Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fandi, Ana Cláudia
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25602
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_568f9d365527cd632a2058c4e83863ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/25602
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambientalEducação ambientalAmbiente rural e urbanoEducaçãoCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Na década de 70, devido ao desenvolvimento desordenado e as agressões feitas ao ambiente, surgiu a ideia de uma educação voltada para meio ambiente. A Educação Ambiental passa a ser considerada como campo da ação pedagógica. As formas de atuação para realizar um programa de Educação Ambiental definem-se em três tipos de estratégias: formal, informal e não—formal. Este trabalho teve como objetivo analisar a interferência do ambiente rural e urbano no entendimento da relação homem e meio ambiente, e verificar a efetividade da Educação Ambiental não-formal entre esses dois contextos (rural e urbano), por meio do diferencial de retenção pelo público—alvo. O público—alvo foram os alunos do segundo ciclo do ensino básico, da Escola Municipal “Emílio Ribas” denominada “Grupo Rural”, localizada em área rural, e da Escola Estadual “Amador Naves” “Grupo Urbano”, na área urbana. Ambas as escolas estão localizadas no município de Uberlândia, MG. Foram abordados temas relacionados a higiene pessoal, povos indígenas, lixo, meio ambiente, desmatamento, extinção e ambiente rural versus urbano, aos dois grupos. Foram feitas avaliações contínuas com a finalidade de verificar a eficácia do programa. A avaliação do público-alvo consistiu de quatro etapas: Pré-teste, Pós-teste, Teste e Teste de Retenção. De acordo com os dados obtidos, constatou-se que o desempenho dos alunos entre os Grupos Rural e Urbano foi significativamente diferente no Pré-teste (gl=3, P<0,05). O Grupo Rural apresentou melhor desempenho nas categorias satisfatória, não-aceitável e não-respondida, no entanto o Grupo Urbano obteve ma maior frequência de resposta aceitável. Não houve diferença significativa entre os grupos tanto no 1º Pós-teste quanto no 2º Pós-teste. O desempenho de ambos os grupos melhorou significativamente nos lº e 2º Pós-testes em relação ao Pré-teste (gl=3', P<0,05). O Teste de Retenção, de ambos os grupos, demostrou melhora significativa quando comparado ao Pré-teste. Entretanto a diferença constatada entre os grupos no Pré-teste não ocorreu no Teste de Retenção (gl=3, P<0,05). As respostas comportamentais referentes as práticas, demonstrou dificuldade do Grupo Urbano em realizar trabalhos em equipe.Universidade Federal de UberlândiaBrasilCiências BiológicasMelo, Celine deCarvalho, Ana Maria Coelhohttp://lattes.cnpq.br/8054372336291214Toledo, Flávia R.N.Fandi, Ana Cláudia2019-07-01T21:01:08Z2019-07-01T21:01:08Z1999-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFANDI, Ana Cláudia. Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25602porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2019-07-02T06:06:19Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/25602Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2019-07-02T06:06:19Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental
title Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental
spellingShingle Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental
Fandi, Ana Cláudia
Educação ambiental
Ambiente rural e urbano
Educação
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental
title_full Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental
title_fullStr Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental
title_full_unstemmed Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental
title_sort Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental
author Fandi, Ana Cláudia
author_facet Fandi, Ana Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Celine de
Carvalho, Ana Maria Coelho
http://lattes.cnpq.br/8054372336291214
Toledo, Flávia R.N.
dc.contributor.author.fl_str_mv Fandi, Ana Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ambiente rural e urbano
Educação
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
topic Educação ambiental
Ambiente rural e urbano
Educação
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-20
2019-07-01T21:01:08Z
2019-07-01T21:01:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FANDI, Ana Cláudia. Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25602
identifier_str_mv FANDI, Ana Cláudia. Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Ciências Biológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569577491365888