Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_53c5501c43b5f7af47ba8fb345908248 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26502 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de UberlândiaEnsino de Física para SurdosSinais em LibrasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que investigou o ensino de Física para alunos surdos, observando as práticas metodológicas utilizadas pelos professores, a presença do intérprete em sala e o processo ensino-aprendizagem de alunos surdos do Cursinho Alternativo para Alunos Surdos – CAS – de uma Universidade pública. Tivemos por objetivo analisar a comunicação entre professores e alunos, identificar as principais dificuldades apresentadas pelos intérpretes ao interpretarem as aulas de Física para o aluno surdo. Os dados mostraram que a escassez de sinais específicos para o ensino de Libras prejudica a interpretação e a compreensão do conteúdo, justamente por se tratar de conteúdos com terminologias técnicas e científicas também específicas. Nesse trabalho, apresentamos também um levantamento de dicionários e outros materiais pedagógicos, além de alguns sinais em Libras referentes a termos utilizados no ensino de Física. A pesquisa ocorreu de forma qualitativa, por meio de observação de aulas, entrevistas com alunos, professores e intérpretes do CAS. Concluímos que embora tivessem aparecido nos dados que os professores do Cursinho não utilizam metodologias de ensino diferenciadas, o fato de ministrarem aulas privilegiando a habilidade visual do surdo, relacionar o conteúdo com o cotidiano do aluno (ensino contextualizado), esclarecer conceitos de modo comparativo e ainda fazer adaptações de sinais de Libras para garantir a compreensão do conteúdo, todas essas ações constituem, a nosso ver, abordagens diferenciadas de ensino que contemplam as características dos alunos surdos e que podem ser utilizadas em diversos contextos de ensino e aprendizagem de alunos surdos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFísicaGodoi, Eliamarhttp://lattes.cnpq.br/5028503004915253Cavalheiro, AdemirDantas, Noelio OliveiraGuerra, Tallyta Silva2019-08-05T13:33:16Z2019-08-05T13:33:16Z2012-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUERRA, Tallyta Silva. Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-08-06T06:08:53Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26502Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-06T06:08:53Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia |
title |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia |
spellingShingle |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia Guerra, Tallyta Silva Ensino de Física para Surdos Sinais em Libras CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia |
title_full |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia |
title_fullStr |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia |
title_full_unstemmed |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia |
title_sort |
Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia |
author |
Guerra, Tallyta Silva |
author_facet |
Guerra, Tallyta Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Godoi, Eliamar http://lattes.cnpq.br/5028503004915253 Cavalheiro, Ademir Dantas, Noelio Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Tallyta Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física para Surdos Sinais em Libras CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Ensino de Física para Surdos Sinais em Libras CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-01 2019-08-05T13:33:16Z 2019-08-05T13:33:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUERRA, Tallyta Silva. Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502 |
identifier_str_mv |
GUERRA, Tallyta Silva. Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711528801599488 |