O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Silvia Maria da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32178
Resumo: This study aimed to understand the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons. To support the study, a theoretical framework divided into two chapters was made. In the first chapter, we tried to discuss the concept of Musicalization, also reflecting on its polysemic character. The second chapter was aimed at a more specific theoretical look at the use of singing in musicalization lessons. In methodological terms, considering the stipulated research problem – What is the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons? - and the need to deepen the theme, it was defined that the qualitative approach would be the most suitable for the search for answers to the problem. Thus, semi-structured interviews were conducted with three carefully selected participants – music teachers working in the Triângulo Mineiro region. After an in-depth and careful analysis of the data, the results obtained show that singing is used in musicalization classes by the three interviewed teachers. Teachers point out that they structure different ways to work musicalization with different age groups, but that singing is always present, for example, in learning repertoire, in carrying out activities and musical games that involve singing.
id UFU_53e153ff7e6ce01e91f49466d7167cbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/32178
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiroMusicalizaçãoCantoCriançasvozMusicalizationSingingChildrenCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThis study aimed to understand the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons. To support the study, a theoretical framework divided into two chapters was made. In the first chapter, we tried to discuss the concept of Musicalization, also reflecting on its polysemic character. The second chapter was aimed at a more specific theoretical look at the use of singing in musicalization lessons. In methodological terms, considering the stipulated research problem – What is the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons? - and the need to deepen the theme, it was defined that the qualitative approach would be the most suitable for the search for answers to the problem. Thus, semi-structured interviews were conducted with three carefully selected participants – music teachers working in the Triângulo Mineiro region. After an in-depth and careful analysis of the data, the results obtained show that singing is used in musicalization classes by the three interviewed teachers. Teachers point out that they structure different ways to work musicalization with different age groups, but that singing is always present, for example, in learning repertoire, in carrying out activities and musical games that involve singing.Pesquisa sem auxílio de agências de fomentoTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Esse estudo teve como objetivo geral compreender a percepção de três professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro sobre o uso do canto em aulas de musicalização. Para fundamentar o estudo foi feito um enquadramento teórico dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo procurou-se discutir o conceito de Musicalização, refletindo-se também sobre o seu caráter polissêmico. Já o segundo capítulo foi destinado a um olhar teórico mais específico sobre o uso do canto nas aulas de musicalização. Em termos metodológicos, considerando o problema de pesquisa estipulado – Qual a percepção de três professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro sobre o uso do canto em aulas de musicalização? – e a necessidade de aprofundamento da temática, definiu-se que a abordagem qualitativa seria a mais indicada para a busca de respostas para o problema. Assim, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três participantes criteriosamente selecionados – professoras de musicalização atuantes na região do Triângulo Mineiro. Após a análise aprofundada e cuidada dos dados, os resultados obtidos apontam que o canto é utilizado nas aulas de musicalização pelas três docentes entrevistadas. As docentes pontuam que estruturam caminhos diferentes para trabalhar a musicalização com faixas etárias variadas, mas que o cantar está sempre presente, por exemplo, na aprendizagem de repertório, na realização de atividades e jogos musicais que envolvam o canto.2021-06-23Universidade Federal de UberlândiaBrasilMúsicaLopes, Vivianne Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/7609739265818115Gonçalves, Lilia Neveshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460Torres, Fernanda de Assis Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9563046739631815Pires, Silvia Maria da Silva2021-06-24T17:53:02Z2021-06-24T17:53:02Z2020-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPIRES, Silvia Maria da Silva. O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32178porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-09-21T17:38:22Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/32178Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-09-21T17:38:22Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
title O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
spellingShingle O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
Pires, Silvia Maria da Silva
Musicalização
Canto
Crianças
voz
Musicalization
Singing
Children
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
title_full O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
title_fullStr O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
title_full_unstemmed O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
title_sort O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro
author Pires, Silvia Maria da Silva
author_facet Pires, Silvia Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Vivianne Aparecida
http://lattes.cnpq.br/7609739265818115
Gonçalves, Lilia Neves
http://lattes.cnpq.br/2899680917014460
Torres, Fernanda de Assis Oliveira
http://lattes.cnpq.br/9563046739631815
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Silvia Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Musicalização
Canto
Crianças
voz
Musicalization
Singing
Children
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Musicalização
Canto
Crianças
voz
Musicalization
Singing
Children
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This study aimed to understand the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons. To support the study, a theoretical framework divided into two chapters was made. In the first chapter, we tried to discuss the concept of Musicalization, also reflecting on its polysemic character. The second chapter was aimed at a more specific theoretical look at the use of singing in musicalization lessons. In methodological terms, considering the stipulated research problem – What is the perception of three music teachers working in the Triângulo Mineiro region on the use of singing in musicalization lessons? - and the need to deepen the theme, it was defined that the qualitative approach would be the most suitable for the search for answers to the problem. Thus, semi-structured interviews were conducted with three carefully selected participants – music teachers working in the Triângulo Mineiro region. After an in-depth and careful analysis of the data, the results obtained show that singing is used in musicalization classes by the three interviewed teachers. Teachers point out that they structure different ways to work musicalization with different age groups, but that singing is always present, for example, in learning repertoire, in carrying out activities and musical games that involve singing.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
2021-06-24T17:53:02Z
2021-06-24T17:53:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIRES, Silvia Maria da Silva. O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32178
identifier_str_mv PIRES, Silvia Maria da Silva. O uso do canto nas aulas de musicalização: percepções de três docentes atuantes na região do triângulo mineiro. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569666842624000