Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP], Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/153
http://hdl.handle.net/11449/143201
Resumo: Environmental Education Proposals can bring solution to environmental problems and minimize the damage caused by the human race. The public square and other public spaces can be used as environmental education activities with teachers and their students from the schools near the square. This research evaluated the participation of students and teachers from elementary schools and encouraged them to see the environment with critical eyes. The history of Botucatu was researched in old newspapers, books and by interviewing history writers from Botucatu. Teachers and students from 4th and 6th grades developed some activities in the square and the results were evaluated based on the statements made by the participants.
id UNSP_4532865dc3a562a632d63c7efd9c7e0b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143201
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbanoEnvironmental education on public squares: teachers and students discovering the urban environmentEnvironmental educationTeachersPublic squareUrban environmentBiológicas/ EducaçãoEducação ambientalProfessoresPraça públicaAmbiente urbanoEnvironmental Education Proposals can bring solution to environmental problems and minimize the damage caused by the human race. The public square and other public spaces can be used as environmental education activities with teachers and their students from the schools near the square. This research evaluated the participation of students and teachers from elementary schools and encouraged them to see the environment with critical eyes. The history of Botucatu was researched in old newspapers, books and by interviewing history writers from Botucatu. Teachers and students from 4th and 6th grades developed some activities in the square and the results were evaluated based on the statements made by the participants.Iniciativas em educação ambiental podem trazer soluções para alguns problemas relativos ao meio ambiente e dessa forma amenizar os prejuízos causados pelo homem. A praça pública assim como outros espaços urbanos podem servir de material para o desenvolvimento de programas de educação ambiental com o envolvimento dos professores, e seus alunos, em especial aqueles das escolas mais próximas às praças públicas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a participação de professores e alunos do ensino fundamental, bem como incentivar a análise crítica do ambiente urbano. Para tanto se pesquisou amplamente a história do município de Botucatu-SP envolvendo os escritores locais, bem como todo material histórico ainda preservado no Centro Cultural dessa cidade. Foram também investigados trabalhos relacionados às atividades em locais públicos e com abordagem histórica de relevância para a população. Professores e alunos de 4ª e 6ª séries do ensino fundamental foram submetidos às atividades na Praça Rubião Júnior de Botucatu. Os resultados foram avaliados segundo as impressões dos envolvidos.Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências, BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP]Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]2016-08-24T12:43:47Z2016-08-24T12:43:47Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article91-100application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/153Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 1, p. 91-100, 2004.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143201ISSN1679-4605-2004-01-01-91-100.pdf34105201085835327164433055940742PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:23:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143201Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:33.289224Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
Environmental education on public squares: teachers and students discovering the urban environment
title Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
spellingShingle Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Environmental education
Teachers
Public square
Urban environment
Biológicas/ Educação
Educação ambiental
Professores
Praça pública
Ambiente urbano
title_short Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
title_full Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
title_fullStr Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
title_full_unstemmed Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
title_sort Educação ambiental em praças públicas: professores e alunos descobrindo o ambiente urbano
author Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
author_facet Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP]
Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]
author_role author
author2 Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP]
Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luiz Fernando Rolim de [UNESP]
Bicudo, Luiz Roberto Hernandes [UNESP]
Borges, Gilberto Luiz de Azevedo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental education
Teachers
Public square
Urban environment
Biológicas/ Educação
Educação ambiental
Professores
Praça pública
Ambiente urbano
topic Environmental education
Teachers
Public square
Urban environment
Biológicas/ Educação
Educação ambiental
Professores
Praça pública
Ambiente urbano
description Environmental Education Proposals can bring solution to environmental problems and minimize the damage caused by the human race. The public square and other public spaces can be used as environmental education activities with teachers and their students from the schools near the square. This research evaluated the participation of students and teachers from elementary schools and encouraged them to see the environment with critical eyes. The history of Botucatu was researched in old newspapers, books and by interviewing history writers from Botucatu. Teachers and students from 4th and 6th grades developed some activities in the square and the results were evaluated based on the statements made by the participants.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2016-08-24T12:43:47Z
2016-08-24T12:43:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/153
Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 1, p. 91-100, 2004.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143201
ISSN1679-4605-2004-01-01-91-100.pdf
3410520108583532
7164433055940742
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/153
http://hdl.handle.net/11449/143201
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 1, n. 1, p. 91-100, 2004.
1679-4605
ISSN1679-4605-2004-01-01-91-100.pdf
3410520108583532
7164433055940742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 91-100
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129534566858752