Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37352
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_52f68ab64c84760bd1e226f57bfb3c85
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/37352
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessáriosEducação inclusivaAtendimento educacional especializadoDiálogoCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)A educação inclusiva aufere força a partir dos anos de 1990 por conta dos diversos movimentos sociais que repercutiram nas políticas públicas nacionais e internacionais. Estas destacaram a importância da educação para todos no ensino regular de ensino e no estabelecimento de ações que ofereçam acesso e permanência, neste espaço, aos grupos minoritários. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) teve o seu primeiro decreto publicado em 2008 e, em 2011, sua última publicação com algumas reformulações. O referido documento estabelece o público alvo da educação especial, sendo as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, superdotação e/ou altas habilidades. Demarca a escola comum como principal local de atendimento, devendo ser realizado em horário oposto ao ensino regular, ou seja, o estudante terá dupla matricula e o AEE funcionará como complementar e/ou suplementar ao processo de escolarização. Neste sentido, a legislação elucida a importância do diálogo entre os educadores do AEE e do ensino regular, pois o AEE busca propiciar acessibilidade ao discente para que auxilie na aprendizagem dos conteúdos trabalhados na sala de aula comum. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar como tem acontecido esta interlocução e a atuação desses profissionais da educação inclusiva para que a mesma se efetive. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em artigos científicos retirados de portais eletrônicos entre os anos 2013 a 2018. Conclui-se que os profissionais do AEE tendem a ser responsabilizados pelo aprendizado dos alunos com deficiência e os demais profissionais da escola “entregam” esta tarefa para os professores deste atendimento. A falta de comunicação foi discutida nos artigos encontrados e parece que há desencontros em todos os sentidos, desde horários para que esta troca aconteça até mesmo nas possibilidades de atuação conjunta em metodologias e práticas pedagógicas. Ficou claro também o recorrente discurso de que falta formação para os professores para atuarem com a população da educação especial. Outro aspecto destacado foi a relevância do ensino colaborativo para estruturação de planejamento e estratégias de ensino. Neste sentido, considera-se a importância de se compreender as políticas públicas que envolvem os princípios da 5 educação inclusiva e as funções do AEE e do ensino regular para que seja promovida de fato a inclusão de todos no processo escolar.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaBuiatti, Viviane PradoRibeiro, Maria JoséDantas , Ivana de FátimaSoares, Maria Paula2023-02-28T13:45:27Z2023-02-28T13:45:27Z2021-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Maria Paula. Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-12-14T13:32:46Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/37352Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-12-14T13:32:46Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários
title Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários
spellingShingle Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários
Soares, Maria Paula
Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Diálogo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários
title_full Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários
title_fullStr Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários
title_sort Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários
author Soares, Maria Paula
author_facet Soares, Maria Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buiatti, Viviane Prado
Ribeiro, Maria José
Dantas , Ivana de Fátima
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Diálogo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Educação inclusiva
Atendimento educacional especializado
Diálogo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
2023-02-28T13:45:27Z
2023-02-28T13:45:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Maria Paula. Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37352
identifier_str_mv SOARES, Maria Paula. Atendimento educacional especializado e o ensino regular: diálogos necessários. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/37352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711379782172672