Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739 |
Resumo: | This research aimed to verify the perception of Accounting Science course professors from Brazilian federal universities regarding the use of platforms, media and social networks as support tools in the teaching-learning process. For this, an online questionnaire was applied, through Google Forms, which led to 154 answers from professors from 31 different institutions. For the analysis, the descriptive statistics technique was adopted. The results show that most teachers use WhatsApp and Youtube as social media and networks in the teaching-learning process. As for the platforms, most of the respondents started to use them as a result of the COVID-19 pandemic, with emphasis on the adoption of Google Meet and Moodle. The use of platforms, media, and social networks helps in the sharing of class materials, interactivity, and speed in contact with the students. However, there is a need for greater preparation for the use of such technologies, since some teachers reported having difficulties and point out negative aspects, such as accessibility problems by the students. |
id |
UFU_4e8f0855bd1208adff469ecb6315a2bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/34739 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileirasPlataformasMídias e redes sociaisEnsino-aprendizagemDocentesCiências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThis research aimed to verify the perception of Accounting Science course professors from Brazilian federal universities regarding the use of platforms, media and social networks as support tools in the teaching-learning process. For this, an online questionnaire was applied, through Google Forms, which led to 154 answers from professors from 31 different institutions. For the analysis, the descriptive statistics technique was adopted. The results show that most teachers use WhatsApp and Youtube as social media and networks in the teaching-learning process. As for the platforms, most of the respondents started to use them as a result of the COVID-19 pandemic, with emphasis on the adoption of Google Meet and Moodle. The use of platforms, media, and social networks helps in the sharing of class materials, interactivity, and speed in contact with the students. However, there is a need for greater preparation for the use of such technologies, since some teachers reported having difficulties and point out negative aspects, such as accessibility problems by the students.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta pesquisa objetivou verificar a percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras em relação ao uso de plataformas, mídias e redes sociais como ferramentas de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi aplicado questionário online, por meio do Google Forms, que levou a obtenção de 154 respostas de docentes de 31 instituições diferentes. Para análise, adotou-se da técnica de estatística descritiva. Os resultados mostram que a maioria dos docentes utilizam o Whatsapp e Youtube como mídias e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem. Quanto as plataformas, a maioria dos respondentes começou a utilizar em decorrência da pandemia de COVID-19, com destaque para a adoção do Google Meet e Moodle. O uso de plataformas, mídias e redes sociais auxiliam no compartilhamento de materiais de aula, interatividade e rapidez no contato com os discentes. Todavia, há necessidade de maior preparo para a utilização de tais tecnologias, uma vez que alguns docentes relataram terem dificuldades e pontuam aspectos negativos, tais como problemas de acessibilidade por parte dos discentes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisOliveira, Renata Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/5124448021356548Dias, Érika Monteiro de Souza Alveshttp://lattes.cnpq.br/3699642304818050Silva, Marli Auxiliadora dahttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036Ribeiro, Júlia Maria Gomes2022-04-13T18:37:49Z2022-04-13T18:37:49Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Júlia Maria Gomes. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-14T06:27:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34739Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-14T06:27:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras |
title |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras |
spellingShingle |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras Ribeiro, Júlia Maria Gomes Plataformas Mídias e redes sociais Ensino-aprendizagem Docentes Ciências Contábeis CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras |
title_full |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras |
title_fullStr |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras |
title_full_unstemmed |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras |
title_sort |
Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras |
author |
Ribeiro, Júlia Maria Gomes |
author_facet |
Ribeiro, Júlia Maria Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Renata Mendes de http://lattes.cnpq.br/5124448021356548 Dias, Érika Monteiro de Souza Alves http://lattes.cnpq.br/3699642304818050 Silva, Marli Auxiliadora da http://lattes.cnpq.br/6389622020342036 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Júlia Maria Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataformas Mídias e redes sociais Ensino-aprendizagem Docentes Ciências Contábeis CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Plataformas Mídias e redes sociais Ensino-aprendizagem Docentes Ciências Contábeis CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
This research aimed to verify the perception of Accounting Science course professors from Brazilian federal universities regarding the use of platforms, media and social networks as support tools in the teaching-learning process. For this, an online questionnaire was applied, through Google Forms, which led to 154 answers from professors from 31 different institutions. For the analysis, the descriptive statistics technique was adopted. The results show that most teachers use WhatsApp and Youtube as social media and networks in the teaching-learning process. As for the platforms, most of the respondents started to use them as a result of the COVID-19 pandemic, with emphasis on the adoption of Google Meet and Moodle. The use of platforms, media, and social networks helps in the sharing of class materials, interactivity, and speed in contact with the students. However, there is a need for greater preparation for the use of such technologies, since some teachers reported having difficulties and point out negative aspects, such as accessibility problems by the students. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-13T18:37:49Z 2022-04-13T18:37:49Z 2022-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Júlia Maria Gomes. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Júlia Maria Gomes. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Ciências Contábeis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1805569565428547584 |