Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Júlia Maria Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739
Resumo: This research aimed to verify the perception of Accounting Science course professors from Brazilian federal universities regarding the use of platforms, media and social networks as support tools in the teaching-learning process. For this, an online questionnaire was applied, through Google Forms, which led to 154 answers from professors from 31 different institutions. For the analysis, the descriptive statistics technique was adopted. The results show that most teachers use WhatsApp and Youtube as social media and networks in the teaching-learning process. As for the platforms, most of the respondents started to use them as a result of the COVID-19 pandemic, with emphasis on the adoption of Google Meet and Moodle. The use of platforms, media, and social networks helps in the sharing of class materials, interactivity, and speed in contact with the students. However, there is a need for greater preparation for the use of such technologies, since some teachers reported having difficulties and point out negative aspects, such as accessibility problems by the students.
id UFU_4e8f0855bd1208adff469ecb6315a2bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34739
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileirasPlataformasMídias e redes sociaisEnsino-aprendizagemDocentesCiências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISThis research aimed to verify the perception of Accounting Science course professors from Brazilian federal universities regarding the use of platforms, media and social networks as support tools in the teaching-learning process. For this, an online questionnaire was applied, through Google Forms, which led to 154 answers from professors from 31 different institutions. For the analysis, the descriptive statistics technique was adopted. The results show that most teachers use WhatsApp and Youtube as social media and networks in the teaching-learning process. As for the platforms, most of the respondents started to use them as a result of the COVID-19 pandemic, with emphasis on the adoption of Google Meet and Moodle. The use of platforms, media, and social networks helps in the sharing of class materials, interactivity, and speed in contact with the students. However, there is a need for greater preparation for the use of such technologies, since some teachers reported having difficulties and point out negative aspects, such as accessibility problems by the students.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esta pesquisa objetivou verificar a percepção dos docentes do curso de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras em relação ao uso de plataformas, mídias e redes sociais como ferramentas de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi aplicado questionário online, por meio do Google Forms, que levou a obtenção de 154 respostas de docentes de 31 instituições diferentes. Para análise, adotou-se da técnica de estatística descritiva. Os resultados mostram que a maioria dos docentes utilizam o Whatsapp e Youtube como mídias e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem. Quanto as plataformas, a maioria dos respondentes começou a utilizar em decorrência da pandemia de COVID-19, com destaque para a adoção do Google Meet e Moodle. O uso de plataformas, mídias e redes sociais auxiliam no compartilhamento de materiais de aula, interatividade e rapidez no contato com os discentes. Todavia, há necessidade de maior preparo para a utilização de tais tecnologias, uma vez que alguns docentes relataram terem dificuldades e pontuam aspectos negativos, tais como problemas de acessibilidade por parte dos discentes.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências ContábeisOliveira, Renata Mendes dehttp://lattes.cnpq.br/5124448021356548Dias, Érika Monteiro de Souza Alveshttp://lattes.cnpq.br/3699642304818050Silva, Marli Auxiliadora dahttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036Ribeiro, Júlia Maria Gomes2022-04-13T18:37:49Z2022-04-13T18:37:49Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Júlia Maria Gomes. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-04-14T06:27:36Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/34739Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-04-14T06:27:36Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
title Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
spellingShingle Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
Ribeiro, Júlia Maria Gomes
Plataformas
Mídias e redes sociais
Ensino-aprendizagem
Docentes
Ciências Contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
title_full Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
title_fullStr Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
title_full_unstemmed Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
title_sort Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras
author Ribeiro, Júlia Maria Gomes
author_facet Ribeiro, Júlia Maria Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Renata Mendes de
http://lattes.cnpq.br/5124448021356548
Dias, Érika Monteiro de Souza Alves
http://lattes.cnpq.br/3699642304818050
Silva, Marli Auxiliadora da
http://lattes.cnpq.br/6389622020342036
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Júlia Maria Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas
Mídias e redes sociais
Ensino-aprendizagem
Docentes
Ciências Contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic Plataformas
Mídias e redes sociais
Ensino-aprendizagem
Docentes
Ciências Contábeis
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description This research aimed to verify the perception of Accounting Science course professors from Brazilian federal universities regarding the use of platforms, media and social networks as support tools in the teaching-learning process. For this, an online questionnaire was applied, through Google Forms, which led to 154 answers from professors from 31 different institutions. For the analysis, the descriptive statistics technique was adopted. The results show that most teachers use WhatsApp and Youtube as social media and networks in the teaching-learning process. As for the platforms, most of the respondents started to use them as a result of the COVID-19 pandemic, with emphasis on the adoption of Google Meet and Moodle. The use of platforms, media, and social networks helps in the sharing of class materials, interactivity, and speed in contact with the students. However, there is a need for greater preparation for the use of such technologies, since some teachers reported having difficulties and point out negative aspects, such as accessibility problems by the students.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-13T18:37:49Z
2022-04-13T18:37:49Z
2022-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Júlia Maria Gomes. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739
identifier_str_mv RIBEIRO, Júlia Maria Gomes. Utilização de plataformas, mídias e redes sociais por docentes de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Contábeis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569565428547584