Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Dirceu de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376
Resumo: This work aims to discuss some positions on musical interpretation based on a bibliographic review and to identify expressions associated with these positions through of the recordings of the Heitor Villa Lobos’s Gavotta-Choro, by two reference guitarists, Julian Bream (1933-2020) and Fábio Zanon (1966-). After surveying theoretical concepts around the theme and considerations about the musical materials present in the work, our focus sought the interpretive details with an emphasis on agogic and, through it, on the evaluation of phraseology as a whole, permeating structural and timbristic aspects involved. Our search was to know plausible possibilities of influences from popular musical genres (vocal and instrumental ones), in the decisions’s current interpreters, in order to infer and evaluate a supposedly informed intuition (Rink) who gave them the support.
id UFU_536814d2aa811eb659c0c378357ff75b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/36376
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistasClassical Guitar interpretive postures: an analysis of Gavotta-Choro, by Heitor Villa-Lobos, from the recordings of two guitaristsInterpretação musicalGavotta-ChoroIntuição informadaAnálise musicalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICALThis work aims to discuss some positions on musical interpretation based on a bibliographic review and to identify expressions associated with these positions through of the recordings of the Heitor Villa Lobos’s Gavotta-Choro, by two reference guitarists, Julian Bream (1933-2020) and Fábio Zanon (1966-). After surveying theoretical concepts around the theme and considerations about the musical materials present in the work, our focus sought the interpretive details with an emphasis on agogic and, through it, on the evaluation of phraseology as a whole, permeating structural and timbristic aspects involved. Our search was to know plausible possibilities of influences from popular musical genres (vocal and instrumental ones), in the decisions’s current interpreters, in order to infer and evaluate a supposedly informed intuition (Rink) who gave them the support.UFU - Universidade Federal de UberlândiaTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este trabalho tem por objetivo discutir algumas posturas sobre interpretação musical fundamentadas em uma revisão bibliográfica e identificar expressões associadas a estas posturas, identificadas nas gravações da Gavotta-Choro de Heitor Villa Lobos (1887-1959) por parte de dois violonistas referenciais, Julian Bream (1933-2020) e Fábio Zanon (1966-). Após o levantamento de conceitos teóricos em torno do tema e considerações acerca dos materiais musicais presentes na obra, nosso foco recaiu sobre as minúcias interpretativas com ênfase na agógica e, por meio dela, na avaliação da fraseologia como um todo, perpassando aspectos estruturais e timbrísticos implicados. Nossa busca foi a de conhecer possibilidades plausíveis de influências advindas de gêneros musicais populares, vocais e instrumentais, nas decisões de intérpretes atuais, de modo a inferir e avaliar uma suposta intuição informada (Rink) que lhes deram base.Universidade Federal de UberlândiaBrasilMúsicaOrosco, Maurício Tadeu dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3268304397002139Alfonso, Sandra Marahttp://lattes.cnpq.br/8801235622088045Morato, Cíntia Thaishttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639Oliveira Júnior, Dirceu de Sousa2022-11-10T16:00:21Z2022-11-10T16:00:21Z2022-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA JUNIOR, Dirceu de Sousa. Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2022-11-11T06:16:30Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/36376Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2022-11-11T06:16:30Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
Classical Guitar interpretive postures: an analysis of Gavotta-Choro, by Heitor Villa-Lobos, from the recordings of two guitarists
title Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
spellingShingle Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
Oliveira Júnior, Dirceu de Sousa
Interpretação musical
Gavotta-Choro
Intuição informada
Análise musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
title_short Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
title_full Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
title_fullStr Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
title_full_unstemmed Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
title_sort Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas
author Oliveira Júnior, Dirceu de Sousa
author_facet Oliveira Júnior, Dirceu de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orosco, Maurício Tadeu dos Santos
http://lattes.cnpq.br/3268304397002139
Alfonso, Sandra Mara
http://lattes.cnpq.br/8801235622088045
Morato, Cíntia Thais
http://lattes.cnpq.br/1504915383320639
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, Dirceu de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Interpretação musical
Gavotta-Choro
Intuição informada
Análise musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
topic Interpretação musical
Gavotta-Choro
Intuição informada
Análise musical
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL
description This work aims to discuss some positions on musical interpretation based on a bibliographic review and to identify expressions associated with these positions through of the recordings of the Heitor Villa Lobos’s Gavotta-Choro, by two reference guitarists, Julian Bream (1933-2020) and Fábio Zanon (1966-). After surveying theoretical concepts around the theme and considerations about the musical materials present in the work, our focus sought the interpretive details with an emphasis on agogic and, through it, on the evaluation of phraseology as a whole, permeating structural and timbristic aspects involved. Our search was to know plausible possibilities of influences from popular musical genres (vocal and instrumental ones), in the decisions’s current interpreters, in order to infer and evaluate a supposedly informed intuition (Rink) who gave them the support.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10T16:00:21Z
2022-11-10T16:00:21Z
2022-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Dirceu de Sousa. Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376
identifier_str_mv OLIVEIRA JUNIOR, Dirceu de Sousa. Posturas interpretativas ao violão: uma análise de Gavotta-Choro, de Heitor Villa-Lobos, a partir da gravação de dois violonistas. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) -- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/36376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569584472784896