Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/153 http://hdl.handle.net/11449/143201 |
Resumo: | Environmental Education Proposals can bring solution to environmental problems and minimize the damage caused by the human race. The public square and other public spaces can be used as environmental education activities with teachers and their students from the schools near the square. This research evaluated the participation of students and teachers from elementary schools and encouraged them to see the environment with critical eyes. The history of Botucatu was researched in old newspapers, books and by interviewing history writers from Botucatu. Teachers and students from 4th and 6th grades developed some activities in the square and the results were evaluated based on the statements made by the participants. |
id |
UNSP_4532865dc3a562a632d63c7efd9c7e0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143201 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbanoEnvironmental education on public squares: teachers and students discovering the urban environmentEnvironmental educationTeachersPublic squareUrban environmentBiológicas/ EducaçãoEducação ambientalProfessoresPraça públicaAmbiente urbanoEnvironmental Education Proposals can bring solution to environmental problems and minimize the damage caused by the human race. The public square and other public spaces can be used as environmental education activities with teachers and their students from the schools near the square. This research evaluated the participation of students and teachers from elementary schools and encouraged them to see the environment with critical eyes. The history of Botucatu was researched in old newspapers, books and by interviewing history writers from Botucatu. Teachers and students from 4th and 6th grades developed some activities in the square and the results were evaluated based on the statements made by the participants.Iniciativas em educação ambiental podem trazer soluções para alguns problemas relativos ao meio ambiente e dessa forma amenizar os prejuízos causados pelo homem. A praça pública assim como outros espaços urbanos podem servir de material para o desenvolvimento de programas de educação ambiental com o envolvimento dos professores, e seus alunos, em especial aqueles das escolas mais próximas às praças públicas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a participação de professores e alunos do ensino fundamental, bem como incentivar a análise crítica do ambiente urbano. Para tanto se pesquisou amplamente a história do município de Botucatu-SP envolvendo os escritores locais, bem como todo material histórico ainda preservado no Centro Cultural dessa cidade. Foram também investigados trabalhos relacionados às atividades em locais públicos e com abordagem histórica de relevância para a população. Professores e alunos de 4ª e 6ª séries do ensino fundamental foram submetidos às atividades na Praça Rubião Júnior de Botucatu. Os resultados foram avaliados segundo as impressões dos envolvidos.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP]Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]2016-08-24T12:43:47Z2016-08-24T12:43:47Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article91-100application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/153Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 1, p. 91-100, 2004.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143201ISSN1679-4605-2004-01-01-91-100.pdf34105201085835327164433055940742PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:23:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:33.289224Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano Environmental education on public squares: teachers and students discovering the urban environment |
title |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano |
spellingShingle |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP] Environmental education Teachers Public square Urban environment Biológicas/ Educação Educação ambiental Professores Praça pública Ambiente urbano |
title_short |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano |
title_full |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano |
title_fullStr |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano |
title_sort |
Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano |
author |
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP] |
author_facet |
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP] Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP] Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP] Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP] Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP] Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Environmental education Teachers Public square Urban environment Biológicas/ Educação Educação ambiental Professores Praça pública Ambiente urbano |
topic |
Environmental education Teachers Public square Urban environment Biológicas/ Educação Educação ambiental Professores Praça pública Ambiente urbano |
description |
Environmental Education Proposals can bring solution to environmental problems and minimize the damage caused by the human race. The public square and other public spaces can be used as environmental education activities with teachers and their students from the schools near the square. This research evaluated the participation of students and teachers from elementary schools and encouraged them to see the environment with critical eyes. The history of Botucatu was researched in old newspapers, books and by interviewing history writers from Botucatu. Teachers and students from 4th and 6th grades developed some activities in the square and the results were evaluated based on the statements made by the participants. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2016-08-24T12:43:47Z 2016-08-24T12:43:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/153 Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 1, p. 91-100, 2004. 1679-4605 http://hdl.handle.net/11449/143201 ISSN1679-4605-2004-01-01-91-100.pdf 3410520108583532 7164433055940742 |
url |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/153 http://hdl.handle.net/11449/143201 |
identifier_str_mv |
Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 1, p. 91-100, 2004. 1679-4605 ISSN1679-4605-2004-01-01-91-100.pdf 3410520108583532 7164433055940742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ciência em Extensão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
91-100 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129534566858752 |