Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Fernanda Rosa de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
Resumo: This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.
id UFU_4f143bd873d62aadcc069f9f1206944f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/14052
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciaisCiênciasGeografiaEnsino-aprendizagemSéries iniciaisCiência - Estudo e ensino (Fundamental)Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)SciencesGeographyTeach-learningInitial seriesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMestre em EducaçãoEste estudo tem como foco central à análise de situações de estudo geradas a partir de uma proposta com enfoque globalizado envolvendo o ensino de Ciências e Geografia da 3ª série do ensino fundamental, buscando na prática pedagógica evidências, indícios das implicações nos processos de ensino e aprendizagem. O desafio da realização desta investigação passa pelo desejo de contribuir para a (re)construção de uma proposta de ensino mais adequada com o contexto atual, com vistas à melhoria do ensino de Ciências e Geografia. A investigação é do tipo qualitativo, tendo como fonte principal de dados a observação, as notas de campo, entrevistas e questionário. Participaram da pesquisa alunos da 3ª série do ensino fundamental, a professora regente e a coordenadora da escola. Os resultados revelam que é possível a construção de uma prática pedagógica estruturada em uma perspectiva globalizada do saber, no qual os alunos sob a mediação da professora possam ter uma visão mais abrangente e ampliada do ensino de Ciências e Geografia.Universidade Federal de UberlândiaBRPrograma de Pós-graduação em EducaçãoCiências HumanasUFUSilva, Rejane Maria Ghisolfi dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1Santos, Adriano Rodrigues doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794561Z9Moraes, Roquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6Brito, Fernanda Rosa de2016-06-22T18:36:50Z2007-10-032016-06-22T18:36:50Z2007-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2016-06-23T06:44:58Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/14052Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2016-06-23T06:44:58Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
spellingShingle Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
Brito, Fernanda Rosa de
Ciências
Geografia
Ensino-aprendizagem
Séries iniciais
Ciência - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
Sciences
Geography
Teach-learning
Initial series
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title_full Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title_fullStr Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title_full_unstemmed Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
title_sort Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais
author Brito, Fernanda Rosa de
author_facet Brito, Fernanda Rosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1
Santos, Adriano Rodrigues dos
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794561Z9
Moraes, Roque
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785875Z6
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Fernanda Rosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Geografia
Ensino-aprendizagem
Séries iniciais
Ciência - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
Sciences
Geography
Teach-learning
Initial series
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ciências
Geografia
Ensino-aprendizagem
Séries iniciais
Ciência - Estudo e ensino (Fundamental)
Geografia - Estudo e ensino (Fundamental)
Sciences
Geography
Teach-learning
Initial series
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study focuses on the analysis of study situations from a proposal with globalized approach involving the education of Sciences and Geography of the third grade of Elementary school, searching in the teaching practices for the evidences, indications of the educational processes and learning involvements. The challenge of this inquiry accomplishment has the desire to contribute more for the reconstruction of a proposal of education more adequate with the current context, with improvement views of the education of Sciences and Geography. The inquiry is the qualitative type, having as main source of data the observation, field notes, interviews and questionnaire. Students of the third grade of Elementary school had participated in the research, the regent teacher and the School s coordinator. The results reveal that the construction of a structured pedagogical practice in a globalized perspective of knowledge is possible, in which the students under the teacher s intercession can have a broader and deeper view of the education of Sciences and Geography.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-03
2007-02-28
2016-06-22T18:36:50Z
2016-06-22T18:36:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
identifier_str_mv BRITO, Fernanda Rosa de. Meus alunos devem saber ler e contar : (re)significando o ensino de Ciências e Geografia nas séries iniciais. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
BR
Programa de Pós-graduação em Educação
Ciências Humanas
UFU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569712834215936