ultimate goal was the reader’s training. This research applies a qualitative, descriptive methodological approach to the development action research, as argued by Thiollent (2011). By working with Seis vezes Lucas, this study encourages subjective approaches to text and considers students’ perception of the reading, considering their means of expression – oral or written, with verbal and nonverbal language. Reading diary was also used as theoretical and methodological tool for data collection. The theoretical framework comprises studies on literary literacy (Cosson, 2012) subjective reading (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b), and meaning making (and others). |
id |
UFU_4ad5c84b501c213cd14fbd52efd5dd83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/41650 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia BojungaSix times Luke: meaningful reading and the construction of subjectivity in the work of Lygia Bojungaletramento literáriomediação da leituraleitura subjetivaLygia Bojunga.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLinguísticaLiteratura - Estudo e ensinoLeitura - Estudo e ensinoODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.This thesis aimed at proposing a teaching method based on the work Seis vezes Lucas (Six times Lucas) by Lygia Bojunga for providing students with a valuable experience on reading literary text. The method was implemented in a nineth grade class of an elementary school. It comprised literature mediation, sharing readings, reading diary entries, and approach to different genres. The goal was to guide students through the process of understanding and experimenting literary text by means of a subjective reading of the Bojunga’s work. Reading a literary text is a unique, challenging experience. The path of reading presumed reader’s direct and personal engagement to the process, evoking feelings both from previous readings and life experience. Thus, the ultimate goal was the reader’s training. This research applies a qualitative, descriptive methodological approach to the development action research, as argued by Thiollent (2011). By working with Seis vezes Lucas, this study encourages subjective approaches to text and considers students’ perception of the reading, considering their means of expression – oral or written, with verbal and nonverbal language. Reading diary was also used as theoretical and methodological tool for data collection. The theoretical framework comprises studies on literary literacy (Cosson, 2012) subjective reading (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b), and meaning making (and others).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma proposta didática a partir da obra de Lygia Bojunga, Seis vezes Lucas com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, a partir da mediação da literatura, leituras compartilhadas, registros no diário de leitura, contato com outros gêneros, buscando tornar a leitura literária uma experiência significativa para o participante. A finalidade dessa proposta foi orientar os alunos em um processo de apropriação e experiência literária por meio da leitura subjetiva, a partir da obra de Lygia Bojunga. A experiência de ler uma obra literária é desafiadora e única. Para percorrer os caminhos da leitura, esperava-se um envolvimento singular e individual do leitor, por meio de um resgate de sensações tanto de leituras prévias quanto de vivências da realidade. Assim, é a formação do sujeito leitor a que se propôs esta pesquisa. Utilizamos a metodologia de natureza qualitativa e descritiva para o desenvolvimento da pesquisa ação, conforme os apontamentos de Thiollent (2011). Ao trabalhar o livro Seis vezes Lucas buscamos encorajar as abordagens sensíveis da obra, atentar para a recepção dos participantes e as suas expressões, orais, escritas, com linguagem verbal e não verbal, diante da leitura feita. Foi utilizado também o diário de leituras como instrumento teórico-metodológico para a coleta de dados. Quanto à fundamentação teórica, baseou-se em estudos sobre o letramento literário (Cosson, 2012) leitura subjetiva (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b) e construção de sentidos (entre outros).Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)Ferreira, Carolina Duarte Damascenohttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160Loyola, Juliana Silvahttp://lattes.cnpq.br/6024771066172827Barth, Pedro Afonsohttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574Oliveira , Carmen Janete Agliardi2024-07-15T17:02:22Z2024-07-15T17:02:22Z2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Carmen Janete Agliardi. Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga. 2024.119 f. Dissertação ( Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2024-09-09T13:24:32Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/41650Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-09-09T13:24:32Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga Six times Luke: meaningful reading and the construction of subjectivity in the work of Lygia Bojunga |
title |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga |
spellingShingle |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga Oliveira , Carmen Janete Agliardi letramento literário mediação da leitura leitura subjetiva Lygia Bojunga. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Linguística Literatura - Estudo e ensino Leitura - Estudo e ensino ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
title_short |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga |
title_full |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga |
title_fullStr |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga |
title_full_unstemmed |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga |
title_sort |
Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga |
author |
Oliveira , Carmen Janete Agliardi |
author_facet |
Oliveira , Carmen Janete Agliardi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Carolina Duarte Damasceno http://lattes.cnpq.br/8566237779883160 Loyola, Juliana Silva http://lattes.cnpq.br/6024771066172827 Barth, Pedro Afonso http://lattes.cnpq.br/4280905518699574 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira , Carmen Janete Agliardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento literário mediação da leitura leitura subjetiva Lygia Bojunga. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Linguística Literatura - Estudo e ensino Leitura - Estudo e ensino ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
topic |
letramento literário mediação da leitura leitura subjetiva Lygia Bojunga. CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Linguística Literatura - Estudo e ensino Leitura - Estudo e ensino ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
description |
This thesis aimed at proposing a teaching method based on the work Seis vezes Lucas (Six times Lucas) by Lygia Bojunga for providing students with a valuable experience on reading literary text. The method was implemented in a nineth grade class of an elementary school. It comprised literature mediation, sharing readings, reading diary entries, and approach to different genres. The goal was to guide students through the process of understanding and experimenting literary text by means of a subjective reading of the Bojunga’s work. Reading a literary text is a unique, challenging experience. The path of reading presumed reader’s direct and personal engagement to the process, evoking feelings both from previous readings and life experience. Thus, the ultimate goal was the reader’s training. This research applies a qualitative, descriptive methodological approach to the development action research, as argued by Thiollent (2011). By working with Seis vezes Lucas, this study encourages subjective approaches to text and considers students’ perception of the reading, considering their means of expression – oral or written, with verbal and nonverbal language. Reading diary was also used as theoretical and methodological tool for data collection. The theoretical framework comprises studies on literary literacy (Cosson, 2012) subjective reading (Bajour, 2012; Jouve, 2002, 2013; Langlade, 2013; Rouxel, 2012, 2013b), and meaning making (and others). |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-15T17:02:22Z 2024-07-15T17:02:22Z 2024-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Carmen Janete Agliardi. Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga. 2024.119 f. Dissertação ( Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Carmen Janete Agliardi. Seis vezes Lucas: leitura significativa e a construção da subjetividade na obra de Lygia Bojunga. 2024.119 f. Dissertação ( Mestrado profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41650 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711291358904320 |