Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, João Lucas de Paula
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18882
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.612
Resumo: Teaching approaches that take into account the Law 10.639/03 seem to be suitable with reality of High School Physics teachers. In this work, we proposed an educational video that attend requirements of this law in a contextualized and interdisciplinary approach, to teach timbre to High School students and also Physics teachers in training. We adopt the Science, Technology and Society (STS) thematic approach for teaching acoustic and waves. We have started by performing a Fourier series mathematical modelling of the timbres (specially sums of sine functions) of some musical instruments used in Samba, such as acoustic guitar, cavaquinho, tambourine, hand shake and cuíca. In order to valuate essential information, it was performed a historical and epistemological study of the concept of function, culminating in an ethnomathematical approach of fractals based on Eglash (1999). We present two sets of results: one is related to the mathematical modelling of sound signals fitted with MatLab® software and the other one is the answers given by High School teachers to a questionnaire sent by Google Forms after to regard the education video. The data reveal a need for teachers' in service formation focusing on the content of Law 10.639/03, the STS approach and transverse topics.
id UFU_56f252f53083194115d133cc3eda26e5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/18882
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do sambaEducaçãoSambaCultura afro-brasileiraInstrumentos musicaisAcústicaOndas sonorasTonalidade (Música)TimbreModelagem matemáticaCTSMathematical modellingSTSCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICATeaching approaches that take into account the Law 10.639/03 seem to be suitable with reality of High School Physics teachers. In this work, we proposed an educational video that attend requirements of this law in a contextualized and interdisciplinary approach, to teach timbre to High School students and also Physics teachers in training. We adopt the Science, Technology and Society (STS) thematic approach for teaching acoustic and waves. We have started by performing a Fourier series mathematical modelling of the timbres (specially sums of sine functions) of some musical instruments used in Samba, such as acoustic guitar, cavaquinho, tambourine, hand shake and cuíca. In order to valuate essential information, it was performed a historical and epistemological study of the concept of function, culminating in an ethnomathematical approach of fractals based on Eglash (1999). We present two sets of results: one is related to the mathematical modelling of sound signals fitted with MatLab® software and the other one is the answers given by High School teachers to a questionnaire sent by Google Forms after to regard the education video. The data reveal a need for teachers' in service formation focusing on the content of Law 10.639/03, the STS approach and transverse topics.Dissertação (Mestrado)Abordagens de ensino que levam em consideração a Lei 10.639/03 parecem distantes da realidade do professor de física. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um vídeo educativo que vai ao encontro das exigências dessa lei em uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, destinado ao ensino de timbre a estudantes do Ensino Médio e eventualmente professores de física em formação. Fez-se necessário evocar a abordagem temática, segundo o movimento CTS (ciência-tecnologia-sociedade) para ensino de ondas e acústica. Iniciamos pela modelagem matemática dos timbres, através da série de Fourier (particularmente, somas de funções seno) de alguns instrumentos musicais usados no samba como violão, cavaquinho, pandeiro, repique de mão e cuíca. Tendo em vista cotizar elementos do conhecimento elaborados no continente africano, optou-se pelo tratamento histórico epistemológico do conceito de função, culminando numa abordagem etnomatemática do estudo dos fractais a partir do trabalho de Eglash (1999) que apresenta modelos de fractais nas comunidades da região da África. Apresentamos dois conjuntos de resultados: um em relação a modelagem matemática dos sinais sonoros ajustados utilizando o pacote MatLab® e outro relativo as respostas a um questionário encaminhadas via google forms® de apreciação, por professores do Ensino Médio em relação ao vídeo. Essas indicam uma necessidade premente de oferta de formação continuada com foco na Lei 10.639/03, na abordagem CTS e em temas transversais.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)Coimbra, Déborahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795912D6Batista, João Lucas de Paula2017-06-13T14:20:59Z2017-06-13T14:20:59Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBATISTA, João Lucas de Paula, 1990. Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.612https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18882http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2020-10-14T23:03:02Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/18882Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2020-10-14T23:03:02Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba
title Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba
spellingShingle Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba
Batista, João Lucas de Paula
Educação
Samba
Cultura afro-brasileira
Instrumentos musicais
Acústica
Ondas sonoras
Tonalidade (Música)
Timbre
Modelagem matemática
CTS
Mathematical modelling
STS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba
title_full Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba
title_fullStr Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba
title_sort Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba
author Batista, João Lucas de Paula
author_facet Batista, João Lucas de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coimbra, Débora
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795912D6
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, João Lucas de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Samba
Cultura afro-brasileira
Instrumentos musicais
Acústica
Ondas sonoras
Tonalidade (Música)
Timbre
Modelagem matemática
CTS
Mathematical modelling
STS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Educação
Samba
Cultura afro-brasileira
Instrumentos musicais
Acústica
Ondas sonoras
Tonalidade (Música)
Timbre
Modelagem matemática
CTS
Mathematical modelling
STS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Teaching approaches that take into account the Law 10.639/03 seem to be suitable with reality of High School Physics teachers. In this work, we proposed an educational video that attend requirements of this law in a contextualized and interdisciplinary approach, to teach timbre to High School students and also Physics teachers in training. We adopt the Science, Technology and Society (STS) thematic approach for teaching acoustic and waves. We have started by performing a Fourier series mathematical modelling of the timbres (specially sums of sine functions) of some musical instruments used in Samba, such as acoustic guitar, cavaquinho, tambourine, hand shake and cuíca. In order to valuate essential information, it was performed a historical and epistemological study of the concept of function, culminating in an ethnomathematical approach of fractals based on Eglash (1999). We present two sets of results: one is related to the mathematical modelling of sound signals fitted with MatLab® software and the other one is the answers given by High School teachers to a questionnaire sent by Google Forms after to regard the education video. The data reveal a need for teachers' in service formation focusing on the content of Law 10.639/03, the STS approach and transverse topics.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
2017-06-13T14:20:59Z
2017-06-13T14:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, João Lucas de Paula, 1990. Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.612
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18882
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.612
identifier_str_mv BATISTA, João Lucas de Paula, 1990. Uma proposta de ensino de acústica a partir da análise dos timbres de instrumentos musicais do samba. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.612
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18882
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569605863735296