Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052 |
Resumo: | This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography. |
id |
UFU_4f143bd873d62aadcc069f9f1206944f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/14052 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciaisCiênciasGeografiaEnsino-aprendizagemSéries iniciaisCiência - Estudo e ensino (Fundamental)Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)SciencesGeographyTeach-learningInitial seriesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em EducaçãoEste estudo tem como foco central à análise de situações de estudo geradas a partir de uma proposta com enfoque globalizado envolvendo o ensino de Ciências e Geografia da 3ª série do ensino fundamental, buscando na prática pedagógica evidências, indícios das implicações nos processos de ensino e aprendizagem. O desafio da realização desta investigação passa pelo desejo de contribuir para a (re)construção de uma proposta de ensino mais adequada com o contexto atual, com vistas à melhoria do ensino de Ciências e Geografia. A investigação é do tipo qualitativo, tendo como fonte principal de dados a observação, as notas de campo, entrevistas e questionário. Participaram da pesquisa alunos da 3ª série do ensino fundamental, a professora regente e a coordenadora da escola. Os resultados revelam que é possível a construção de uma prática pedagógica estruturada em uma perspectiva globalizada do saber, no qual os alunos sob a mediação da professora possam ter uma visão mais abrangente e ampliada do ensino de Ciências e Geografia.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUSilva, Rejane Maria Ghisolfi dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1Santos, Adriano Rodrigues doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794561Z9Moraes, Roquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6Brito, Fernanda Rosa de2016-06-22T18:36:50Z2007-10-032016-06-22T18:36:50Z2007-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T06:44:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14052Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:44:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais |
title |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais |
spellingShingle |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais Brito, Fernanda Rosa de Ciências Geografia Ensino-aprendizagem Séries iniciais Ciência - Estudo e ensino (Fundamental) Geografia - Estudo e ensino (Fundamental) Sciences Geography Teach-learning Initial series CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais |
title_full |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais |
title_fullStr |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais |
title_sort |
Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais |
author |
Brito, Fernanda Rosa de |
author_facet |
Brito, Fernanda Rosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Rejane Maria Ghisolfi da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1 Santos, Adriano Rodrigues dos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794561Z9 Moraes, Roque http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Fernanda Rosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Geografia Ensino-aprendizagem Séries iniciais Ciência - Estudo e ensino (Fundamental) Geografia - Estudo e ensino (Fundamental) Sciences Geography Teach-learning Initial series CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ciências Geografia Ensino-aprendizagem Séries iniciais Ciência - Estudo e ensino (Fundamental) Geografia - Estudo e ensino (Fundamental) Sciences Geography Teach-learning Initial series CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-03 2007-02-28 2016-06-22T18:36:50Z 2016-06-22T18:36:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052 |
identifier_str_mv |
BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia BR Programa de Pós-graduação em Educação Ciências Humanas UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711570634539008 |