Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Tallyta Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_53c5501c43b5f7af47ba8fb345908248
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26502
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de UberlândiaEnsino de Física para SurdosSinais em LibrasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo que investigou o ensino de Física para alunos surdos, observando as práticas metodológicas utilizadas pelos professores, a presença do intérprete em sala e o processo ensino-aprendizagem de alunos surdos do Cursinho Alternativo para Alunos Surdos – CAS – de uma Universidade pública. Tivemos por objetivo analisar a comunicação entre professores e alunos, identificar as principais dificuldades apresentadas pelos intérpretes ao interpretarem as aulas de Física para o aluno surdo. Os dados mostraram que a escassez de sinais específicos para o ensino de Libras prejudica a interpretação e a compreensão do conteúdo, justamente por se tratar de conteúdos com terminologias técnicas e científicas também específicas. Nesse trabalho, apresentamos também um levantamento de dicionários e outros materiais pedagógicos, além de alguns sinais em Libras referentes a termos utilizados no ensino de Física. A pesquisa ocorreu de forma qualitativa, por meio de observação de aulas, entrevistas com alunos, professores e intérpretes do CAS. Concluímos que embora tivessem aparecido nos dados que os professores do Cursinho não utilizam metodologias de ensino diferenciadas, o fato de ministrarem aulas privilegiando a habilidade visual do surdo, relacionar o conteúdo com o cotidiano do aluno (ensino contextualizado), esclarecer conceitos de modo comparativo e ainda fazer adaptações de sinais de Libras para garantir a compreensão do conteúdo, todas essas ações constituem, a nosso ver, abordagens diferenciadas de ensino que contemplam as características dos alunos surdos e que podem ser utilizadas em diversos contextos de ensino e aprendizagem de alunos surdos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilFísicaGodoi, Eliamarhttp://lattes.cnpq.br/5028503004915253Cavalheiro, AdemirDantas, Noelio OliveiraGuerra, Tallyta Silva2019-08-05T13:33:16Z2019-08-05T13:33:16Z2012-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUERRA, Tallyta Silva. Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-08-06T06:08:53Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/26502Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-08-06T06:08:53Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
title Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
spellingShingle Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
Guerra, Tallyta Silva
Ensino de Física para Surdos
Sinais em Libras
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
title_full Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
title_fullStr Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
title_full_unstemmed Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
title_sort Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia
author Guerra, Tallyta Silva
author_facet Guerra, Tallyta Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Godoi, Eliamar
http://lattes.cnpq.br/5028503004915253
Cavalheiro, Ademir
Dantas, Noelio Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Tallyta Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física para Surdos
Sinais em Libras
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Ensino de Física para Surdos
Sinais em Libras
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-01
2019-08-05T13:33:16Z
2019-08-05T13:33:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUERRA, Tallyta Silva. Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502
identifier_str_mv GUERRA, Tallyta Silva. Ensino de Física para Surdos: Uma abordagem descritiva do cenário atual na cidade de Uberlândia. 2012. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Física
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711528801599488